porque o elevador tem espelho

Por que elevadores tem espelhos?

Ao andar no elevador você já deve ter percebido que, na maioria deles, há espelhos, certo? Se você acha que os espelhos servem apenas para você conferir o seu visual, se enganou. Nesse post te mostro a verdadeira razão do porque os elevadores tem espelhos. Vamos lá!

Por que os elevadores tem espelhos?

São 4 os principais motivos do porque o elevador tem espelhos.

O primeiro é referente à acessibilidade, que ajuda os cadeirantes na entrada e saída dos elevadores, os espelhos ajudam na diminuição da sensação de claustrofobia, gera maior segurança para os passageiros, que conseguem ver toda a cabine e também é uma distração para os usuários, já que podem se olhar no espelho ao invés de ficar apenas olhando para o chão e reclamando do tempo que demora para o elevador chegar no destino.

Aqui explico detalhadamente a função do espelho nos elevadores. E no final respondo porque nos hospitais os elevadores não tem espelhos… Vamos lá!

Tem papel importante na acessibilidade

No Japão – que se pensa ser onde o espelho do elevador foi introduzido pela primeira vez – o objetivo é a acessibilidade.

Os elevadores de plataforma podem tornar os edifícios acessíveis para usuários de cadeira de rodas, onde as escadas representam um obstáculo.

No entanto, o tamanho do elevador pode significar que não há espaço para um usuário de cadeira de rodas girar dentro dele.

A colocação de espelhos ajuda alguém em uma cadeira de rodas a voltar para dentro ou para fora do elevador sem precisar virar.

Isso pode evitar acidentes e tornar a vida mais fácil para qualquer pessoa com deficiência física usando seu prédio.

Reduz a sensação de claustrofobia

Ficar claustrofóbico em um elevador é um problema muito comum para muitas pessoas.

O pequeno espaço, a falta de ar, a incapacidade de ver o que está acontecendo no mecanismo são fatores que contribuem para o tipo de ansiedade em pequenos espaços que nos dão palmas das mãos suadas e um batimento cardíaco elevado.

Ter um espelho em um elevador ajuda a reduzir essa ansiedade.

Acrescenta uma sensação de mais espaço a um elevador, fazendo com que ele pareça menos apertado e pequeno, ajudando a evitar a sensação de estar preso.

Distração aos passageiros

Na época em que os grandes prédios começaram a surgir e consequentemente os elevadores começaram a ser mais utilizados, as pessoas começaram a reclamar de sua lentidão.

Naquela época os engenheiros começaram a trabalhar para construir elevadores mais rápidos e mais seguros, porém o custo disso era inviável.

Então tiveram que pensar em outra solução.

Através de uma pesquisa com os passageiros, eles descobriram que muitas pessoas achavam que os elevadores eram muito mais lentos do que realmente eram.

Eles também são conhecidos por terem senso de tempo exagerado, porque não tinham nada a fazer senão olhar para a parede e pensar na segurança do elevador sendo suspenso no ar, e preocupados com o medo de cair.

Isso levou à ideia de instalar espelhos nos elevadores, para que as pessoas pensassem em outra coisa além do perigo e no tempo que a viagem levava.

Preparei um material em que mostro qual a chance de um elevador cair, veja em:

◊   Qual a probabilidade de um elevador cair? Você vai se surpreender!

Instalando espelhos nos elevadores, as pessoas ficaram distraídas e não estavam mais preocupadas com o medo de cair.

É muito fácil ficar entediado em um elevador e os espelhos são uma boa maneira de proporcionar uma distração.

Dessa forma, as pessoas têm menos probabilidade de reclamar do tempo gasto em um elevador ou de vê-lo desperdiçado.

Se você está usando o espelho para arrumar o cabelo ou conferir os outros ocupantes, sem o espelho, todos teriam que olhar para o chão.

Ajuda na sensação de segurança

Há muitas razões relacionadas à segurança para ter um espelho em um elevador.

Por exemplo, você pode ver o que todo mundo está fazendo no elevador – os espelhos elevatórios desempenharam um papel importante na detecção de roubos e até na previsão de um assalto.

Em muitos hospitais, por que não há espelho no elevador?

Provavelmente nos perguntamos algum tempo; mas, como em outros edifícios, existem espelhos, neste caso, também é uma questão de psicologia.

Através desses elevadores, um grande número de pessoas passa (a maioria delas faz isso visitando seus parentes doentes).

Um membro da família que anda no elevador e vê sua cara de preocupação não melhora seu humor.

Por outro lado, é o mesmo com os pacientes que, em muitos casos, entram com uma cadeira de rodas ou muletas e em macas.

Vendo que eles não estão em boa saúde os deixa tristes, então eles são impedidos de se verem.

Podemos nunca ter pensado ou imaginado essa resposta, mas vai além de uma questão puramente estética e arquitetônica.

Conclusão

Na maioria dos elevadores existem espelhos e muitas vezes isso gera uma dúvida.

Porque os elevadores tem espelho?

O que logo pensamos é que ele serve para olhar como estamos, mas na verdade existem outros motivos.

Os espelhos nos elevadores tem várias funções, como a de ajudar na acessibilidade, diminuir a sensação de claustrofobia e gerar uma maios segurança para os passageiros.

E também serve para conferir como anda o seu visual…

O elevador é um meio de transporte muito seguro, mas inúmeros mitos foram surgindo ao longo do tempo.

Você sabe se pode faltar ar na cabina quando acaba a energia? Sabe me dizer se qualquer pessoa pode ajudar no resgate em caso de parada do elevador?

Se você quiser saber alguns mitos sobre elevadores, não deixe de ver o post que falo dos 8 mitos sobre uso de elevadores!

1 comentário em “Por que elevadores tem espelhos?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima