Normas de condomínio

Normas de condomínio: saiba quais são as regras de convivência

Uma boa convivência é a chave para o aumento do conforto e a qualidade de vida, seja em espaços públicos, locais de trabalho ou, até mesmo, em condomínios. Embora não seja uma tarefa simples, devido à complexidade das relações humanas, há diversos mecanismos que garantem uma boa convivência em um condomínio. O principal deles é estabelecer normas de condomínio, a fim de garantir paz e harmonia entre os condôminos.

Entre essas normas, destacam-se aquelas que aplicam a segurança, sobre circulação de animais domésticos no interior do condômino, barulho, uso de elevadores e área de lazer, local e horário para colocar o lixo na lixeira, uso da garagem, entre outras.

Nesse post aponto todas as regras sobre cada um desses tópicos. Por fim, é importante que você saiba o papel do síndico para o estabelecimento dessas regras e normaalém de explicar qual a importância das normas de condomínio. Acompanhe!

Quais são as principais normas de condomínio?

Agora falo sobre as principais áreas onde se necessita estabelecer normas de condomínio e quais regras você adotar para cada uma delas.

Segurança

A segurança é um tema que, cada vez mais, se torna essencial para o debate em nossa sociedade, e não é diferente nos condomínios. É necessário criar mecanismos para impedir que problemas envolvendo a segurança ocorram no interior destes espaços.

Entre as regras que podem ser adotadas, destacam-se: identificação e cadastro de todos que entram no condomínio, sejam eles moradores, visitantes ou funcionários. Quando houver encomendas e entregas delivery, o condômino deve ir até a portaria receber o seu produto, impedindo que os entregadores tenham acesso aos apartamentos e ao interior do condomínio.

E quando falo em segurança, também estou me referindo aos acidentes que podem acontecer por causa de uma manutenção mal realizada, em relação a inspeção dos para-raios ou da falha do sistema anti-incêndio.

Por isso é interessante que você veja esse post que explico 6 dicas sobre como garantir, de uma forma simples e eficaz, a proteção e conforto que seu condomínio necessita:

◊   Segurança em condomínio: 6 dicas que você precisa conhecer

Animais domésticos

Animais domésticos estão cada vez mais comuns, e os espaços estão cada vez mais abertos a recebê-los. Entretanto, é importante que algumas regras sejam estabelecidas para permitir uma boa convivência entre os moradores e os animais e, até mesmo, entre os diferentes animais domésticos existentes no condomínio.

Entre as regras passíveis de serem adotadas, destacam-se: garantir que os animais domésticos circulem sempre acompanhados de seus donos pelo condomínio. Deve-se priorizar as entradas de serviço para levar os animais para a área de lazer (caso seja permitido) ou a rua, evitando que entrem em contato com os demais ou moradores alérgicos.

Lembrando que as regras determinadas para uma melhor convivência entre os moradores e animais em condominio nas áreas comuns devem estar presentes no regimento interno do condomínio.

Barulho

O barulho constante é uma das maiores causas de estresse nos grandes centros urbanos. Nos condomínios, isso não poderia ser diferente. Várias medidas são tomadas para amenizar essa questão, como a utilização de materiais com boa acústica nas áreas comuns.

Entretanto, boa parte do sucesso em garantir um condomínio silencioso se dá na aplicação de regras de convivência para garantir níveis de ruídos aceitáveis em horas previamente estabelecidas.

Preparei um post em que explico como o síndico pode acbar de uma vez por todas com esse problema no condomínio, veja em:

◊   Barulho em Condomínio – Como acabar com esse problema?  

Entre as principais regras a serem adotadas, destacam-se: estabelecer horários em que seja permitida música alta nas áreas do condomínio; aplicar multas, caso as regras não sejam respeitadas; coibir o uso de áreas de lazer, como a piscina, nos períodos noturnos.

Elevadores

Para que os elevadores sejam usados de forma eficiente e garantir uma boa convivência, é importante que equipamentos e compras sejam transportados pelo elevador de serviço.

Algumas outras dicas como não forçar a porta, não jogar objetos no vão do elevador e repseitaar a capacidade máxima do elevador vão garantir uma melhor convivência entre os condôminos, além de aumentar a vida útil do elevador, gerando menores gastos com uma manutenção corretiva.

Recomendo a leitura desse texto onde mostro quais são as principais dicas de segurança no elevador do seu condomínio:

Powered by Rock Convert

◊   Conheça 9 dicas importantes de segurança no elevador

Áreas de lazer

As áreas de lazer do condomínio precisam ter seus usos permitidos pré-estabelecidos, informados e divulgados, por meio de avisos nos locais. É necessário, também, que sejam estabelecidos horários em que a área pode ser utilizada. O mau uso dessas áreas deve ser coibido, seja com advertências verbais, seja com a aplicação de multas.

