O condômino inadimplente pode ser síndico do condomínio

Uma situação complicada e que acontece em muitos edifícios é a inadimplência em condomínio. Por diversos motivos moradores acabam deixando de pagar o condomínio, gerando muita dor de cabeça para a comunidade e para o síndico, além de várias dúvidas. Por isso vou explicar algumas delas.

O condômino inadimplente, de acordo com o Art. 1.348 do Código Civil, não pode ser síndico do condomínio, uma vez que não cumpre com os deveres a ser cumpridos. Está presente no Art. 1.335 do Código Civil a proibição da participação de condôminos inadimplentes de votar e participar de assembleia do condomínio. Dessa maneira o morador inadimplente não pode ser síndico, além de ser vetada sua participação na votação para síndico.

Art. 1.348. Compete ao síndico: cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia;

Art. 1.335. São direitos do condômino: (…) III – votar nas deliberações da assembleia e delas participar, estando quite.

É sempre importante reforçar que um condômino inadimplente seria uma situação, no mínimo, contraditória. Um dos deveres do síndico é justamente o combate a inadimplência no condomínio.

Logo, seria insustentável que esse síndico inadimplente cumprisse com suas obrigações perante o condomínio.

Mas essa não é a única dúvida entre síndicos e moradores quando o assunto é inadimplência em condomínio.

O condômino inadimplente pode ser conselheiro do condomínio?

Quanto ao conselho fiscal do condomínio, não há um artigo no Código Civil que diga se é permitido ou não o conselho ser composto por moradores inadimplentes. Geralmente, a determinação de quem pode fazer parte do conselho fiscal do condomínio está presente na convenção do condominio.

Se é ou não aconselhável é preciso analisar alguns pontos: É um devedor contumaz? A assembleia está sabendo da inadimplência? Pode haver troca de favores?

O condomínio deve estar sempre atento a essas questões, pois são os conselheiros fiscais do condomínio que irão auditar as contas do síndico.

O condômino inadimplente pode votar ou participar da assembleia?

Conforme mencionei acima, de acordo com o Art. 1335 do Código Civil, o condômino inadimplente não tem direito a voto em assembleia. Também fica vetada sua participação das assembleias condominiais, mesmo que em alguns condomínios o condômino inadimplente participe da assembleia e não tenha direito a voto, a justiça determina que o inadimplente não deve participar.

Nesses casos é sempre bom ter cuidado e bom senso ao proibir a participação do inadimplente na assembleia do condomínio, já que caso se tenha alguma calúnia, injúria ou difamação contra esse participante ele poderá entrar com um processo e exigir uma indenização por dano moral.

Condômino inadimplente pode usar as áreas comuns do condomínio?

Somente o fato do morador ser inadimplente no condomínio não pode impedir que use o salão de festas, a piscina, a área de churrasqueira ou qualquer outra área comum.

A aplicação das multas e dos juros sobre o valor da dívida já é a penalidade que o condômino inadimplente recebe por estar com o condomínio atrasado. Portanto, o síndico não pode proibir que o condômino use as áreas comuns do condomínio.

E o inadimplente que fez acordo, ele pode votar?

O inadimplente fez um acordo extra judicial com o condomínio, parcelou sua dívida e agora quer retomar sua participação na assembleia e ter direito ao voto, ele pode?

De acordo ainda com o Art. 1335 do Código Civil, o morador deve estar quite com o condomínio para poder votar e participar da assembleia do condomínio. Desse modo, o morador que parcelou sua dívida ainda não está quite com o condomínio, portanto, não pode votar.

Conclusão

Espero que tenha tirado algumas das principais dúvidas que surgem entre os síndicos e moradores quando falamos de inadimplência em condomínio. É importante ressaltar que o síndico deve sempre ter bom senso ao lidar com moradores inadimplentes.

E pensando nisso preparei um post em que explico como lidar com a inadimplência em condomínio, veja aqui:

◊   Você Sabe Como Lidar com Inadimplência em Condomínio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This