por que o elevador da tontura

O elevador foi realmente uma invenção engenhosa, sem eles seria impossível a existência de grandes edifícios. Não há dúvidas de que os elevadores tornaram nossas vidas infinitamente mais simples quando se trata de subir e descer os andares de um edifício, mas ainda há algo um pouco estranho neles, certo?

Logo após o início ou a parada de um elevador, você não se sente um pouco diferente? Uma sensação na sua cabeça ou estômago que só faz você se sentir um pouco estranho. Por que isso acontece?

Se você fica tonto quando anda de elevador ou tem vertigem no elevador saiba que existe uma explicação para isso.

Nesse post vou te mostrar por que o elevador da tontura em algumas pessoas e qual o motivo para que isso aconteça. Vamos lá!

Primeiramente, a gravidade!

Sabemos que a Terra tem uma forte força gravitacional e, de fato, a gravidade é a razão pela qual você está sentado com seu computador ou telefone na mão ao invés de flutuar sem rumo pelo ar.

A gravidade tem uma tendência a puxar tudo para ela, e eu quero dizer tudo. Em outras palavras, qualquer coisa que ouse se mover, a gravidade imediatamente começa a puxá-la para baixo, resistindo ao seu movimento ascendente.

Esta é a razão pela qual você sempre volta quando você pula no ar; se a gravidade não estivesse presente, você simplesmente flutuaria para o espaço sem poder voltar.

A 1ª Lei de Newton

Todo esse fenômeno está diretamente associado à lei da Inércia, fornecida por Newton. A primeira lei de Newton afirma que “Um objeto ou permanece em repouso ou continua a se mover a uma velocidade constante, a menos que seja influenciado por uma força externa”.

Isso significa que, se uma pessoa estiver em repouso, ela continuará no mesmo estado, a menos que seja forçada por uma força externa (como um empurrão, um puxão ou simplesmente sua própria necessidade de andar). O mesmo se aplica aos elevadores.

Ok, mas o que isso tem a ver com a minha tontura no elevador?

Quando você entra em um elevador e ele ainda está parado, você não sente nada incomum. Isso ocorre porque as forças que atuam em seu corpo estão todas em equilíbrio.

Como você e a cabine do elevador estão parados, a física diz – e eu também – que o corpo desejará continuar nesse estado de repouso.

No entanto, o movimento súbito do elevador quebra esse estado de repouso e a pessoa começa a se mover para cima, dando-lhe uma estranha sensação confusa na cabeça.

Alguns podem sentir sonolência, vertigem, tontura puxando para o lado direito, ou até uma leve dor de cabeça.

No entanto, esse sentimento dura apenas um curto período de tempo, não mais do que alguns segundos, no máximo.

Isto é novamente devido à primeira lei de Newton. Já que você está se movendo no ritmo do elevador, as forças atuando novamente em seu corpo encontraram o equilíbrio, fazendo você se sentir completamente à vontade – desde que o elevador não esteja em más condições – que balança e bate todo o caminho.

Eventualmente, o elevador para.

Você vai sentir novamente um repentino movimento quando deixar de se mover e sua cabeça parecer estranha por um momento.

Já que você estava se movimentando, seu corpo queria permanecer nesse estado de movimento, mas a parada repentina quebrou esse movimento, resultando naquela sensação estranha de tontura no elevador novamente.

Por que sinto tontura em apenas alguns elevadores?

Essa sensação de tontura no elevador depende muito de como o elevador se move. Um elevador com arranques e paradas mais suaves será mais desejável do que aquele que te empurra cada vez que começa sua subida ou desacelera até parar.

Elevadores com uma aceleração maior irá gerar mais vertigem nas pessoas do que elevadores com menor aceleração.

Assim, andar de elevador no edifício que você mora pode te dar vertigem e no elevador do prédio em que trabalha não.

E como é possível resolver esse problema?

O primeiro passo para que os elevadores façam viagens tranquilas e que não gerem tontura nos passageiros é através de uma boa manutenção preventiva dos elevadores.

O técnico em elevador deve ajustar os componentes do elevador para que seu arranque não seja tão incômodo para as pessoas que vão usar o elevador.

Muitas vezes a solução proposta pelas empresas de manutenção de elevadores é através da modernização dos elevadores, o que pode pode ser uma saída muito cara.

Geralmente, com ajustes simples é possível ter uma grande melhora no elevador.

Conclusão

Se engana quem pensa que o elevador da tontura por causa de medo do elevador. A razão do por que o elevador da tontura está relacionada a Física!

É por causa do movimento de aceleração e parada repentina do elevador que as pessoas se sentem desconfortáveis, com tontura, vertigem e até dor de cabeça.

Você sabia que o elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo? Preparei um material mostrando qual a probabilidade de um elevador cair, e você vai se impressionar! Veja em:

◊   Qual a probabilidade de um elevador cair?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This