limpeza e conservação de condomínio

Limpeza e conservação do condomínio: Saiba agora como organizar!

A conservação de condomínio e sua limpeza é um fator muito importante para a qualidade de vida nesse tipo de moradia, seja do ponto de vista estético ou funcional, podendo diminuir problemas com infiltrações e até mesmo aumentar a segurança (impedindo acidentes ocasionados a partir de uma má manutenção das instalações elétricas, por exemplo).

Para falar sobre a importância desse processo, preparei este texto especialmente para você. Por isso separei nos seguntes tópicos:

Começo explicando como organizar a limpeza do condomínio, mostro para que serve a conservação do condomínio e, por fim, falo da sua importância e porque uma gestão de condomínio deve priorizá-la em sua administração. Confira!

Como organizar a limpeza e conservação do condomínio?

Para que o condomínio tenha a limpeza de acordo e mantenha sua conservação, é sempre importante que haja uma rotina de limpeza. Um cronograma irá ajudar os funcionários a realizarem o serviço de limpeza do condomínio de uma forma mais eficiente. Por isso separei quando deve ser feita a limpeza do condomínio:

como organizar a limpeza do condomínio

Diariamente:

  • Retirada do lixo (respeitando a coleta seletiva);
  • Desinfecção dos banheiros, sauna e vestiários;
  • Limpeza das áreas internas dos elevadores e do hall de entrada;
  • Aspiração de áreas acarpetadas e retirada de poeira de móveis;
  • Limpeza da calçada (com vassoura).

Semanalmente:

  • Higienização de bebedouros;
  • Limpeza dos aparelhos telefônicos;
  • Limpeza dos corredores.

Quinzenalmente:

  • Higienização de portas, maçanetas e vidraças;
  • Limpeza dos vidros da portaria e áreas comuns;
  • Limpeza da sala de máquinas.

Mensalmente:

  • Limpeza das paredes internas;
  • Limpeza das áreas de estacionamento;
  • Escadas de emergência e corrimãos;
  • Limpeza do salão de festas, se não for muito usado;
  • Limpeza das janelas externas das áreas comuns.

Semestralmente:

  • Retirada de sujeiras de partes estruturais, tubulações e telhado;
  • limpeza da fachada do condomínio;
  • limpeza da caixa d’água em sua parte interna.

Sempre é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o condomínio, muitas vezes determinadas partes precisam de uma maior limpeza que outras. Por isso, cabe a você ficar atento para determinar se o cronograma de limpeza que você montou é suficiente para manter a limpeza do condomínio ou não.

Limpeza nas áreas comuns do condomínio

Para que o condomínio tenha todas suas áreas limpas e conservadas, separei o que deve ser feito em cada uma delas para você organizar o roteiro de limpeza em seu condomínio.

Hall

No hall do condomínio é recomendada a limpeza diária, sendo o melhor horário de 14h às 16h, já que o movimento de moradores nessas horas é menor. Já nos finais de semana é mais recomendado no período da manhã.

Elevadores

Assim como no hall de entrada, a limpeza deve ser diária e feita no período da tarde, quando o circulação de pessoas é menor. É sempre interessante deixar um dos elevadores livres para o uso dos moradores.

O ideal é que a limpeza dos elevadores seja feita junto com a limpeza do hall, assim a área de maior circulação dos moradores ficará sempre limpa e ainda se economiza tempo.

Piscina

A limpeza da piscina deve ser feita durante todo o ano e não apenas no verão. A água do local deve ser filtrada diariamente. Em relação ao controle do cloro, o ideal é que seja realizado a cada dois dias. A limpeza do filtro e das bordas, o uso de algicidas e a aspiração é recomendade ser feita uma vez por semana.

Dependendo da utilização dos moradores, pode ser necessário limpar e organizar a área com uma frequência maior, especialmente no verão.

Espaço para pets

A área precisa ser limpa de acordo com a utilização e o tamanho da área destinada aos animais. Lembrando que é fundamental que os moradores façam a sua parte, recolhendo as fezes dos animais e respeitando as regras de convivência nas áreas do condomínio.

Áreas verdes para lazer

Quanto as áreas verdes, é interessante que um jardineiro faça as podas, cuide dos jardins e da grama. Muitas vezes esse serviço pode ser mensal ou até mesmo em maiores espaços de tempo, dependendo de como é o seu condomínio.

Dicas para a limpeza do condomínio

Fazer compras semestrais ou até mesmo anuais pode ser interessante para consguir bons descontos, ainda mais se tiver algum local para estocá-los.

Tenha um site incrívelPowered by Rock Convert

Os funcionários da limpeza são os melhores indicadores para chegar à quantidade ideal na hora de comprar produtos, consulte-os sempre.

Economizar água é sempre fundamental, por isso não use água para limpar calçadas do condomínio. Captar água de chuva pode ser uma saída interessante e sustentável.

Papel do zelador na limpeza do condomínio

O zelador tem uma função importante na limpeza do condomínio. Cabe ao zelador fiscalizar como está sendo feita a limpeza do condomínio, além de controlar os materiais de limpeza que estão sendo utilizados. Não é papel do zelador realizar a limpeza do condomínio, a limpeza deve ser realizada por um funcionário contratado para tal função.

Preparei um post onde explico quais são todas as funções exercidas pelo zelador em condomínio:

◊   Quais as funções de um excelente zelador de condomínio?

Para que serve a conservação de um condomínio?

A conversação de um condomínio serve para mantê-lo, basicamente, com as mesmas condições físicas de quando ele foi executado. Realizar esse trabalho aumenta a sua longevidade e, consequentemente, diminui os gastos pontuais com obras e reformas no futuro.

Confira agora os principais efeitos práticos que a conservação garante ao condomínio.

Minimização de deterioração

A deterioração é um processo natural, que acontece em todas as obras construídas pelo homem. Esse processo se dá pela interferência de meios externos e intempéries, como a chuva, o sol, a maresia, a umidade, entre outros. Com a conservação, essas interferências externas são contidas e o processo de deterioração é desacelerado.

Manutenção das boas condições físicas e de higiene do condomínio

A conservação também mantém as boas condições físicas e de higiene do imóvel, aumentando a qualidade visual do condomínio e também a higiene, ao evitar a proliferação de insetos e animais nocivos à saúde humana, como baratas, pombos e ratos.

Valorização do imóvel

Um imóvel bem conversado aumenta de forma satisfatória o seu valor de mercado. O resultado é o mesmo quando o imóvel está inserido em um condomínio bem organizado, limpo e conservado, pois essas impressões são passadas às pessoas e possíveis compradores após uma rápida visita.

Aumento da qualidade de vida dos moradores

O aumento da qualidade de vida dos moradores está ligado diretamente a fatores subjetivos e objetivos. Como fatores subjetivos, podemos citar o fato do morador gostar esteticamente do condomínio e de sua fachada, de suas áreas verdes, entre outros. Como fatores objetivos, podemos citar a higiene, qualidade da água, entre outras questões.

Aumento da segurança

Com a execução da conservação de condomínio, aumenta, além da qualidade de vida, a segurança para os moradores. Isso porque boa parte dos acidentes envolvendo condomínios se dá por conta da má instalação e manutenção de instalações elétricas e hidro sanitárias. Dessa forma, é necessário, além da manutenção regular, conservar essas instalações — a fim de garantir mais segurança, além de evitar futuros gastos com o quebra-quebra dos consertos.

Por que é importante se preocupar com essa questão?  

Para que se faça uma boa gestão e administração de condomínio, é fundamental que se pense a longo prazo. E um dos meios para garantir essa questão é realizando a conservação, manutenção e limpeza do condomínio constantemente — tanto de valores estéticos, como áreas verdes, quanto de aspectos funcionais, como garagens, elevadores, instalações, entre outros.

Conclusão

Sendo assim, a limpeza e a conservação de condomínio é um tema essencial, pois segue a máxima do velho ditado popular que diz que “é melhor prevenir do que remediar”. Comece a usar essa técnica agora mesmo e garanta ao seu condomínio mais eficiência e qualidade de vida!

Agora que você já sabe a importância da conservação de áreas comuns e como realizar a limpeza do condomínio, confira nosso texto sobre a terceirização de serviços para o condomínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima