elevador hidraulico

Com uma diversa possibilidade de uso, os elevadores hidráulicos são uma excelente opção para o transporte vertical.

Nesse texto mostro o que é um elevador hidráulico, como funciona, quais as vantagens e desvantagens desse equipamento, qual o preço de um elevador hidráulico e ainda te passo algumas dicas de como escolher um bom elevador hidráulico.

Se você deseja instalar um novo elevador ou está curioso sobre o funcionamento de seu equipamento atual, aqui está tudo o que você precisa saber sobre elevadores hidráulicos.

Separei da seguinte maneira:

Então vamos lá!

O que é um elevador hidráulico?

Primeiramente, existem dois tipos principais de sistemas de elevador: tração e hidráulica.

Os elevadores de tração utilizam cabos de aço ou correias em um sistema de polias. Os elevadores hidráulicos são alimentados por um macaco hidráulico, que são pistões acionados por fluido que viajam dentro de um cilindro.

Elevadores hidráulicos são elevadores que são movidos por um pistão que viaja dentro de um cilindro. Um motor elétrico bombeia o óleo hidráulico no cilindro para mover o pistão.

O pistão levanta suavemente a cabine do elevador. Válvulas elétricas controlam a liberação do óleo para uma descida suave.

Elevadores hidráulicos são usados ​​extensivamente em edifícios de até cinco ou seis andares de altura. Às vezes, mas raramente, até 7 andares de altura.

Esses elevadores, que podem operar a velocidades de até 45 metros por minuto, não utilizam as grandes máquinas de elevação suspensas do mesmo modo que os sistemas de tração com engrenagens e sem engrenagens.

Como os elevadores hidráulicos funcionam?

Ao contrário dos elevadores de tração, os sistemas hidráulicos não usam máquinas de elevação suspensas. Em vez disso, esses elevadores usam a compressão de fluidos para gerar movimento.

A cabine do elevador é levantada por um motor elétrico que bombeia óleo para o cilindro para mover o pistão. Elevadores hidráulicos também incorporam válvulas elétricas para controlar a liberação de óleo para um passeio suave.

O fluido necessário para alimentar um elevador hidráulico deve ser baseado em óleo. O óleo vegetal ou o óleo biodegradável podem ser usados ​​como opções ecologicamente corretas.

Quais os tipos de edifícios usam elevadores hidráulicos?

Você pode encontrar um elevador hidráulico em quase qualquer tipo de edifício. No entanto, existem dois fatores que limitam as alturas que podem viajar.

Os elevadores hidráulicos exigem uma quantidade substancial de energia para elevar a cabine, e é por isso que eles não costumam ser encontrados em prédios altos.

Estes sistemas também operam a velocidades de 45m/min ou menos, tornando-os mais lentos que outros tipos de elevadores.

Por causa desses fatores, os elevadores hidráulicos são destinados apenas para edifícios com até sete andares.

Quais os tipos de elevadores hidráulicos existentes no mercado?

Nem todos os elevadores hidráulicos são criados iguais! Existem várias variações que podem tornar cada sistema único.

Hidráulico Convencional (Furado)

Com este tipo de elevador, os cilindros hidráulicos se estendem até o solo e são colocados dentro de um furo. A cabina do elevador é montada em um pistão que viaja dentro do cilindro, permitindo até 60 segundos de deslocamento.

Elevador Hidráulico de Cilindro Desenterrado

Esta variação tem um pistão em cada lado do carro fixado na base do poço. Eles não precisam de uma roldana ou de um buraco abaixo, como a configuração convencional, e permitem até cerca de 15 m de percurso.

Elevador Hidráulico de cabo

Esse tipo de elevador hidráulico usa cabos e um pistão preso a uma roldana para estender a elevação de um elevador hidráulico sem holofotes. Como um cabo está segurando a cabine do elevador, é necessário uma guia.

Esses tipo de elevador hidráulico pode percorrer uma distância mínima de aproximadamente 20m.

Hidráulico sem casa de máquinas

Nos elevadores sem casa de máquinas, os mecanismos de elevação hidráulica estão localizados na caixa de corrida do elevador, em vez de em uma sala de máquinas separada. Isso maximiza o espaço disponível em um prédio.

Os benefícios de elevador hidráulico

Para muitos tipos de edifícios, os elevadores hidráulicos oferecem as seguintes vantagens:

  • Mais rápido de instalar do que outros tipos de elevador
  • Menos dispendioso para instalar e manter
  • Eles ocupam menos espaço em um edifício, exigindo quase 10% menos área para o poço do elevador.
  • Elevadores hidráulicos são mais baratos de instalar do que outros tipos de elevadores.
  • Eles são altamente eficazes com cargas pesadas, pois a potência hidráulica proporciona uma força de levantamento muito maior.
  • Não há necessidade de uma sala de máquinas suspensas. Da mesma forma, requisitos estruturais de sobrecarga também não são necessários. A carga do elevador é distribuída para as paredes de suporte.

Apesar da popularidade do sistema de elevador hidráulico, existem algumas desvantagens na escolha desse tipo de equipamento.

Desvantagens de um elevador hidráulico

Mesmo com os benefícios, ainda existem alguns fatores que podem não tornar os sistemas hidráulicos a escolha certa para certas aplicações:

  • Destinado apenas a edifícios baixos e médios, de até 7 andares
  • Só pode viajar até 45m/min.
  • Mais requisitos de potência do que os elevadores de tração
  • Elevadores hidráulicos tendem a ser um pouco mais barulhentos do que outros sistemas de elevadores.
  • A velocidade relativamente lenta. Um elevador hidráulico não pode se mover mais rápido que 45m/min
  • O óleo no sistema de pistão pode superaquecer rapidamente, razão pela qual um controle eficiente da sala de máquinas é importante.
  • O óleo hidráulico pode vazar do sistema de bombeamento para o solo na base do elevador. Isso pode levar à poluição das águas subterrâneas.
  • O óleo hidráulico pode emitir um odor desagradável quando fica muito quente devido ao uso excessivo.
  • A qualidade do passeio do elevador geralmente não é tão suave quanto com outros sistemas de elevação.

Preço de um elevador hidráulico

Um ponto extremamente importante – e que imagino que seja sua dúvida – é em relação ao preço de um elevador hidráulico

Banner Comprar um Elevador 1

Os valores tendem a variar de acordo com o tamanho do edifício, capacidade e acabamento do elevador, mas quando comparado com um elevador de tração, o elevador hidráulico tem valores menores.

Principais dicas para comprar um elevador

Hoje são mais de 500mil elevadores instalados no Brasil, segundo a Revista Elevador Brasil, e temos pouca informação sobre esse meio de transporte.

Sua instalação também não é algo simples, que podem levar mais de 6 semanas para que o equipamento esteja adequado para uso.

No geral, para se ter sucesso na compra do elevador, deve-se levar em conta também:

  • o caráter de uso do elevador;
  • as características do imóvel;
  • a acessibilidade;
  • a manutenção exigida para o modelo escolhido;
  • os prazos de entrega e instalação.

Dessa forma, você estará cercando-se de todos os problemas que possam incorrer de um mau planejamento de implantação do sistema do elevador residencial, garantindo mais segurança e conforto aos moradores e usuários.

Fazer uma análise adequada antes de comprar o elevador vai garantir que você faça o melhor investimento para seu imóvel.

Seja para valorização do imóvel ou para qualidade de vida dos moradores.

Uma última dica…

Como são várias as marcas, modelos e empresas de manutenção de elevadores que prestam esse serviço, os preços e a qualidade do serviço podem variar muito.

Contratar uma empresa que você não tenha referências pode tornar esse projeto caro e trazer muita dor de cabeça.

Uma excelente maneira para se comprar um elevador é através da plataforma MeuElavador.

Ao passar as informações do que você precisa, te enviamos 3 orçamentos de empresas de elevadores capacitadas para realizar o projeto em sua residência.

Acredito que essa é a forma mais rápida, fácil e segura – e 100% gratuita – para se comprar um elevador.

Basta clicar aqui:

◊   Receba 3 Orçamentos Gratuitos de Elevadores Hidráulicos

Conclusão

Dito isto, o elevador hidráulico ainda é de longe um dos mais populares feitos de engenharia e é usado em muitos edifícios comerciais e residenciais hoje.

Espero que esse texto tenha te ajudado a entender como um elevador hidráulico funciona e quais as vantagens de se instalar um equipamento deste tipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This