Qual a probabilidade de um elevador cair

Qual a probabilidade de um elevador cair? Você vai se surpreender!

Por mais que digam que o elevador é seguro, muitas pessoas ainda tem medo de elevador. Ficar preso no elevador ou até mesmo sofrer um acidente são situações que geram uma grande tensão. Por isso resolvi escrever este post, em que mostro qual a probabilidade de um elevador cair.

Acredito que definir esta dúvida irá diminuir o medo de andar nesse meio de transporte. Além disso, mostro um comparativo entre os elevadores e outros meios de transporte. Vamos lá!

Qual a probabilidade de um elevador cair?

Então, a chance de um elevador cair está muito próxima de zero, pode ser zero. Os elevadores possuem entre 3 a 8 cabos de tração, sendo que um cabo de aço é capaz de garantir que o elevador não caia.

Além disso, os elevadores possuem mecanismos de parada automática que entram em ação se todos os cabos forem cortados.

Esse mecanismo é conhecido como limitador de velocidade, é através dele que o elevador irá parar caso os cabos se rompam.

O limitador de velocidade monitora constantemente a velocidade do elevador.

Quando a velocidade do elevador ultrapassa um limite pré-estabelecido, o dispositivo aciona mecanicamente o freio de segurança.

Ou seja, por mais que todos os cabos arrebentem, ainda assim o elevador não vai cair. Não é atoa que o elevador é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo.

Para se ter uma ideia, anualmente, nos EUA, os elevadores fazem 18 bilhões de viagens, que resultam em 27 mortes.

Dentro desse contexto, a probabilidade de um evento fatal é de 0,00000015% durante uma viagem de elevador. Muito baixa, não é mesmo?

Ok, mas porque eu vejo notícias de acidentes acontecendo?

Verdade, muitas vezes vemos notícias de acidentes e de quedas de elevadores. E existem alguns motivos para que isso ocorra.

O primeiro, e mais importante, é em relação a manutenção realizada nos elevadores. Ou melhor, não realizada.

Os elevadores em uso devem receber uma manutenção preventiva periódica. De mês em mês um técnico vai no elevador conferir os componentes, checar as falhas de funcionamento, fazer a lubrificação, etc.

Mas o que acontece, infelizmente, é que não há uma quantidade de técnicos bem capacitados suficiente para lidar com os elevadores.

Então o elevador acaba recebendo uma manutenção ruim por anos e anos, aumentando a chance de acidentes e até mesmo o risco que quedas.

Outro motivo importante que pode gerar acidentes é o uso inadequado do elevador.

Ultrapassar a capacidade máxima do elevador, utilizar o equipamento de maneira inadequada, forçar a porta são algumas das fontes de acidentes.

Preparei um material em que mostro as principais dicas de segurança a serem seguidas pelos usuários do elevador. Vale a pena dar uma olhada aqui:

◊   Conheça 9 dicas importantes de segurança no elevador

Como garantir que a manutenção do meu elevador é realizada de acordo?

Te expliquei acima que é fundamental uma boa manutenção para que o elevador funcione de acordo e minimize ao máximo o risco de acidentes. Mas como avaliar a manutenção que o técnico do meu prédio faz no meu elevador?

Realmente, uma pessoa que não entende vai ter grandes dificuldades para fazer isso.

Mas preparei um post em que mostro quais os principais pontos que você deve ficar atento para garantir que a manutenção do elevador foi realizada de acordo. Você pode ver aqui:

◊   Como avaliar se a manutenção de elevadores foi feita corretamente?

Comparativo com outros meios de transporte

Se você ainda tem alguma dúvida que o elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo, separei aqui um comparativo com outros meios de transporte.

Veja, a seguir, dados de outros transportes menos seguros do que o elevador, considerando as estatísticas da Condé Nast:

  • avião: segundo meio mais seguro após o elevador, as chances de acidente em uma viagem são de 1 em 8.450.000;
  • trem/metrô: terceiros em segurança, os trens e metrôs também se mostram bastante confiáveis, com 1 acidente a cada 5.050.000 viagens;
  • barco: também apresentam bons níveis de segurança, com uma média de 1 acidente a cada 402.000 viagens;
  • carro: o mais comum no cotidiano e nem sempre o que mais causa medo, o carro apresenta 1 chance de acidente a cada 18.000 viagens.

Mitos sobre o elevador

Da mesma forma que essa ideia de que o elevador não é seguro, outros mitos foram surgindo.

Você sabe se pode faltar ar na cabina quando acaba a energia? Sabe me dizer se qualquer pessoa pode ajudar no resgate em caso de parada do elevador?

Se você quiser saber mais alguns mitos sobre elevadores, não deixe de ver o post que falo dos 8 mitos sobre uso de elevadores!

Conclusão

A chance de um elevador é praticamente zero.

O elevador tem componentes capazes de garantir a segurança dos passageiros e por isso é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo.

Porém, se sua manutenção não for realizada de acordo, os riscos de acidentes podem aumentar. Por isso é fundamental que acompanhar e avaliar como está a manutenção do seu elevador.

Para entender mais sobre o assunto preparei um material que você pode ver clicando aqui:

◊   Manutenção de elevadores: importância de avaliar o que se paga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima