tarefas do zelador

A segurança e o bem-estar pessoal caminham lado a lado e, quando transferimos esses quesitos para um conjunto de pessoas, tomam uma dimensão mais abrangente.

Se você é responsável por zelar pelos bens patrimoniais de forma que os usuários sintam-se confortáveis e confiantes, este texto foi escrito para auxiliar suas atividades e demonstrar a importância delas.

É fundamental que você saiba o quanto as tarefas do zelador impactam os ambientes de acesso comum e a relevância da prevenção a fim de impedir gastos desnecessários ou até mesmo acidentes.

Separei esse material da seguinte maneira:

Continue a leitura e se torne um especialista no assunto!

Quais são, de fato, as tarefas do zelador?

Essa é uma função que requer um comportamento vigilante em todos os aspectos. Desde o acesso de pessoas e cargas, atividades dos funcionários — porteiros, agentes de limpeza, piscineiros, ascensoristas, manobristas, vigilantes, jardineiros — até a manutenção preventiva de equipamentos.

É um profissional que trabalha diretamente com o administrador responsável e precisa ter noções de bom funcionamento elétrico, hidráulico e telefônico para fazer apontamentos das irregularidades e acompanhar as manutenções.

O zelador precisa de muita disposição durante toda a sua jornada de trabalho, pois, mesmo que não possa impedir os problemas de acontecerem, poderá preveni-los implantando essa inspeção diária e percorrendo cada canto do condomínio.

Com gentileza e instinto preventivo, poderá, em conversas imparciais, levantar o grau de expectativas e satisfação dos moradores sobre os mais diversos serviços oferecidos pelo condomínio, repassando ao administrador para que este tenha elementos de pauta nas reuniões condominiais.

Checagem diária

Ao zelador, cabe uma rotina de acompanhamento diário de todas as atividades e é imprescindível que ele percorra todo o perímetro em vários momentos do dia para se antecipar aos acontecimentos.

Uma lâmpada queimada, por exemplo, pode dificultar o acesso de um morador à noite.

Com um trabalho de fiscalização diária e detecção antecipada, o nível de insatisfação e de ações emergenciais diminui.

Equipamentos como portões eletrônicos, elevadores e central de alarmes, que envolvem a segurança dos usuários, exigem uma atenção especial quanto ao funcionamento e à manutenção.

Outros equipamentos como bomba de água, temporizador de refletores, regadores automáticos e interfones precisam ter suas condições de funcionamento averiguadas cotidianamente para evitar dissabores com os usuários.

Gestão de pessoas

Entre as tarefas do zelador está uma das mais importantes, que é lidar com variados perfis de pessoas. Isso inclui administradores, moradores, fornecedores, funcionários e prestadores de serviços.

É importante ter a habilidade de comunicação e administração de conflitos. Todo e qualquer problema precisa ser bem relatado para tomada de decisão.

Cabe ao zelador exercer função de liderança para distribuição de tarefas de limpeza, controle de jornada e carga horária de funcionários, além de ser peça-chave na fiscalização e relacionamento adequado da equipe.

Junto do administrador responsável, o zelador pode ser convocado para auxiliar na escala de férias, compensações de horas e cobertura de licenças legais.

Para isso, é importante estar preparado e ter conhecimento da legislação trabalhista específica para o segmento.

Acompanhamento de prestação de serviços

Acompanhar de perto um serviço prestado é um comportamento obrigatório, ainda que não se tenha conhecimento aprofundado do que é realizado.

Esse acompanhamento auxilia na hora de interpretar orçamentos, laudos ou contratos com o administrador.

Essa é uma das tarefas do zelador que traz ganhos ao condomínio, proporcionando proteção e comodidade a cada morador, que se sentirá satisfeito em desembolsar sua taxa mensal em troca de um serviço de qualidade.

Todo o serviço de limpeza de caixas de água e de gordura, desentupimentos, recarga de extintores e reposição de gás são de responsabilidade do zelador, que deve, acima de tudo, ter um controle do prazo de validade e garantia dos serviços executados no condomínio.

O controle, além de demonstrar toda a capacidade de organização e zelo desse profissional, colabora para impedir que gastos desnecessários sejam dispendidos pelos condôminos.

Movimentação de pessoas

Já dissemos que a segurança é quesito importante no ambiente em que transitam variados tipos de pessoas e veículos e, ao zelador, cabe um olhar sempre atento sobre a movimentação.

Mesmo que haja na portaria a identificação de moradores, funcionários, visitantes e prestadores de serviços, toda a movimentação deve ter um acompanhamento próximo para evitar qualquer transtorno futuro.

Manter um protocolo de registro de prestação de serviços com nome da empresa e do técnico visitante facilita na hora de solicitar a garantia do serviço, retorno do profissional responsável e, ainda, identificação imediata em caso de algum problema detectado.

Controle de material e consumo

Embora o administrador tenha controle das compras realizadas e dos gastos de material e consumo, ao zelador cabe identificar desperdícios.

Se a conta de energia elétrica ao final do mês, por exemplo, apresenta valor diferente do consumo mensal, é importante estar atento a possíveis falhas em sistemas elétricos.

A correta utilização de produtos e materiais de limpeza também precisa de uma supervisão especial. Um funcionário novo, que não tenha conhecimento da estrutura, da forma de trabalho ou da quantidade utilizada, fatalmente contribuirá para o desperdício se não orientado corretamente.

Quais são as características desejáveis em um zelador?

