modernizacao de elevadores.jpeg

Descubra quais são os benefícios da modernização de elevadores!

Orçamento de serviço em elevadoresPowered by Rock Convert

O elevador é considerado um dos meios de transporte mais seguros do mundo, sendo fundamental para a locomoção em edifícios. Com o crescimento das construções verticais, seu número só aumenta. Porém, é comum encontrar construções com equipamentos antigos, e muitos proprietários e síndicos ficam em dúvida sobre a modernização de elevadores.

O objetivo da modernização de elevadores é garantir mais segurança e conforto para os usuários.

Entretanto, muito além de adequação às normas, a modernização de elevadores  pode trazer diversos benefícios.

Normalmente um projeto de modernização de elevador é planejado visando atingir uma ou mais dessas melhorias específicas.

Nesse post vou te explicar tudo sobre a modernização de elevadores, separei pelos seguintes tópicos:

Continue a leitura e saiba algumas vantagens normalmente visadas com esse investimento!

O que é modernização de elevadores?

Modernização de elevadores é um termo genérico para designar uma série de procedimentos técnicos que podem ser realizados no elevador com a intenção de torna-lo mais atual tecnologicamente ou em termos de segurança.

Ou seja, é a troca de equipamentos no final da vida útil, que se tem dificuldade de reposição de peças por equipamentos atuais, que trazem mais conforto e segurança aos passageiros.

Modernização, na prática

Na prática, modernizar o elevador é selecionar certos componentes e determinar a substituição deles por componentes mais modernos. O componente mais visado na modernização é o quadro de comando.

Preparei um texto em que mostro o que é e quando é a hora de substituir o quadro de comando, vale a pena conferir em:

◊   Quadro de comando: O que é e qual a hora de substituir?

Quando se substitui o quadro de comando, também são trocadas as botoeiras dos pavimentos.

Além disso, o que é muito visado é a fazer uma reforma estética na parte interna da cabina.

Ou seja, arrancar os painéis e acabamento existentes, e instalar um acabamento mais moderno, normalmente com chapas de aço inoxidável, trocar o piso e o estilo do teto e iluminação, e também substituir a botoeira da cabina por uma mais moderna.

Quem paga pela modernização de elevadores?

A modernização de elevadores é considerada um investimento no patrimônio do edifício, pois gera um maior valor comercial, ou seja, uma reforma que extraordinária, para reformas extraordinárias cabe ao proprietário arcar com os custos, e não ao inquilino.

Portanto, como a modernização visa gerar uma melhoria no edifício, o proprietário é quem paga pela modernização de elevadores.

Quanto custa modernizar um elevador?

A modernização de elevadores pode ter uma variação bem grande, já que seu valor vai depender de quais equipamentos serão substituídos.

Para se ter uma ideia, para a modernização de um elevador o valor pode variar entre R$50mil até R$300mil.

O número de componentes e quais componentes serão substituídos é um fator determinante na hora de definir o preço de uma modernização de elevadores.

Veja aqui detalhei o custo de uma modernização do elevador, partindo de uma mais básica até uma mais completa, entenda o que vale a pena ou não incluir em sua modernização.

O custo de uma modernização de elevadores pode ser bem alto quando não há conhecimento no que será realizado pela empresa de manutenção de elevadores.

Por isso é muito importante estar atento ao que a sua empresa de manutenção te passa de orçamento.

Modernização estética de elevadores / Embelezamento de elevadores

Um outro ponto que é muito importante para os moradores é em relação a sua modernização estética. A modernização estética é a alteração do piso, do espelho, das portas do elevador e da botoeira dos elevadores, ou seja, toda a parte visível aos passageiros.

Essa modernização estética de elevadores não costuma ter valores altos e traz ao condomínio um grande valor, já que traz a sensação de um elevador novo.

Realizar apenas a modernização estética dos elevadores ou embelezamento dos elevadores pode ser muito interessante para condomínios que tenham elevadores antigos funcionando em perfeito estado.

Quando o elevador não tem falhas de funcionamento frequentes e não há grandes custos com troca de peças, realizar apenas o embelezamento de elevadores é uma ótima opção.

Norma para modernização de elevadores

O fato é que modernizar nem sempre se trata apenas de uma melhoria estética. Desde 2008, a NBR 15.597, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é a norma para modernização de elevadores que regulamenta a substituição por modelos mais novos.

Manutenção de elevadores

A modernização de elevadores é importante para que os condomínios se adéquem à lei, oferecendo inúmeros benefícios que são desfrutados por todos os usuários e pela administração.

Para que isso ocorra, é fundamental contar com empresas sérias, que têm a capacidade de entregar serviços de qualidade.

Você pode ver mais nesse post que preparamos:

◊   Como Avaliar se a Manutenção de Elevadores Foi Feita Corretamente?

Vantagens da modernização de elevadores

Aqui separei os principais benefícios da modernização de elevadores, veja a seguir!

Melhora o fluxo do tráfego

Sabe aquelas filas que se formam todos os dias nos horários de pico? Isso pode acabar com elevadores modernos, que são bem mais rápidos e fazem o trajeto em menos tempo.

Assim, dá para fazer mais viagens, desafogando o fluxo.

