limpeza do elevador

A limpeza dos elevadores é um aspecto muito importante na conservação de um edifício.

Como o elevador é uma parte do edifício em que sempre está transportando pessoas, a limpeza dos elevadores deve ser uma prioridade por motivos de manutenção, bem como higiene, conforto ou qualidade de vida.

Nesse material te mostro como deve ser feita a limpeza do elevador, as principais dicas para limpar elevadores de inox, qual a responsabilidade da empresa de manutenção de elevadores na limpeza do equipamento e o que você jamais deve fazer na limpeza dos elevadores.

Vamos lá!

Como os elevadores devem ser limpos?

A única parte que você pode limpar é a cabine do elevador, que dividi da seguinte maneira:

Paredes e porta

Na maioria dos casos, as paredes e a porta de um elevador são feitas de aço inoxidável, portanto a limpeza deste material deve ser feita com muito cuidado e atenção.

Para obter um resultado ideal, perfeito e brilhante, o ideal é sempre revisar com um pano de microfibra, especialmente com um pouco de água ou em um produto específico para o aço.

Durante todo o dia, manchas podem ser formadas, especialmente impressões digitais, sendo uma das áreas mais afetadas.

Nesse caso, o uso de produtos neutros específicos é uma opção a ser considerada.

O aço inoxidável deve ser limpo com sabão neutro e água quente. No final da lavagem, deve ser seco com um pano limpo.

Nunca se deve usar esponjas, lâminas, esfregões de aço ou outro tipo de objectos que possam danificar este material.

Pisos e Espelhos

Tanto os pisos como os espelhos de um elevador são um dos elementos em que mais sujeira é exposta, por isso é outra área em que a atenção ao pagamento deve ser máxima.

Para o piso, devem ser aplicados produtos adequados e, no caso de espelhos, o mesmo método de limpeza de janelas deve ser realizado com um limpador de vidros básico.

Um bom limpa vidros e um pano microfibras deve resolver o problema.

Luzes e botões

Para ambas as luzes e os botões do elevador, é normal usar um pano úmido em vez de aplicar um produto que seja corrosivo e possa danificar sua operação.

Os botões devem ser limpos com um desengordurante que não tenha soda cáustica. Deve-se tomar muito cuidado na limpeza da botoeira e seus botões para evitar o risco de queimar algum componente.

Trilhos

Ao limpar um elevador, os elementos mais visíveis são os espelhos, pisos, portas ou botões.

No entanto, é importante ter em mente que a limpeza dos trilhos da porta é muito importante.

Por quê?

Porque é fácil para a sujeira ficar embutida neles. Se eles não forem mantidos limpos, eles ficarão entupidos, fazendo com que o elevador possa ter problemas em seu funcionamento.

O acesso para eliminar essa sujeira é complicado, por isso é conveniente usar uma escova, e depois usar um aspirador de pó que consegue sugar todo tipo de sujeira embutida.

Dica: Escolha um horário em que o elevador é menos utilizado para limpa-lo. Geralmente os horários de pico são de manhã cedo, no horário do almoço e depois no fim da tarde.

O que você JAMAIS deve fazer na limpeza dos elevadores

Entendido como deve ser feita a limpeza do elevador, você precisa saber que existem algumas coisas que você não pode fazer.

Limpar o elevador com água

A primeira coisa que deve ter em mente quando for limpar o elevador é que estamos lidando com materiais que enferrujam.

Limpar o elevador com água e jogar essa água pela fresta do elevador e do pavimento é um dos grandes erros que danificam o elevador.

Ao jogar água pela fresta do elevador, ela vai cair nos componentes e no poço do elevador, danificando o equipamento.

Sempre que for limpar o elevador, use panos úmidos. E se estiver com um balde de água, muito cuidado para não deixar ele virar.

Limpar os equipamentos na casa de máquinas

Essa é uma função que cabe única e exclusivamente a empresa de manutenção que presta serviço nos elevadores.

Realizar a limpeza desses componentes pode ser perigoso, tanto para você quanto para quem vai usar o elevador.

Qual a função da empresa de manutenção na limpeza dos elevadores?

Muitas pessoas não sabem, mas é parte do serviço da empresa de manutenção de elevadores realizar a limpeza dos componentes periodicamente.

Os componentes do elevador devem ser limpos para que sua vida útil seja maior e que o equipamento funcione de acordo.

Cabe a empresa de manutenção cuidar da limpeza da casa de máquinas do elevador e de todos seus componetes que ali estão.

Deve também limpar a parte externa da cabine do elevador e todos seus componentes que não estão visíveis para os passageiros.

A limpeza do poço do elevador também é fundamental. Todo mês o técnico deve verificar e realizar a limpeza do poço.

Uma dica importante

Uma excelente maneira de avaliar como está o serviço da empresa de manutenção é através da limpeza que o técnico faz nos componentes.

Por mais que não seja o principal critério para se avaliar a manutenção, a limpeza do equipamento mostra como a empresa cuida do elevador.

Afinal de contas, se o serviço mais básico não está sendo realizado de acordo, será que os mais complexos estão sendo feitos?

Por isso aconselho que uma pessoa do condomínio – geralmente o zelador – acompanhe o técnico para ver como está sendo feito o serviço.

Na hora que o técnico for no poço, veja como está a situação. Quando ele estiver na casa de máquinas, veja se tem muita poeira nos equipamentos.

Esse já é um importante indício da qualidade do serviço.

Se quiser saber mais sobre como avaliar se a empresa de manutenção de elevadores está realizando um bom serviço, veja esse material que preparei:

◊   Como avaliar se a manutenção do elevador está de acordo?

Conclusão

Assim, a limpeza dos elevadores deve, portanto, ser uma prioridade nos centros residenciais, comerciais, industriais e de saúde. Fazê-lo da maneira certa pode poupar muitos problemas e dinheiro.

Ter um elevador com uma boa aparência e com uma excelente limpeza gera uma boa impressão entre os moradores de um edifício residencial e os usuários em um prédio comercial.

Para edifícios mais antigos, geralmente a cabine do elevador fica com a aparência desatualizada.

Elevadores mais antigos costumam ficar esteticamente ultrapassados, e o que muitos condomínios fazem é o embelezamento do elevador.

Esse serviço é basicamente a reforma da cabine do elevador, onde é feita a troca do piso, do teto, espelho e botoeira, tornando sua aparência mais moderna.

O que traz ao condomínio uma aparência melhor e mais adequada, preparei um post onde explico quanto custa, como é feito e qual o momento ideal para se realizar. Veja em:

◊   Embelezamento de elevadores – O que é, quanto custa e quando realizar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Problemas com os elevadores?

Receba 3 Orçamentos Gratuitos de Empresas Selecionadas!
TENHO INTERESSE!
MeuElevador.com
close-link
Share This