Thyssenkrupp, Atlas Schindler ou Otis

Quando você precisa comprar um elevador ou escolher uma empresa para realizar a manutenção do elevador, logo vem em mente as maiores empresas de elevador do mundo.

Thyssenkrupp, Atlas Schindler e Otis atendem, hoje, a maior parte do mercado de elevadores brasileiro.

Nesse texto vou te mostrar como escolher uma empresa de manutenção de elevador, faixa de preços, a história dessas empresas e um comparativo com as empresas menores que atuam no Brasil. Vamos lá!

Thyssenkrupp, Atlas Schindler ou Otis: qual devo escolher?

Preparei esse texto não com o intuito de dizer qual a empresa é a melhor, ou qual a de minha preferência.

Quero te mostrar que existem alguns detalhes a se levar em conta nesse momento de decisão, e sabendo disso você pode evitar uma escolha mal sucedida.

Existem alguns pontos que você deve ficar atento para a escolha da empresa que irá atuar em seu edifício.

Te mostro a seguir:

Capacidade de atendimento

As três empresas atuam em todo o Brasil, então isso não é um problema.

Uma diferença entre as 3 empresas é que a Atlas não realiza serviço de manutenção em equipamentos que não são da própria Atlas.

Então se o seu equipamento for de outra marca terá que trocar o seu elevador para ser atendido pela Atlas Schindler, o que na maioria das vezes não é algo viável.

Já a Thyssenkrupp e a Otis atendem todos os tipos de equipamentos, independentemente de sua marca.

Qualidade dos equipamentos

Ao longo da história, essas empresas executaram bons projetos e projetos ruins de elevadores.

Pense nas fabricantes de carro. As marcas lançam modelos que é um sucesso, e também lançam modelos que é um fracasso. Não é diferente com os elevadores.

A qualidade do elevador que você vai comprar depende de fato do projeto feito para o seu prédio e da sua execução.

Já o know-how acumulado em fabricação e montagem de elevadores dessas empresas ao longo das décadas de atuação é algo indiscutível.

Assim como a estrutura de fornecimento de equipamentos e de serviços sobre a qual elas estão baseadas.

Fabricação dos elevadores

Algumas décadas atrás, as grandes marcas de elevadores atendiam todo o seu mercado através de componentes e equipamentos de fabricação própria.

Hoje em dia essas empresas seguem a forte tendência internacional em fabricação, de descentralização da cadeia de fabricação.

Na prática, isso significa que a enorme maioria dos componentes fornecidos hoje junto com os elevadores das grandes marcas são na verdade fabricados por terceiros, isso inclui as máquinas de tração, limitadores de velocidade, componentes de segurança.

Da mesma forma, empresas menores de elevadores hoje têm acesso a essa mesma cadeia de fabricação. Por serem compradores menores, possuem limitações.

Hoje, muitas empresas pequenas instalam elevadores de marca própria.

Isso ocorreu a partir dessa possibilidade de comprar equipamentos similares aos das grandes empresas, o que é uma característica mais recente no mercado de elevadores.

Montagem dos elevadores

A entrega do elevador é feita de duas partes, fabricação e montagem.

Você deve ter cuidado com a montagem. Muitas vezes a montagem do elevador não é bem realizada e o funcionamento do elevador pode ficar prejudicado desde o começo.

É na fase de montagem que os processos de supervisão e controle das empresas são muito mais difíceis de se executar.

Ou talvez esse erro de montagem será percebido só depois de um tempo, gerando prejuízos para o condomínio.

Preço dos elevadores

Por se tratar de empresas com renome internacional e com grande força no mercado, os valores de seus elevadores são mais altos quando comparado com empresas menores.

Em grandes edifícios, uma marca mais conhecida e maior terá a capacidade para atender no prazo estabelecido.

Qualidade dos profissionais

Um quesito muito importante na hora da escolha da empresa mantenedora é saber se os técnicos são capacitados para cuidar do seu elevador.

Muitas vezes os problemas em elevadores enfrentados em um condomínio está relacionado a má qualidade da manutenção.

E aqui entramos em um ponto complicado.

A qualidade e quantidade da mão de obra técnica no Brasil neste segmento ainda são baixas.

Os técnicos responsáveis pelos elevadores muitas vezes não têm o devido preparo ou tempo disponível para atuar nos equipamentos.

Qualidade da manutenção

E tanto a Atlas, Thyssenkrupp e Otis passam por esse problema. Não é porque são empresas multinacionais que seus técnicos são os melhores do mercado.

Como atendem a maior parcela do mercado de elevadores e recebem a pressão comercial típica de uma empresa multinacional, seus técnicos muitas vezes são responsáveis por uma grande quantidade de equipamentos, o que é muito prejudicial para a manutenção

Por isso é muito importante que você veja como está o serviço de manutenção prestado em seu edifício.

Pensando nisso preparei um material explicando como avaliar o serviço de manutenção do elevadores. Veja aqui:

◊   Como Avaliar se o Serviço de Manutenção dos Elevadores Foi Feito Corretamente?

O serviço é dividido em área de atuação

A prestação de serviços desse tipo de empresa é dividida em zonas de atuação. Ou seja, as equipes de manutenção atuam em regiões definidas.

Isso significa que a qualidade de atendimento da mesma empresa pode variar bastante dependendo da região na qual está localizado o seu condomínio.

Sendo assim, busque informações em condomínios próximos ao seu.

