quantos elevadores deve ter um prédio

Um elevador é um aparelho cada vez mais habitual no dia a dia de qualquer edifício, já que oferece uma solução mais que eficaz e confortável para o transporte entre os andares. Embora existam vários tipos, que variam dependendo da velocidade, capacidade ou estilo da cabine, todos eles oferecem o mesmo propósito. Mas uma questão que gera muitas dúvidas é em relação a quantos elevadores deve ter um prédio.

Nesse post quero te mostrar quais os fatores que determinam o número de elevadores que um edifício precisa. Vamos lá!

Fatores que influenciam o número mínimo de elevadores

Muitas vezes, você vai pensar que o número mínimo de elevadores em um edifício depende do número de pessoas que vivem ou trabalham em um prédio ou quantos apartamentos ou escritórios presentes no edifício, mas isso é um reflexo incorreto.

De acordo com as regulações dos elevadores, a instalação de um elevador depende diretamente da altura da construção.

É verdade que existe uma relação clara entre o número de andares e a altura do edifício, por isso é fácil ver se é um tipo residencial pequeno com um número mínimo de moradores ou, se, pelo contrário, possui dimensões maiores com um grande número de pessoas que vivem ou transitam e, portanto, requer a instalação de um certo número de elevadores.

Para saber o número mínimo de elevadores que um edifício deve ter, é importante também que se leve em conta a utilização desse edifício.

Para dar um exemplo, condomínios residenciais serão muito diferentes de edifícios comerciais que inclui empresas, escritórios ou centros de trabalho, que terá um trânsito de pessoas que se deslocam pelo prédio muito maior. Nesse sentido, o elevador será muito útil, pois criará um ambiente muito mais fluido e evitará multidões de pessoas na sua porta para tentar subir ou descer.

A este respeito, para o caso de um edifício residencial ser composto por um grande número de andares, algo que pode ser visto em numerosos edifícios na forma de torres que existem nas grandes cidades e servem como apartamentos residenciais. Em tais construções, não é usual ter um tráfego contínuo de pessoas, uma vez que elas não contêm escritórios ou locais de trabalho, portanto, dependendo desse fato, você também deve avaliar o número total de elevadores que serão instalados.

Uma análise simplificada

Por exemplo, para organizar o número de elevadores em uma torre que possui 10 andares, você deve seguir algumas etapas, como:

Definir primeiro o número de pessoas que podem ser movidas em cerca de 300 segundos (isto é, 5 minutos). Isto se consegue fazendo uma simples equação entre a população total, o tamanho e o número de andares.

Então você tem o número de pessoas que podem se mover em 5 minutos. Seguindo essa fórmula simples, você também pode saber o número de pessoas que movem o elevador.

Para fazer isso, você deve levar em conta a velocidade deste – geralmente 2m/s –  a altura de viagem que tem, a duração da viagem e o total da viagem. Também é importante o número de passageiros que a cabine pode transportar, o tempo entre paradas, manobras e ajustes; A duração da entrada e saída dos passageiro e o tempo de espera ideal (cerca de 90 segundos). Levando em conta todas essas variáveis, você pode concluir o número total de elevadores que recomendamos instalar em seu prédio.

Depois de conhecer todas as variáveis ​​citadas, pode-se afirmar que um prédio que é considerado residencial e inclui um elevado número de andares e, portanto, de apartamentos, deve contar, no mínimo, com 2 elevadores.

Por outro lado, quando é um edifício que cumpre uma função comercial, com escritórios ou lojas e tem um tráfego contínuo, deve incluir pelo menos 3 elevadores. Esta informação pode variar apenas no caso do edifício ter um número menor de andares, o que faz com que não seja necessário pegar o elevador para se deslocar.

O que determina o número de elevadores que um edifício precisa?

Dessa forma, se você planeja instalar elevadores em um prédio, você deve conhecer todos os fatores acima para decidir o número mínimo que pode ser instalado.

Por isso, deve avaliar o tamanho dos andares, número de apartamentos, a altura do edifício, o uso prioritário dado a estes andares, o tipo e número de visitas recebidas por dia, o número de pessoas que residem.

Vantagens de ter um elevador

Os elevadores têm sido um grande avanço no dia a dia de qualquer edifício, uma vez que possibilitaram uma melhor mobilidade e acessibilidade de todos os seus habitantes ou usuários. Em prédios muito movimentados conseguiram criar ambientes muito mais dinâmicos e fluidos evitando aglomerações e inoperatividad enquanto nos residenciais, foram uma melhoria de vida para muitos de seus habitantes.

O elevador melhora a acessibilidade de qualquer pessoa (especialmente os deficientes, famílias com crianças pequenas ou idosos).

A instalação de um elevador aumenta o valor do edifício onde você vive em torno de 20-40%, já que no momento da venda será melhor cotado.

Além disso, um elevador melhora a adaptabilidade dos edifícios e torna o tráfego dentro deles muito mais confortável e ágil, bem como a qualidade de vida e segurança de seus habitantes.

Conclusão

Um elevador consegue tornar a vida mais fácil para você. Portanto, é um dos aparelhos mais exigidos em qualquer edifício. No entanto, a fim de estabelecer o número mínimo de elevadores em cada edifício, deve levar em conta uma ampla gama de aspectos. A tendência geral será de que os edifícios residenciais tenham 2 elevadores, enquanto aqueles destinados a uma função comercial e que incluam escritórios podem atingir um mínimo de 3 elevadores. Nestes, também deve ter em conta a altura do edifício. Em um de baixa altura e fins residenciais, bastará um, enquanto naqueles destinados ao comércio, pode haver dois.

Espero que tenha entendido o que determina quantos elevadores deve ter um prédio. Saber quais os tipos de elevadores podem ser instalados em um edifício também é muito importante, por isso preparei um material mostrando quais os principais tipos de elevadores para edifícios, veja em:

◊   Conheça agora todos os tipos de elevadores para edifícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


PRECISANDO COMPRAR
UM ELEVADOR?

Receba 3 Orçamentos Gratuitos!
Tenho interesse!
close-link
Share This