poço do elevador

O poço do elevador é uma parte importante para a instalação e funcionamento do equipamento. Essa parte em que a maioria das pessoas nunca chegou a ver requer atenção, cuidados e uma manutenção adequada.

Nesse material vou te mostrar o que é e para que serve o poço do elevador, quais as medidas de o poço do elevador deve ter, o que você deve estar atento em relação a manutenção do poço e o que fazer quando há infiltração no poço do elevador.

Separei em tópicos da seguinte maneira.

Se você está em dúvida em algum desses temas, continue a leitura. Vamos lá!

Poço do elevador ou fosso do elevador?

Primeiramente, precisamos esclarecer uma dúvida muito frequente. A forma correta de se falar é poço do elevador ou fosso do elevador?

O certo é poço do elevador.

O significado da palavra fosso está relacionado a cavidades mais horizontais, já poço se refere a um movimento vertical.

Por isso, quando for conversar com o técnico em elevador, lembre-se que a forma correta é poço do elevador!

O que é o poço do elevador?

É o espaço físico situado na parte inferior da caixa de corrida abaixo do nível de parada extrema inferior. Nele estão instalados diversos equipamentos destinados ao funcionamento e segurança dos elevadores, tais como limites, polias, interruptores e para-choques.

Quais os componentes que estão no poço do elevador?

No poço do elevador você vai ver:

Manutenção no poço do elevador

A manutenção no poço do elevador deve ser realizada periodicamente pelo técnico em elevador.

Sua limpeza e ajustes nos componentes são serviços obrigatórios, estipulados em contrato.

Porém, não é o que vemos na grande maioria dos edifícios.

Um poço sujo, com óleo no chão, insetos mortos e restos de materiais é um forte sinal que a empresa de manutenção de elevador não está realizando o serviço de acordo.

Dica: Quando o técnico do elevador do seu prédio for realizar a manutenção periódica, peça para que ele te mostre o poço do elevador. Assim você vai ter uma boa noção do estado que se encontra o poço do elevador. Caso não possa acompanhar, fale com o zelador do seu condomínio para observar.

Jamais entre no poço ou tente chegar até o poço sem o acompanhamento de um profissional.

Se você é síndico ou administra os elevadores do seu prédio, veja o texto que preparei:

◊   Manutenção de elevadores: 6 perguntas que todo síndico precisa saber responder

Limpeza do poço do elevador

Um poço limpo é importante para serviços e manutenção.

Outra razão que o técnico em elevador precisaria inspecionar o poço é verificar se há água acumulada.

Isso pode ser muito prejudicial para o equipamento do elevador e deve ser bombeado para fora, além de se tomar medidas para evitar mais inundações.

Embora pareça um simples buraco no solo, o poço tem propósitos úteis.

Tem que ser profundo o suficiente para todos os componentes listados acima.

E o técnico precisa de um espaço de refúgio para o caso de ele estar trabalhando e o carro cair. Quanto mais rápido a velocidade do carro, mais profundo o poço precisa estar.

Medidas do poço do elevador

A profundidade do poço vai depender do tipo de equipamento a ser instalado.

Se essa profundidade for superior a 2,50 m, o poço não poderá ser acessado pela porta de pavimento, sendo necessária a construção de uma porta exclusiva ao acesso do poço.

Demarcação de segurança

No poço é necessária a demarcação, em amarelo, para a segurança do técnico em elevadores. Essa marcação é obrigatória e deve ser facilmente identificada.

Água no poço do elevador

Um grande problema que muitos condomínios tem é em relação a água no poço do elevador.

A infiltração é muito perigosa, tanto para a estrutura do edifício quanto para o elevador. O contato com a água danifica os componentes, reduzindo sua vida útil.

No caso de infiltração constante, é preciso descobrir a origem da água. Se a água vem do próprio solo do terreno, é preciso fazer a impermeabilização da parede e do chão do poço.

Em caso de água no poço ou na caixa de corrida, a primeira coisa a ser feita é enviar o elevador para o último andar superior do edifício e desligá-lo.

Providenciar a secagem das áreas inundadas, com a orientação do técnico da empresa responsável pela manutenção dos elevadores, que avaliará as condições para que os mesmos voltem a funcionar.

Também é importante cuidar com a limpeza dos elevadores. É comum ver prédios em que se usa água para lavar o elevador e isso é um erro.

A água geralmente cai pelo vão do elevador e acaba danificando os equipamentos.

Quem é responsável pela retirada da água no poço do elevador?

Em épocas de chuvas fortes ou em casos de infiltração no prédio, a água deve ser retirada imediatamente, para que os danos sejam reduzidos.

Mas cabe a quem realizar essa retirada, a empresa de manutenção, ao zelador ou uma outra empresa especializada?

É importante analisar o seu contrato de manutenção para saber de quem é essa obrigação.

Muitas vezes a empresa de manutenção não realiza esse serviço. Assim, cabe a uma outra empresa ou ao zelador.

E os danos, quem é o responsável por pagar?

Primeiramente, deve-se analisar de onde veio a água. Se foi de chuva, de uma infiltração do prédio ou de algum apartamento.

Caso a água que caiu no poço venha de um apartamento e comprovada sua negligência, caberá ao condômino arcar com as despesas.

Já em caso de chuvas e infiltrações, vai depender do tipo de contrato que o condomínio tem com a empresa de manutenção dos elevadores.

Caso o contrato tenha garantido a reposição de peças, cabe a empresa cumprir e trocar as peças defeituosas.

Caso não tenha cobertura de peças, o prejuízo será do condomínio.

Conclusão

Como você pode ver, o poço do elevador tem grande importância para seu funcionamento.

Sua manutenção e limpeza deve ser realizada periodicamente pela empresa mantenedora, visando sempre o bom funcionamento do equipamento.

O síndico deve estar sempre atento aos riscos de infiltrações que podem afetar o poço do elevador e trazer um grande prejuízo.

Além disso, deve estar atento a qualidade do serviço prestado pela empresa de manutenção de elevador.

Quando a manutenção dos elevadores não é bem realizada, os gastos são maiores e a segurança dos moradores fica em risco.

Por isso é muito importante ficar atento a certos detalhes que evidenciam que o serviço não está de acordo.

E para isso preparei um material mostrando quais os principais pontos você deve observar na manutenção dos elevadores, só clicar aqui:

◊   Como Avaliar a Manutenção dos Elevadores Foi Feita Corretamente

Comments (2)

  1. agradeço pelas informações preliminares, importantes.

    Se puderem responderem, eu agraço, qual é o risco e qual o procedimento correto, caso a água do POÇO DO ELEVADOR for decorrente de MINA?

    1. Boa tarde Célio,
      Para este caso o condomínio deve encontrar uma solução, talvez fazer a retirada dessa água com uma bomba. Dependendo da gravidade talvez seja necessário contratar um engenheiro para analisar o caso. A solução mais comum é fazer a impermeabilização adequada da parede e do chão. O prédio já existia e a mina começou a infiltrar no poço do elevador?
      Um abraço,
      Rodrigo Arbache.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This