consultoria em elevadores

Uma das principais dúvidas dos síndicos está relacionada ao funcionamento dos elevadores.

A manutenção, os valores cobrados por prestadoras de serviço e a fiscalização adequada do que foi feito são as questões que mais chamam atenção.

Nessa hora, quem pode auxiliar nos diferentes tipos de situações é o profissional de uma consultoria em elevadores.

Com conhecimentos aprofundados para diagnosticar o equipamento, esclarece dúvidas e também auxilia na redução dos custos operacionais.

Diante dos inúmeros problemas que podem ser evitados, a presença rotineira de um consultor em elevadores no prédio é, hoje, uma alternativa eficaz.

Não só para manter tudo em ordem com o equipamento, mas para evitar gastos extras com serviços mal feitos.

Afinal, sabe-se que falta mão de obra técnica no mercado de elevadores, o que acaba por comprometer a qualidade dos serviços de manutenção prestados pelas empresas.

É nesse cenário que a consultoria em elevadores, já consolidada em outros países, torna-se um mercado em crescimento no Brasil.

Para que você mantenha o elevador de seu prédio sempre em boas condições e tome as melhores decisões, elaboramos este post com informações relevantes sobre a consultoria. Continue a leitura!

O que é a consultoria em elevadores?

A consultoria em elevadores é o auxílio de um profissional, tipicamente um engenheiro mecânico.

Capacitado em analisar os diversos tipos de elevadores, com experiência em manutenção, orçamentos, projetos de modernização, entre outros.

Assim, o consultor visita o seu prédio, analisa detalhes do que vem sendo feito pela empresa que realiza a manutenção e as condições do equipamento.

Se informa dos serviços que estão garantidos por contrato e elabora um relatório ou laudo técnico completo sobre a situação.

Portanto, o síndico terá um subsídio adequado e confiável para evitar erros, com impactos diretos na contabilidade do ano.

Esse é um ponto essencial para melhorar a satisfação dos moradores ou usuários em geral, oferecer mais qualidade e segurança no transporte vertical das pessoas e obter melhor custo-benefício.

Como a consultoria pode ajudar o síndico?

A consultoria em elevadores é um embasamento técnico independente, ou seja, não tem interesse comercial nos serviços de reparo a serem realizados.

Assim, as decisões são baseadas nos interesses do condomínio, com serviços de qualidade comprovada.

Dessa forma, o gestor tem sua imagem fortalecida, principalmente por conta das auditorias e verificações externas.

Desde a compra até os contratos assinados com prestadores de serviços, os síndicos sempre responderão às críticas ou aos elogios.

Sabendo-se que os aspectos negativos recebem, geralmente, mais repercussão nas relações humanas, a consultoria em elevadores vai auxiliar você a evitar más avaliações sobre sua atuação na administração do condomínio.

Em quais situações o consultor em elevadores atua?

Verificando a qualidade da manutenção

Uma das principais dificuldades do condomínio é conseguir atestar se os serviços de manutenção têm qualidade e estão sendo executados adequadamente.

Mas, a partir de inspeções e testes, o engenheiro determina se os reparos estão em dia, são seguros e feitos corretamente.

Aprovação de orçamentos de serviço

Aprovar orçamentos de serviços de elevadores não costuma ser fácil. Isso porque eles normalmente são caros e requerem avaliação da real necessidade de execução do serviço.

Um profissional de consultoria em elevadores tem experiência para atestar sobre essa necessidade, ou se ainda existem serviços de maiores prioridades que estão sendo negligenciados.

Aprovar um serviço de elevador e, principalmente, reprová-lo, pode ser uma grande responsabilidade. Nada melhor que o respaldo de um especialista para consolidar esta decisão.

Troca da empresa de manutenção

Quando há a troca da empresa de manutenção, a primeira irá transferir as responsabilidades sobre o equipamento para a próxima.

Este é um ótimo momento para o condomínio avaliar e registrar as condições do equipamento, para a sua proteção.

Quando existe pendências com a antiga empresa prestadora do serviço, um laudo técnico pode ser utilizado como documento de notificação, visando à proteção do condomínio — principalmente se houver uma ação judicial.

Ao mesmo tempo, o consultor irá orientar o condomínio sobre as prioridades de atuação no elevador que devem ser exigidas da nova empresa que irá atuar.

Contratação de projeto de modernização

Uma parte importante do mercado de elevadores é a de modernização dos equipamentos já instalados, mas quem já orçou pelo serviço sabe que em geral são investimentos significativos.

Nem sempre, entretanto, a execução dessas modernizações tem sucesso.

E muitas vezes, no momento de determinar quais componentes ficam e quais são trocados, o condomínio erra. Afinal, o processo não costuma ser exatamente simples.

A ideia de se ter um consultor junto ao condomínio nesse momento é de garantir que uma boa compra seja realizada.

Ao final do processo, é comum que o profissional verifique se os serviços executados estão de acordo. Se foram bem feitos para se evitar que surpresas desagradáveis ocorram.

Acidente com o elevador

O engenheiro realiza trabalho pericial para esclarecimento técnico do acidente tanto com o envolvimento de pessoas quanto apenas com danos ao equipamento.

Assim, são identificadas as possíveis causas da ocorrência e feita a documentação o ocorrido.

O procedimento é importante para proteção do condomínio nas decorrências do acidente, e deve-se sanar todos os detalhes apurados para que o equipamento possa voltar à operação.

Qual é o caso dos Estados Unidos e do Japão?

Os elevadores não nasceram no Brasil (e tampouco os problemas com o equipamento e sua manutenção).

Eles têm sido alvo de preocupação pública também em países de primeiro mundo, como o Canadá, onde já se acredita em medidas de controle cada vez mais incisivas.

Casos de sucesso conhecidos vêm dos Estados Unidos e do Japão.

Nesses locais, a presença de agentes externos (inspetores de órgãos oficiais ou consultores) para a verificação dos serviços e da segurança do elevador tornou-se comum.

De forma geral, os consultores existem para aqueles que exigem qualidade na prestação de serviços e se preocupam seriamente com a segurança.

Quais as vantagens da consultoria em elevadores?

Controle sobre o andamento da manutenção

Muitos condomínios pagam manutenções por anos sem nunca terem obtido informações precisas sobre a realidade dos serviços.

O que deixa a situação sem o devido controle. Portanto, antes de tomar qualquer decisão importante, não hesite em buscar por uma consultoria em elevadores para monitorar tudo o que acontece.

Benefício econômico

A consultoria é eficaz em reduzir custos com os elevadores dos prédios, direcionando-os melhor.

Como o síndico tem que fazer verdadeiros malabarismos matemáticos para manter o orçamento equilibrado, investir em um setor que conta com um resultado positivo nas finanças ao longo do tempo é uma boa estratégia.

Garantia de Segurança

Muitas vezes, existe um medo injustificado com relação à segurança dos elevadores, o que causa um pânico geral.

Em outros momentos, porém, tal receio é justificado. Quem pode, de fato, solucionar a situação é um engenheiro consultor, que determinará os riscos da situação de forma criteriosa .

E então? Quer manter os elevadores de seu prédio sempre em boas mãos?

SAIBA MAIS SOBRE A AUDITORIA DOS ELEVADORES

◊    Conheça nossos serviços
◊    Fale com um consultor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This