Dimensão de elevadores

Quando se fala sobre a dimensão de um elevador geralmente se refere ao seu tamanho. Definir a dimensão de elevadores e sua capacidade é fundamental para que não se tenha problemas de locomoção, seja em um edifício comercial, residencial ou em uma residência.

Nesse post vou te mostrar qual deve ser a dimensão dos elevadores e qual a capacidade do elevador, as medidas de um elevador, sua altura e qual o tamanho do elevador, seja para 6 ou 8 pessoas. Vamos lá!

Dimensão de elevadores

A dimensão de uma cabine de elevador, de acordo com a norma NM 313 prevê uma área mínima de 1100 x 1400mm para elevadores de 8 passageiros (600kg). Para elevadores com capacidade de 6 passageiros, ou 450kg, a largura deve ser de 1000mm e o comprimento de 1250mm.

A altura livre interior da cabine deve ser de pelo menos 2 metros, bem como a altura de sua entrada.

Banner Comprar um Elevador 1

Dimensão de elevador para cadeirante

As medidas de um elevador para cadeirante ou plataforma vertical podem variar bastante, de acordo com o espaço disponível.

As dimensões mínimas dos elevadores para pessoas com deficiência são de um metro e vinte e cinco centímetros (1,25 m) de profundidade e um metro (1m) de largura.

Se essas dimensões forem aplicadas na construção ou na instalação de um elevador, isso terá a capacidade necessária para uma pessoa que usa uma cadeira de rodas ao viajar.

Se você quiser entender mais sobre os elevadores para cadeirantes, quais os preços, modelos e como escolher um elevador para cadeirantes não deixe de conferir o material que preparei, veja em:

◊   Elevador para cadeirante – Medidas, preços, modelos e instalação

Dimensões de elevadores residenciais

Para estabelecer um espaço para instalação do elevador, é aconselhável que se procure previamente as instruções do fabricante.

Embora a maioria dos elevadores exija o mínimo de 1,4 m x 1,4 m, o espaço necessário pode variar conforme o modelo escolhido.

Nesse sentido, um dos maiores problemas da má execução do planejamento de instalação do elevador são, justamente, os imprevistos durante as reformas, as alterações no projeto da edificação, além dos atrasos e dos desconfortos provocados durante as construções.

Saiba mais sobre a instalação e compra de um elevador residencial em:

◊   Elevador residencial: como escolher o modelo ideal para comprar?

Dimensão do elevador x Capacidade do elevador

A dimensão do elevador está relacionada ao tamanho da cabine do elevador, ou seja, ela é expressa em metros, ou m².

Quando falamos de capacidade, estamos tentando definir mais ou menos quantas pessoas ou objetos cabem na cabine do elevador. A capacidade, então, é expressa em quilogramas.

A capacidade é, portanto, uma medida diferente da dimensão. Um elevador pode ter grandes dimensões, mas ter uma capacidade reduzida, por exemplo, alguns elevadores decorativos em algumas atrações parecem muito grandes, mas sua capacidade de transportar passageiros é reduzida, muitas vezes por razões de segurança.

O que acontece quando a capacidade máxima é excedida?

Como regra geral, em cada elevador deve ser visível dentro da cabine um adesivo ou placa mostrando sua capacidade máxima.

Em nenhum caso devemos contar a capacidade dos elevadores pelo número de pessoas, porque ninguém pesa exatamente o mesmo.

No entanto, é difícil calcular a capacidade de um elevador quando vários passageiros estão na cabine, uma vez que você nunca sabe ao certo quanto pesa cada pessoa.

Como regra, presume-se que cada pessoa geralmente pesa cerca de 75 quilos. Assim, se um elevador se manifesta em sua placa na cabine que sua capacidade máxima é de 300 kg, as pessoas máximas estimadas seriam quatro.

Mas o que acontece quando você excede a capacidade máxima que um elevador pode aguentar? Ao contrário do pensamento catastrófico dos passageiros, um elevador nunca cairá.

O que vai acontecer é que ele passará por um esforço acima do qual foi construído, mas raramente representará um perigo para os passageiros.

O elevador “sobrecarregado” pode reagir de duas maneiras. Uma é que ela acentua em seus movimentos este excesso de peso, podendo não alinhar completamente a cabine ao final do percurso, criando um degrau entre a cabine e o pavimento.

Além disso, as estruturas sofrerão e os custos de manutenção aumentarão com o tempo.

Outra reação que você pode ter é simplesmente não iniciar o movimento. Muitos elevadores já possuem sensores que controlam o peso e acendem uma derivação quando os passageiros ultrapassam o peso máximo. A pior situação é o elevador parar no meio do percurso, deixando os passageiros presos no elevador.

Conclusão

Como você pode ver, a dimensão do elevador está relacionada ao tamanho da cabine do elevador, enquanto a sua capacidade é referente a quantidade de pessoas que o elevador pode transportar.

A dimensão de um elevador deve ser adequada ao local que o elevador será instalado. Para um edifício residencial, com um menor fluxo de passageiros, o tamanho do elevador pode ser menor comparado a um edifício comercial, com muitas pessoas em trânsito ao longo do dia.

São inúmeros elevadores, com variadas dimensões e preços que você pode encontrar no mercado. Por isso preparei um material onde mostro todos os tipos de elevadores para edifícios, você pode ver em:

◊   Saiba agora quais são os modelos de elevadores para edifícios

PRECISANDO COMPRAR
UM ELEVADOR?

Receba 3 Orçamentos Gratuitos!
Tenho interesse!
close-link
Share This