limitador de velocidade

O limitador de velocidade, também conhecido como regulador de velocidade, é o principal dispositivo relacionado à segurança do elevador.

Poucas pessoas sabem, mas o elevador está protegido com segurança mesmo no caso de todos seus cabos de tração se romperem, e isso só ocorre por causa deste dispositivo totalmente mecânico.

Nesse texto, vou falar sobre o que é e qual é a importância desse engenhoso dispositivo que é obrigatoriamente instalado em todos os elevadores de passageiros. Vou tentar responder os seguintes tópicos:

O que é o limitador de velocidade do elevador?

Qual a principal função?

Em qual situações o limitador de velocidade realiza uma frenagem de emergência?

Onde ele fica instalado?

Porque ele é considerado o dispositivo mais importante na segurança do elevador?

Existe o perigo de o limitador de velocidade não atuar?

Como é testado o funcionamento do limitador de velocidade?

Conclusão

Se você procura entender um pouco mais dos principais componentes relacionados ao seu elevador, não deixe de ler este post. Vamos lá!

O que é o limitador de velocidade do elevador?

O limitador de velocidade é um dispositivo mecânico que monitora constantemente a velocidade de viagem do elevador.

Ele é composto por uma polia principal, um cabo de aço e uma polia tensora.

Qual a sua principal função?

A principal função do limitador de velocidade é de monitorar constantemente a velocidade do elevador e realizar uma frenagem em caso de emergência.

Em qual situações o limitador de velocidade realiza uma frenagem de emergência?

O limitador de velocidade monitora constantemente a velocidade do elevador.

Quando a velocidade do elevador ultrapassa um limite pré-estabelecido, o dispositivo aciona mecanicamente o freio de segurança.

É uma atuação de segurança, já que que a aceleração excessiva do elevador pode significar que houve um problema grave com o elevador ocorreu, como a falha no sistema de freio, e os passageiros estão em risco.

Onde ele fica instalado?

A polia principal do limitador de velocidade fica instalada na própria casa de máquinas. Ela identifica a sobrevelocidade e atua para a frenagem.

Se você entrar na casa de máquinas do seu elevador, vai identificar a máquina de tração. Logo ao lado dela vai ver uma pequena polia no chão, que é a polia principal do limitador.

limitador-de-velocidade

Limitador de velocidade

No caso dos elevadores MRLS (sem casa de máquinas), a polia fica na parte superior da caixa de corrida.

Como já disse, o limitador monitora constantemente a velocidade do elevador. Mas isso não ocorre de uma forma eletrônica, mas sim de uma forma mecânica. Para isso um cabo de aço fica diretamente preso na cabina do elevador e transfere o movimento para a polia.

Para assegurar o funcionamento do sistema, existe uma segunda polia no fundo do poço do elevador, que mantém o cabo tensionado. É a chamada polia tensora.

Porque ele é considerado o dispositivo mais importante na segurança do elevador?

Poucas pessoas sabem, mas foi somente após a invenção do limitador de velocidade que o elevador passou a ser considerado um meio de transporte seguro para pessoas.

Curiosamente, esse dispositivo foi concebido por Elisha Otis, fundador da companhia Otis.

A razão pela qual esse dispositivo é tão determinante para a segurança é que ele é capaz de frear o elevador mesmo que os cabos que suspendem a cabina arrebentem. Isso porque ele usa um sistema de freio alternativo que faz a cabina do elevador se prender nas próprias guias.

A segunda razão importante é que ele atua de forma mecânica, independente de energia elétrica.

Existe o perigo de o limitador de velocidade não atuar?

Um dos maiores problemas relacionados ao limitador de velocidade é que ele atua tão raramente, que ocorre a dúvida se ele realmente está em condições de atuar quando for necessário.

Como todo dispositivo do elevador, esse mecanismo precisa de receber manutenção periódica e o risco de os testes e inspeções básicas do componente ficarem meio esquecidos existe.

No caso, nunca é muito dizer que prestar manutenção em um elevador requer bastante responsabilidade.

Como é testado o funcionamento do limitador de velocidade?

O teste principal a ser feito do limitador é conferindo sua calibração. É a chamada aferição do limitador de velocidade, que tipicamente é feita a cada 2 anos.

Nesse teste, é checado se a polia realmente faz a frenagem para a velocidade determinada, que costuma ser em torno de 120% da velocidade nominal do elevador.

Além desse teste deve ser conferido todos os outros requisitos para o dispositivo executar a frenagem.

Conclusão

Essas são as informações que eu gostaria de passar hoje para você entender um pouco mais sobre esse dispositivo de segurança do elevador.

Espero que elas tenham sido úteis, e se tiver alguma dúvida específica pode deixar aí embaixo nos comentários. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This