gestão transparente de condomínio

Fábio se tornou síndico do seu condomínio recentemente. Entretanto, ele percebeu que a pessoa que ocupava o cargo anteriormente não fazia uma gestão transparente com os moradores, tomando decisões sem consultar os demais, o que gerava muitas dúvidas e confusões.

Ao presenciar essa situação, Fábio decidiu se tornar um síndico exemplar, porém não sabe exatamente como fazer isso, pois nunca realizou algo parecido anteriormente. No texto de hoje, você e o Fábio aprenderão como fazer uma boa e transparente gestão de condomínio, sabendo balancear os custos e manter o contato com os moradores.

O que é uma gestão transparente?

Uma gestão transparente é aquela em que tanto os condôminos quando o gestor conseguem ter confiança uns nos outros, pois há comprometimento, responsabilidade e transparência e ambos os lados.

É importante que o síndico tome a iniciativa de procurar as melhores soluções para os problemas do local.

Porém, é preciso que ele comunique e peça direcionamento dos demais moradores, pois, além de estarem pagando um valor considerável para morar em um local seguro e com boas condições, também serão diretamente afetados pelas mudanças que podem ocorrer.

Também é importante lembrar que o síndico e conselheiros do condomínio foram escolhidos de forma direta, por meio de votação pelos condôminos, e nada mais justo do que fazer gestão que também os envolva diretamente, e não apenas tome ações por conta própria.

O significado de liderança tem mudado bastante nos últimos anos. Atualmente, líderes que são vistos como pessoas distantes e pouco se relacionam com os seus funcionários são tidos como chefes ruins, pois colocam um grande peso em cima de seus trabalhadores.

Essa atitude faz com que não exista entendimento do trabalho de ambas as partes e nem uma conexão, mesmo o ofício de ambos sendo diretamente ligados para o crescimento da corporação.

Hoje em dia se preza pelo líder que procura estar presente no dia a dia da empresa, conversando e analisando com os demais funcionários as suas metas e objetivos, além de planejarem juntos estratégias para que todos possam crescer.

Uma gestão transparente deve ser um dos pilares do sucesso e manutenção do local de moradia, pois você lidará diretamente com os inquilinos, que esperam que você entregue resultados e satisfações financeiras.

Como realizar uma gestão transparente de condomínio?

Não adianta apenas prometer uma boa gestão na época de eleição do condomínio: é preciso colocar em prática e se esforçar para manter a boa qualidade do condomínio e a felicidade dos condôminos. Por isso, confira agora algumas dicas do que fazer para promover uma gestão transparente.

Gestão transparente de condomínio

Realizar assembleias regulares e objetivas

Procure realizar reuniões com os conselheiros e moradores de forma semanal ou mensal, em um horário em que dê para que todos (ou a maioria) possam comparecer.

É importante que você utilize esses eventos para descobrir quais as exigências e ideias que os condôminos têm para a melhoria do local, assim como apresentar as suas próprias propostas e explicar de maneira didática e simples quais os seus benefícios para a comunidade.

Realizar prestação de contas

Como falado anteriormente, os moradores precisam saber onde o dinheiro recebido pelo condomínio está sendo usado. Afinal, é esse o principal propósito da taxa de condomínio: garantir a manutenção de todo o espaço.

Esclareça de forma mensal (preferencialmente nas reuniões ou em cartazes colados em murais) os gastos referentes ao pagamento de contas, funcionários, manutenção de jardins e locais abertos, concertos e reparos etc.

Ter sempre horários disponíveis

Nem todos os moradores estarão disponíveis para participar de todos os encontros, por isso, se planeje e tenha um horário em que estará disponível para tirar dúvidas e ouvir reclamações ou ideias. Se possível, tenha sempre um caderno em mãos para anotar tudo e verificar com a assembleia o que pode ser mudado ou não no condomínio.

Assim, avise os condôminos que determinado dia da semana, em certo horário, você estará resolvendo as questões do condomínio e estará disponível para eventuais dúvidas, reclamações e sugestões.

Permitir acesso aos dados do condomínio

Algumas pessoas ainda se sentirão inseguras com relação ao andamento da administração ou querem verificar se o dinheiro da taxa do condomínio está realmente sendo usado como você diz ser.

Por isso, não relute em mostrar informações e recibos referentes às contas do condomínio. Com isso, em pouco tempo todos os condôminos vão passar a confiar mais em você e nas suas ideias.

Fazer com que os moradores se sintam realmente importante e presentes no que diz respeito à gestão do local é uma ótima forma de promover o trabalho em equipe da comunidade e garantir uma gestão transparente e verdadeira efetiva para todos os setores do condomínio.

Comunique

A melhor maneira para se ter uma gestão transparente é através da comunicação.

A comunicação em um condomínio é essencial para a manutenção da harmonia entre todos os envolvidos. A regra é básica: assim como em qualquer outra relação humana, como uma amizade ou um casamento, quanto melhor a comunicação, melhor a convivência.

Ter um canal de comunicação oficial irá deixar tudo muito mais transparente e fácil.

Pensando nisso preparei um post onde mostro como você pode melhorar a sua comunicação com os condôminos, recomendo a leitura em:

◊   7 Dicas de Ouro Sobre como Melhorar a Comunicação do Condomínio

Qual a importância de uma gestão transparente?

Uma gestão transparente de condomínio deve ser mais do que uma obrigação e sim como uma questão de eficiência. Apesar de não ser uma tarefa fácil, ainda mais se for um morador que não receba o salário, tendo então que arcar com o gerenciamento do local e com o seu próprio emprego.

Além disso, a principal importância de uma boa gestão é garantir a confiança dos moradores com o síndico, já que ele administrará um dinheiro que não é dele, mas que deve ser usado em benefício da comunidade que mora naquele local.

Além disso, esse tipo de gestão diminui problemas na comunicação e atritos envolvendo os condôminos e a gerência do local. Eles até mesmo podem ajudar a administrar o condomínio, sendo uma mão de obra bastante útil e barata, além de promover a interação de toda a comunidade.

Quando os moradores ficam mais presentes na administração do local, eles se tornam mais conscientes de que suas próprias ações que possam prejudicar o funcionamento do local.

Algumas dessas ações são: não sujar os locais de convívio social, utilizar os aparelhos de uso comum com maior cuidado para evitar gastos com concertos ou até mesmo fazer os reparos por conta própria.

E então, está pronto para colocar em práticas as dicas e conhecimentos apresentados neste texto e fazer uma gestão transparente de condomínio? Lembre-se de que a palavra-chave para esse tipo de planejamento é o diálogo com o restante da equipe de gerência do local e com os moradores.

Gostou do texto? Então, confira mais dicas de como aprimorar a gestão do seu condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This