Quantos metros quadrados tem um elevador

Quantos metros quadrados tem um elevador? Saiba agora!

Vai comprar um elevadorPowered by Rock Convert

Saber as dimensões de um elevador é fundamental, principalmente no momento da construção do edifício ou residência. Saber quantos metros quadrado tem um elevador ajuda a definir quantas pessoas o elevador será capaz de transportar.

Então quantos metros quadrados tem um elevador?

O tamanho de um elevador vai definir quantos passageiros ele pode transportar. Por isso a capacidade de pessoas está diretamente ligada a sua metragem.

Por exemplo, um elevador de duas pessoas admite uma carga máxima de 180 quilos e sua superfície útil deve chegar a 0,58 metros quadrados, no máximo. No caso de um elevador para quatro pessoas ou 300 quilos, a área útil da cabine deve atingir um máximo de 0,9 metros quadrados; e se falamos de elevadores que suportam 1.000 ou 2.000 kg, as dimensões da cabine devem ser, respectivamente, 2,4 e 4,2 metros quadrados, no máximo.

Quais as dimensões do poço do elevador?

O tamanho do poço do elevador também pode variar bastante.

As normas de segurança de elevadores exigem que haja entre a parte inferior da cabine e o piso do poço um espaço suficiente para acomodar um paralelepípedo reto retangular de no mínimo 0,5m x 0,6m x 1,0m apoiado em qualquer uma das faces, devendo a área ser pintada com tinta de cor amarela.

A finalidade é de permitir a acomodação e proteção de um técnico que realiza serviço no poço, caso ele perceba que o elevador está em movimento.

Se não existir essa área de segurança pintada no piso do poço, a empresa de manutenção de elevador deverá ser solicitada para fazer a demarcação da área de segurança.

Altura da porta do elevador

As alturas da porta de pavimento devem ter uma altura livre mínima de 2,0m. Nas condições de obra a altura livre das portas de pavimento não atingem 2,0m, mas não é menor do que 1,80m.

A altura da porta dos elevadores não dependem da sua capacidade. Ou seja, para um elevador de duas pessoas ou de oito pessoas a altura mínima é de dois metros.

Acessibilidade nos elevadores

A necessidade de integração na sociedade de pessoas com deficiência faz com que haja o redimensionamento dos elevadores.

Assim, para que sejam acessíveis, os elevadores devem ter um mínimo de 1 metro de largura e 1,2 metro de profundidade, para acomodar cadeiras de rodas.

Inclusive preparei um texto sobre elevadores para cadeirantes. Nele mostro quais são seus modelos, preços e instalação. Veja aqui:

◊   Elevador para cadeirante – Medidas, preços, modelos e instalação

Quais fatores influenciam na definição do tamanho de um elevador?

Para definir o tamanho de um elevador é preciso levar em conta alguns fatores. Na hora de comprar e instalar o elevador você deve ter claro para qual será sua utilização.

Por exemplo, para uma residência, em que o uso é menor e para menos pessoas, um elevador capaz de transportar duas pessoas pode ser o ideal.

Já para um elevador predial, pode-se ter grandes variações. Se estamos falando de um prédio residencial, em que há poucos momentos de grande movimento, um elevador de quatro a seis pessoas pode ser o ideal.

Já para prédios comerciais, em que há grande fluxo de pessoas, um elevador com capacidade de 8 pessoas pode ser necessário.

Um edifício com um projeto ruim pode trazer grandes prejuízos para os donos do edifício, tanto na hora da venda dos imóveis quanto em sua locação.

Dimensão do elevador x Capacidade do elevador

A dimensão do elevador está relacionada ao tamanho da cabine do elevador, ou seja, ela é expressa em metros, ou m².

Quando falamos de capacidade, estamos tentando definir mais ou menos quantas pessoas ou objetos cabem na cabine do elevador. A capacidade, então, é expressa em quilogramas.

A capacidade é, portanto, uma medida diferente da dimensão.

Um elevador pode ter grandes dimensões, mas ter uma capacidade reduzida, por exemplo, alguns elevadores decorativos em algumas atrações parecem muito grandes, mas sua capacidade de transportar passageiros é reduzida, muitas vezes por razões de segurança.

Quais as dimensões de um elevador panorâmico?

Assim como há uma grande variação nos preços dos elevadores panorâmicos, há também uma grande variação em suas medidas. Um elevador panorâmico com capacidade de 630kg, por exemplo, tem dimensões internas de 1,10m x 1,4m , 1,1m x 2,1m e com abertura de porta de 0,9m.

Já um elevador panorâmico com capacidade de 1000kg, possui dimensões de 1,1m x 2,1m com abertura de portas de 0,9m.

Se você quiser entender mais sobre elevadores panorâmicos, veja nesse texto que preparei:

◊   Elevador panorâmico – Preço, dimensões e modelos

Conclusão

Determinar adequadamente a área de um elevador é fundamental para o sucesso de uma construção. O tamanho do elevador define a sua capacidade de passageiros a serem transportados.

Para elevadores residenciais, um elevador menor, com menor capacidade de passageiros pode ser suficiente para um bom funcionamento.

Já em prédios comerciais, por ter um fluxo de pessoas muito alto, é necessário um elevador com maior dimensão, e consequentemente maior capacidade.

Para cada tipo e capacidade é definido quantos metros quadrados tem um elevador. E seus valores também podem variar bastante.

Se você quiser saber quanto custa um elevador predial, vale a pena ver o texto que preparei clicando aqui:

◊   Quanto custa um elevador predial?

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima