quadro de comando

Um dos componentes mais importantes do elevador, e um dos primeiros candidatos a serem substituídos na modernização de uma instalação antiga é o quadro de comando do elevador, ou também conhecido como painel de comdno do elevador.

Nesse texto separei as principais dúvidas que surgem em relação ao quadro de comando do elevador.

  • O que é o quadro de comando do elevador?
  • Qual a diferença dos quadros antigos para os quadros atuais?
  • Quando se deve substituir o quadro de comando do seu elevador?
  • Preço de quadro de comando para elevador

Saiba mais sobre o quadro de comando do elevador aqui. Boa leitura!

O que é o quadro de comando do elevador?

Entre na casa de máquinas do seu elevador e procure por um armário cheio de módulos e placas eletrônicas. Localize uma série de cabos elétricos chegando até este armário.

Este é o quadro de comando do elevador, o principal componente ligado ao controle lógico e operacional do elevador.

Por exemplo, quando uma pessoa chama o elevador, é o quadro de comando que irá identificar esse chamado e acionar o motor elétrico da máquina para levar a cabina até o andar.

Todos os sistemas do elevador estão interligados de alguma forma ao painel de comando. E ele controla toda a inteligência do equipamento. Por essa razão, é considerado o cérebro do elevador.

Qual a diferença dos quadros antigos para os quadros atuais?

De todos os componentes do elevador, o quadro de comando foi o que sofreu maiores modificações ao longo das últimas décadas.

Os quadros mais antigos ainda estão instalados em milhares de elevadores. Tem a lógica de funcionamento baseada em relés.

Este é o quadro de comando de um elevador de mais de 40 anos ainda em operação:

quadro-de-comando-elevador-antigo

Já os quadros fabricados atualmente possuem microprocessadores compactos para realizar a lógica do equipamento.

Eles têm como principal vantagem a capacidade de conseguir acionar o motor do elevador de forma suave, utilizando inversor de frequência.

Essas características melhoram o nivelamento do elevador no andar, e faz com que o consumo de energia elétrica se reduza. Este é um quadro de comando fabricado em 2017, com inversor de frequência.

quadro-de-comando-elevador-novo

Quando se deve substituir o quadro de comando do seu elevador?

O quadro de comando é um dos primeiros candidatos para serem substituídos na modernização de uma instalação antiga.

Porém, não existe uma idade definida para substituir o componente. É realmente uma questão de analisar o preço a se pagar pela melhoria de performance. Por isso, vai depender mesmo da necessidade do edifício.

Em edifícios comerciais, onde há uma maior demanda por performance, normalmente o custo-benefício dessa substituição vai ser maior, enquanto em edifícios residenciais com pouco uso do elevador, o custo-benefício vai ser menor.

Preço de quadro de comando para elevador

Uma dúvida muito frequente dos síndicos e moradores, ainda mais quando vão realizar uma modernização de elevadores, é em relação ao preço de um quadro de comando para elevador. Seu valor pode variar bastante de acordo com seu modelo e marca. A faixa de preço de um quadro de comando fica entre R$20mil até R$50mil para os mais modernos.

ebook elevador

Você possui dúvidas mais específicas sobre o quadro de comando do elevador?

Deixe-nos saber nos comentários! Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This