Converse com outros síndicos de prédios ou responsáveis pela manutenção de elevadores de estabelecimentos.

Dentro da mesma região, a equipe enviada deverá ser a mesma, o que significa que profissionais de determinada empresa que estão fazendo um bom trabalho em um prédio da vizinhança também oferecem serviços de qualidade para o seu condomínio.

Thyssenkrupp, Atlas Schindler, Otis ou uma empresa pequena?

Além das empresas multinacionais, existem também as pequenas empresas de manutenção de elevadores.

Essas pequenas empresas, geralmente formadas por ex-técnicos e ex-engenheiros das grandes empresas de elevadores atendem uma parcela do mercado de elevadores.

Por não serem muito conhecidas e terem uma certa desconfiança pelos administradores dos elevadores, muitas vezes as pequenas empresas não chegam nem a entrar em cogitação para a realização dos serviços em elevadores.

O que posso dizer é que existem algumas vantagens e desvantegens em se contratar uma pequena empresa.

Como vantagem diria que o fator do preço, geralmente com um custo menor, é um ponto importante.

Outro fator é que o número de elevadores que um técnico é responsável também é menor. Assim ele tem um tempo maior de manutenção para cada elevador.

Um ponto negativo é em relação a capacidade de atender um número maior de edifícios, ou prédios de uma outra região.

Mas o que faz com que muitas empresas pequenas não sejam contratadas é o fato de não terem um nome forte no mercado.

Como o mercado de elevadores é algo pouco conhecido, as pessoas preferem pagar um pouco mais e ter uma empresa de renome do que escolher uma empresa menor.

Uma solução para isso é usar a Plataforma MeuElevador. 

Criamos uma plataforma 100% gratuita em que você recebe orçamento de 3 empresas avaliadas pelos próprios clientes.

◊   Receba Orçamento de 3 Empresas de Manutenção de Elevadores Avaliadas

Através da nossa plataforma você garante que irá contratar uma empresa de manutenção qualificada e com os melhores preços.

Se você acredita que a empresa atual está prestando um serviço muito ruim e a única maneira de resolver é trocando de empresa, recomendamos que use nossa plataforma. Basta clicar aqui:

◊   Encontre Empresas e Profissionais Qualificados em Elevadores

Essa é a forma mais rápida, fácil e segura para contratar um serviço de manutenção de elevador.

E quanto ao fornecimento de peças?

Uma dúvida também é em relação a capacidade das empresas pequenas conseguirem atender a troca de peças de um elevador de outra marca.

Bom, quanto a isso as empresas pequenas tem fornecedores para atender todas as marcas de elevadores.

As peças de elevadores não são controladas por uma ou outra empresa, então a pequena empresa poderá te atender, assim como a Thyssenkrupp, Atlas Schindler e Otis.

História da Thyssenkrupp

A Thyssenkrupp é o resultado da fusão de duas empresas siderúrgicas alemãs, a Thyssen AG fundada em 1891 com o nome de Gewerkschaft Deutscher Kaiser e Krupp fundada em 1811.

Já na década de 1980, as empresas iniciaram negociações sobre uma fusão e começaram a cooperar em alguns negócios. áreas. Em 1997, as empresas combinaram suas atividades de aços planos, com uma fusão completa concluída em março de 1999.

O grupo ThyssenKrupp iniciou as atividades no Brasil em 1837 a partir da Sur Elevadores que posteriormente fundiu-se com o grupo Thyssenkrupp.

História da Atlas Schindler

A Schindler foi fundada em 1874, em Lucerna, na Suíça, pelo engenheiro de precisão Robert Schindler. 125 anos depois, em 1998, a empresa estabeleceu sua subsidiária 100% na Índia e é onde nossa grande jornada começou.

No Brasil, a Elevadores Atlas e a Elevadores Schindler do Brasil têm trajetórias diferentes até sua união, em 1999.

História da Otis

A Otis Elevator Company é uma empresa norte-americana, com subsidiárias em mais de 200 países, fabricante de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes, fundada por Elisha Graves Otis em 1853.

Em 1853, Elisha Graves Otis introduziu o primeiro dispositivo de segurança para elevadores na exposição do New York Crystal Palace, demonstrando um elevador com “segurança” para evitar a queda da cabine em caso de falha do cabo, um momento decisivo no desenvolvimento do elevador.

Esse foi um grande passo para que o uso de elevadores como meio de transporte de passageiros começasse a se popularizar.

Conclusão

Como você pode ver, alguns cuidados precisam ser tomados na hora da escolha da empresa de manutenção de elevadores.

Tanto a Thyssenkrupp quanto a atlas Schindler ou a Otis são empresas gigantes do mercado de elevadores, que tem boas soluções e também tem suas dificuldades.

Escolher uma empresa de menor porte também pode ser uma boa solução, já que seus preços podem ser melhores. Mas é importante escolher uma empresa confiável e que possa executar o serviço de acordo.

Espero que esse material tenha te ajudado a tomar a decisão de escolha da empresa de manutenção.

Comments (1)

  1. Atualmente a melhor custo benefício é a espanhola Orona, preço é qualidade no serviço de manutenção, nas capitais ela possui um preço competitivo na venda de elevadores, para o interior, dependendo da área de atuação, por não ter muitas bases fora doa centros urbanos, os preços deixam de ser competitivos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Precisando de serviços em elevadores?

Receba 3 Orçamentos Gratuitos de Empresas Selecionadas!
TENHO INTERESSE!
MeuElevador.com
close-link
Share This