O zelador é tido como um parceiro, um guardião amigo e é assim mesmo que você deve se sentir, pronto a auxiliar e orientar quem se aproxima.

Um zelador não é substituto do administrador responsável, mas seu braço direito e, por vezes, seus olhos atentos sobre todos os aspectos que envolvem a administração geral de serviços do condomínio.

O zelador não deve executar atividades para as quais não esteja preparado, mas poderá auxiliar em pequenos reparos e realizar acompanhamentos.

Para o exercício da função não é exigida uma formação específica, mas será muito bem-vindo seu conhecimento em segurança patrimonial, combate a incêndios e primeiros socorros.

Ter um comportamento técnico e proativo transfere ao administrador, ao morador e aos funcionários uma segurança importante para a caminhada diária. Organização, calma e planejamento são características essenciais ao perfil desse profissional multitarefas.

Acumulo de função zelador

Essa questão é de fundamental importância, tanto para o zelador, que acaba cumprindo mais funções do que cabe a ele, quanto para o condomínio, que pode ter multas trabalhistas.

Separei alguns pontos que geram mais dúvidas entre síndicos e zeladores.

O zelador pode fazer limpeza?

Uma dúvida frequente é se o zelador pode realizar o serviço de limpeza do condomínio. Essa questão vai depender de como está no contrato e o que diz a convenção coletiva da categoria na região em que está trabalhando.

Em certos condomínios o zelador já recebe um valor adicional justamente por ter que realizar mais funções.

O zelador pode entregar correspondência?

Sim.  Em empreendimentos menores, é comum que a divisão e distribuição de cartas sejam feitas pelo zelador ou porteiro. Estima-se que em um condomínio de pequeno porte essa tarefa tome cerca de uma a duas horas diárias do profissional.

É importante que as regras estejam estabelecidas no regimento interno do condomínio, e que qualquer alteração seja votada em assembleia.

Em condomínios maiores, geralmente as cartas comuns são destinadas aos escaninhos de cada unidade. Então, quando desejarem, os moradores podem ir ao local e retirar sua correspondência.

O zelador pode limpar a piscina?

Assim como no caso de limpeza do condomínio, o zelador pode realizar a limpeza da piscina, desde que tenha os devidos equipamento para o trabalho e que o valor

O zelador pode fazer serviço de pedreiro?

Para pequenos serviços o zelador pode sim executar essa tarefa, mas lembrando que esse tipo de serviço muitas vezes se caracteriza como acúmulo de função, então deverá receber de acordo com o serviço.

Em caso de obras maiores o zelador não deve realizar o serviço. O condomínio deve contratar empresas capacitadas para esse tipo de função.

Quantas horas trabalha um zelador?

A jornada de trabalho de um zelador é geralmente de 44 horas semanais, de segunda a sexta-feira ou de segunda a sábado.

O zelador tem o direito a hora extra e recebe a partir do momento em que o horário estipulado for ultrapassado.

Você gostou de saber um pouco mais sobre a importância das tarefas do zelador? Então continue com a visita por nosso blog, leia agora mesmo o texto “Manutenção de elevadores: a importância de avaliar o que se paga” e desenvolva ainda mais seus conhecimentos!

Comments (11)

  1. Muito bom , ficou bem detalhado sobre as funções de um zelador.
    Hoje eu exerço a função de manutenção predial e tenho a intenção de me tornar um zelador.
    Essas informações me deram mais força para que eu possa atingir o meu objetivo.
    Muito obrigado

    1. Mário, é um prazer!! Feliz em termos te ajudado. Conte conosco! Um abraço!

    2. Estou na mesma situação que você..
      .

  2. Boa tarde sou zeladora e tenho problemas com a comunicação com porteiros e auxiliares como tenho que agir com eles. Obrigada

  3. Eu gostaria de saber se nas atribuições como zelador ,diz que o zelador tem que fazer tampas de concreto para os bueiros,ou diz que tenho que pintar todos os blocos de um condomínio, pois aqui são 19 blocos de 4 andares,,pois aqui eu faço muita coisa que em outros lugares por onde passei não fiz, por favor me responda.

  4. sou zelador de condominio a empresa que estava eu trabalhando me mandou embora porque eles me colocaram pra fazer concreto fora do condomínio como não sou servente de pedreiro foi certo a atitude deles comigo? Eu sendo um zelador acredito eu quero foi desvio de função.

    1. Olá Claudio,
      Exatamente, não cabe ao zelador do prédio exercer tal função.
      Um abraço!

  5. Bom dia aqui e o Gilson trabalho na função de zelador a mais de vinte anos como faço para concorrer a uma das vagas de zelador

  6. o selador tem que selar da aria selador nao faz serviso de pintura anao ser que ele seja um pimtor profficional mas tampa de bueiro eu posso fazer e muito mas

  7. ola bom dia. o zelador quando ele e contratado pra trabalhar em um condominio ele pode limpar a piscina e cuidar das prantas .por que onde eu moro a sindica nao deixa o zelador limpar .ela fala que nao e trabalho do zelador.mais ele ganha como acumulo de funcao.eu acho por motivo que ele ja ganha como acomulo de funcao deveria sim limpar a piscina . ela fala que nao

    1. Olá Severino,
      Realmente não é função do zelador realizar a limpeza. Nesse caso que ele ganha um valor maior como acumulo de função você deve saber sobre qual serviço. Se ele recebe para realizar outros serviços então a síndica está correta, se for para limpeza, nesse caso seria função dele.
      Espero que tenha te ajudado.
      Um grande abraço,
      Rodrigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This