É possível substituir os sistemas mecânicos por eletroeletrônicos, além da instalação de softwares de controle, que melhoram a performance dos equipamentos.

Isso é importante para os edifícios com vários elevadores, mas, principalmente, para os que possuem apenas um ou dois.

Os equipamentos mais novos também contam com sistemas engenhosos, que ajudam a tornar as paradas mais inteligentes. Não é necessário que o elevador retorne até o térreo para subir novamente, por exemplo.

Ajudar a economizar energia elétrica

Entre outras características, modernizar às vezes significa usar máquinas de tração mais eficientes.

Os quadros de comando fazem o acionamento da máquina gastando menos energia, com componentes eletrônicos modernos.

Já na iluminação, podem ser usadas lâmpadas de LED, com sensores de movimento, que se acendem apenas quando os elevadores são acionados.

Tudo isso representa uma economia de energia, que pode chegar a 30% em relação aos modelos mais antigos.

A conta de energia elétrica é um dos maiores gastos para os condomínios, sendo que 10% dela geralmente vêm dos elevadores.

O valor pode ser pequeno em curto prazo, mas pode representar uma boa economia depois de um tempo.

Reduz paralisações por falhas

Nesse caso, a lógica é simples: quanto mais recente for o equipamento, menor será a necessidade de fazer reparos ou trocar peças.

Os elevadores têm melhor desempenho e quebram bem menos.

No entanto, é importante não confundir manutenção com vistorias. De acordo com as normas, o elevador precisa receber manutenção  mensalmente, e isso só contribui para manter o funcionamento sempre adequado.

Dá mais conforto aos usuários

Uma das grandes reclamações dos usuários de elevadores mais antigos nos condomínios é o desconforto. São comuns solavancos, subidas e descidas bruscas e paradas irregulares, com desníveis nos andares.

Com sistemas mais modernos e inteligentes, é possível minimizar esses problemas com um ajuste mais adequado de velocidade e distância entre os andares.

A própria melhora da aparência já gera mais conforto visual.

Aumenta a acessibilidade

Outra exigência da lei diz respeito à acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A lei federal 10.098/2000, regulamentada pelo decreto federal 5.296/2004, estabelece parâmetros mínimos para facilitar o acesso dessas pessoas aos edifícios e elevadores.

Com a modernização de elevadores, podem ser instalados corrimãos e espelhos nas cabines, além de proporcionar outras melhorias que facilitem a vida dos usuários com deficiência.

De qualquer forma, facilitar a acessibilidade nos condomínios é algo que deve ser feito não apenas para que haja adequação às leis, mas também por tratar-se de uma responsabilidade social, que torna o edifício bem mais inclusivo e confortável para todos.

Melhora a aparência em geral

Quem não quer viver ou trabalhar em um ambiente mais bonito, não é mesmo?

Uma boa aparência é agradável, oferece conforto e transmite uma imagem de limpeza e segurança.

Na modernização estética, busca-se valorizar a aparência dos elevadores, visto que eles funcionam como um cartão de visitas para todo o edifício.

Afinal, um elevador feio e antigo passa a sensação de descuido para o prédio todo.

Logo, a modernização de elevadores melhora a estética geral dos equipamentos, com um visual mais elegante que combina com o restante da estrutura e da decoração. Isso, certamente, ajuda a agregar mais valor à construção de modo geral.

Ajuda a valorizar o patrimônio

As vantagens de se modernizar os elevadores mencionadas até aqui já seriam suficientes por si mesmas. No entanto, todas elas — juntas e, principalmente, a questão estética — contribuem para outro fator relevante: aumentar a valorização dos imóveis.

O investimento ajuda a valorizar não apenas o prédio como um todo, mas também aumenta o valor de cada apartamento ou sala comercial.

Em um mercado imobiliário tão competitivo, esse fator pode ser decisivo para compra ou venda. Assim, todos os proprietários e locadores são beneficiados de alguma forma.

Desse modo, para identificar se um elevador precisa ser modernizado, devem ser considerados alguns pontos:

  • tempo de vida de mais de 15 a 20 anos;
  • necessidade de manutenções constantes, que nem sempre resolvem o problema;
  • dificuldade de encontrar peças de reposição;
  • interrupções no serviço cada vez mais frequentes;
  • alto consumo de energia elétrica;
  • muito barulho, lentidão e subida ou descida bruscas;
  • desnível entre o chão e o elevador nas paradas dos andares;
  • aparência antiga e em desacordo com o restante do edifício;

Conclusão

Pode-se fazer a modernização apenas dos equipamentos (técnica), da parte estética ou total dos elevadores.

Porém, nem sempre uma troca parcial resolve o problema do síndico e moradores.

Várias vezes o que se vê em condomínios é um alto valor investido na modernização de elevadores e um péssimo serviço realizado, com um elevador pior do que se tinha anteriormente.

Por isso, considere consultar uma empresa especializada para fazer uma vistoria e saber qual a necessidade de cada modelo, conforme as possibilidades do condomínio.

Veja esse post sobre consultoria em elevadores:

◊   Consultoria em Elevadores: O que é e Como ela Pode Ajudar o Condomínio? 

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima