elevador sem casa de máquinas

Os elevadores sem casa de máquinas estão cada vez mais sendo utilizados em edifícios. Existem vários pontos positivos que fazem com que seu crescimento aumente consideravelmente nos últimos anos.

Nesse material vou te mostrar o que são os elevadores sem casa de máquinas, como ele surgiu, as principais fabricantes, quais as suas vantagens, desvantagens e ainda faço uma comparação com os elevadores convencionais.

Separei esse texto da seguinte maneira:

Se você quer entender melhor sobre os elevadores sem casa de máquinas, siga a leitura!

O que são os elevadores sem casa de máquinas?

O elevador sem casa de máquinas é relativo ao elevador com casa de máquinas, porém usa tecnologia de produção moderna para diminuir o equipamento da casa de máquinas o máximo possível, mantendo o desempenho original, movendo o quadro de comando, máquina de tração e outras partes para o topo da caixa de corrida e para a lateral da porta de pavimento do último andar, assim não há a necessidade de uma casa de máquinas.

Como funcionam os elevadores sem casa de máquinas?

Os elevadores sem casa de máquinas utilizam uma máquina de tração sem engrenagens localizada na caixa de corrida do elevador.

O uso de um contrapeso ajuda a máquina a girar a polia do elevador, que move a cabine através do poço do elevador.

Mais comumente visto em hotéis, apartamentos, edifícios de uso misto e escritórios comerciais, os elevadores sem casa de máquinas podem lidar com edifícios de até 50 andares (com uma capacidade típica de 600 a 2500kg) e apresentam um design flexível.

O resgate de passageiros presos é feito através de um mecanismo dentro do quadro de comando, que libera o freio eletromecânico da máquina de acionamento.

Como surgiram os elevadores sem casa de máquinas?

Desenvolvido em 1996 pela Kone, o elevador elétrico que dispensa a casa de máquinas, conceito mais conhecido como elevador sem casa de máquinas, MRL ou machine room-less foi uma solução muito interessante para a diminuição de espaço necessário para instalar um elevador.

Em seu início nos Estados Unidos a aceitação foi difícil, já que não era legal a instalação de máquinas dos elevadores dentro da caixa de corrida.

Mas com o tempo e a mudança na legislação o crescimento de vendas de elevadores sem casa de máquinas começou a crescer.

Os principais fabricantes e seus modelos

Conforme mencionei, a Kone desenvolveu o primeiro modelo de elevador sem casa de máquinas. Hoje, além da Kone, a Otis, a Atlas Schindler, a Thyssenkrupp e outras empresas nacionais menores, como a Ortobrás, a HTS Elevadores e a Engetax produzem elevadores sem casa de máquinas.

Benefícios de um elevador sem casa de máquinas

A principais vantagens de um elevador sem casa de máquinas são:

Economia de energia

Algumas das reivindicações iniciais foram uma economia de energia de até 80% em comparação às unidades hidráulicas.

No entanto, um exame mais detalhado revelou que esses números podem estar inflados. Isso é especialmente verdadeiro quando se compara o deslocamento para cima e para baixo, já que as unidades hidráulicas são extremamente eficientes ao descer.

Acredita-se agora que os custos de operação são reduzidos em cerca de metade do que se pensava anteriormente, dependendo do uso.

Quer saber quanto é o gasto de energia de um elevador? Clique aqui e veja o post que fiz mostrando quanto um elevador consome de energia.

Economia de espaço

Não há dúvida de que sem uma sala de máquinas de tração tradicional, a construção é simplificada, já que não há necessidade de acesso à cobertura e a protuberância do poço do elevador acima do telhado é menor.

Arquitetos e engenheiros podem apreciar essa flexibilidade.

Durabilidade comparável e segurança

Preocupações iniciais eram que o elevador sem casa de máquinas não seria tão seguro ou tão durável quanto um elevador de tração padrão, ou a qualidade do passeio poderia sofrer.

Os elevadores sem casa de máquinas mostraram-se tão seguros e confortáveis ​​quanto elevadores com casa de máquinas, embora não tenham existido por tempo suficiente para provar ou refutar a durabilidade a longo prazo.

Nenhum óleo hidráulico usado

Atualmente, existem algumas preocupações ambientais com o uso de óleo e possível vazamento de óleo ou derramamentos.

Os elevadores sem casa de máquinas podem aliviar essas preocupações.

No entanto, muitas dessas preocupações agora são exageradas, já que todos os conectores no solo devem estar contidos em revestimentos de PVC.

Desvantagens de um elevador sem casa de máquinas

A situação de trabalho é menos favorável para técnicos de manutenção e inspetores. Como a máquina está instalada na caixa de corrida do elevador, seu acesso é mais complicado.

Para os elevadores sem casa de máquinas, os procedimentos de manutenção, inspeção, reparo e resgate de passageiros presos na cabina são diferentes, o que requer maior conhecimento e capacidade dos técnicos em elevadoes.

Exigem uma maior montagem e desmontagem dos equipamentos devido à sua forma compacta.

Preço de um elevador sem casa de máquinas

Um ponto extremamente importante – e que imagino que seja sua dúvida – é em relação ao preço de um elevador sem casa de máquina.

Banner Comprar um Elevador 1

Os valores tendem a variar de acordo com o tamanho do edifício, capacidade e acabamento do elevador, mas quando comparado com um elevador com casa de máquinas, o MRL tem valores menores.

Além do custo da obra ser menor, já que não é necessária a contraução de uma casa de máquinas.

Comparação entre um elevador com e sem casa de máquinas

Coforme você pode perceber, um elevador sem casa de máquinas tem suas vantagens e desvantagens.

Comparado com um elevador com casa de máquinas vale a pena observar certos pontos.

Um elevador tradicional tem pontos positivos sobre o elevador sem casa de máquinas quando se trata do ambiente de trabalho do técnico em elevadores.

A maquinaria e o quadro de comando estão próximos um do outro em uma sala fechada, o ambiente é relativamente mais seguro para os técnicos e inspetores.

Agora, um ponto vantajoso de um elevador sem casa de máquinas em relação ao com casa de máquinas é que a casa de máquinas ocupa um espaço privilegiado no edifício.

Ter esse espaço livre para fazer uma área aberta, ou uma cobertura pode gerar muito valor ao projeto.

Principais dicas para comprar um elevador

Hoje são mais de 500mil elevadores instalados no Brasil, segundo a Revista Elevador Brasil, e temos pouca informação sobre esse meio de transporte.

Sua instalação também não é algo simples, que podem levar mais de 6 semanas para que o equipamento esteja adequado para uso.

No geral, para se ter sucesso na compra do elevador, deve-se levar em conta também:

  • o caráter de uso do elevador;
  • as características do imóvel;
  • a acessibilidade;
  • a manutenção exigida para o modelo escolhido;
  • os prazos de entrega e instalação.

Dessa forma, você estará cercando-se de todos os problemas que possam incorrer de um mau planejamento de implantação do sistema do elevador residencial, garantindo mais segurança e conforto aos moradores e usuários.

Fazer uma análise adequada antes de comprar o elevador vai garantir que você faça o melhor investimento para seu imóvel.

Seja para valorização do imóvel ou para qualidade de vida dos moradores.

Uma última dica…

Como são várias as marcas, modelos e empresas de manutenção de elevadores que prestam esse serviço, os preços e a qualidade do serviço podem variar muito.

Contratar uma empresa que você não tenha referências pode tornar esse projeto caro e trazer muita dor de cabeça.

Uma excelente maneira para se comprar um elevador é através da plataforma MeuElavador.

Ao passar as informações do que você precisa, te enviamos 3 orçamentos de empresas de elevadores capacitadas para realizar o projeto em sua residência.

Acredito que essa é a forma mais rápida, fácil e segura – e 100% gratuita – para se comprar um elevador.

Basta clicar aqui:

◊   Receba 3 Orçamentos Gratuitos de Elevadores sem Casa de Máquinas

Conclusão

Quando os elevadores sem casa de máquinas começaram a ser fabricados, em 1996, passaram por um processo de desconfiança e de exigências dos órgãos fiscalizadores.

Hoje os elevadores sem casa de máquinas são muito comuns e aceitos por órgãos do governo.

Os elevadores sem casa de máquinas estão se tornando a opção mais popular para os edifícios. Eles são energeticamente eficientes, requerem menos espaço, e sua operação e confiabilidade estão no mesmo nível dos elevadores de tração sem engrenagens.

É provável que os elevadores sem casa de máquinas vão se tornar a tecnologia dominante.

Espero que esse texto tenha te ajudado a entender sobre o que é e como funciona um elevador sem casa de máquinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This