A limpeza das áreas de lazer também geram grande impacto na maneira como os condôminos irão agir nesses locais. Um local limpo e bem conservado é um fator muito importante para a qualidade de vida nesse tipo de moradia.

Lixo

Além dos inconvenientes que podem ser gerados, o lixo é uma questão de saúde — como a proliferação de ratos e baratas e liberação do odor. Para que esses malefícios sejam evitados, o lixo deve receber uma destinação correta em dias e locais adequados, imposto por meio de uma regra, e transportado preferencialmente pelas circulações de serviços.

Garagem e estacionamento

As vagas de garagem para os moradores e o estacionamento para os visitantes devem ser divididos. Caso algum morador não respeitar as regras quanto ao uso das vagas, ele deve receber advertência verbal e, se o caso persistir, é necessário que se apliquem multas.

As vagas de garagem podem ser uma grande dor de cabeça para o síndico, são inúmeros os conflitos e dúvidas que surgem. Como definir a distribuição das vagas de garagem, quantas vagas devem ser destinadas aos deficientes físicos ou o que fazer em caso de batida na garagem são questões que se não forem bem resolvidas pelo síndico irão atrapalhar consideravelmente a boa convivência entre os condôminos.

Se você ficou em dúvida nessas questões, não deixe de ver o post onde explico tudo isso e ainda mostro os principais problemas que acontecem na garagem em condomínio e como fazer para solucioná-los, veja em:

◊   Garagem em Condomínio: O que você precisa saber a respeito?

Reformas

Reformas fazem parte da vida de um condomínio. Entretanto, para que elas ocorram, é importante tomar cuidado para que prejudiquem a segurança de todo o condomínio. Exija que as reformas realizadas nos apartamentos sejam feitas de forma responsável, com assinatura de um um engenheiro ou um arquiteto.

Estabeleça horários permitidos para que a obra aconteça (dê preferência para o período das 9h às 18h). Os materiais de construção devem ser transportados pelos elevadores de serviço.

Reuniões

As reuniões são essenciais para uma boa administração de condomínio, pois elas são a principal via de comunicação entre a gestão e os condôminos. Para que elas sejam feitas de forma eficiente, é necessário que se sigam regras, como estabelecimento de horários e respeito à pauta da reunião.

As assembleias em condomínio devem ser sempre claras e objetivas, assim você garante que os assuntos pautados sejam discutidos e que não se perca tempo com assuntos meno relevantes.

Qual é a importância e o papel do síndico para estabelecer as regras de convivência em um condomínio?

O síndico tem papel fundamental para estabelecimento dessas regras. Ele deve ouvir os condomínios e, juntamente com a sua administração, pensar nas melhores alternativas a fim de mitigar os problemas de convivência interna, melhorando a qualidade de vida no condomínio e, consequentemente, a sua gestão. Vale ressaltar que as regras precisam ser debatidas em assembleias, antes de sua aprovação.

Para que isso ocorra, além de estabelecer as regras, o síndico deve disponibilizar o regulamento para os condôminos, seja por via impressa ou online. Por fim, é importante que se incentive o diálogo para a resolução de conflitos, deixando que medidas drásticas sejam tomadas somente em último caso.

A comunicação entre o síndico e os moradores deve ser a mais clara possível, assim você garante que tudo está sendo feito de acordo e que os moradores estão informados quanto as normas do condomínio. A comunicação do síndico é tão importante para uma excelente gestão que preparei um post falando sobre esse tema:

◊   7 dicas de ouro sobre como melhorar a comunicação do condomínio

Qual é a importância de conhecer e seguir normas e regras de boa convivência no condomínio?

Como já falamos, a boa convivência é um pilar fundamental para a harmonia, a qualidade de vida e o conforto dentro de ambientes, incluindo o condomínio. Para que essa boa convivência seja alcançada, não basta apenas que exista uma boa intenção entre os moradores, mas que se tenham normas claras e objetivas sobre os usos dos espaços, criando uma disciplina saudável na vida cotidiana do condomínio.

Entretanto, apenas criar normas não é suficiente. É importante que elas sejam seguidas. Para que isso ocorra, é importante que elas sejam divulgadas e os condôminos tenham suas dúvidas esclarecidas sobre o assunto e o processo, além de criar mecanismos de advertência para os possíveis descumprimentos.

Conclusão

Sendo assim, as normas de condomínio têm papel fundamental para uma boa convivência nestes espaços. Além de criar boas regras, o síndico deve incentivá-las e divulgá-las. É importante ressaltar que elas devem ser elaboradas, preferencialmente, de forma participativa, pois, dessa forma, os condôminos tendem a respeitá-la ainda mais.

Agora que você conhece as regras de convivência ideais em um condomínio e a forma como elas devem ser aplicadas, veja um novo post sobre gestão de condomínio transparente que preparei:

◊   Afinal, como fazer uma gestão transparente de condomínio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima