quadro de comando

Um dos componentes mais importantes do elevador, e um dos primeiros candidatos a serem substituídos na modernização de uma instalação antiga é o quadro de comando do elevador, ou também conhecido como painel de comdno do elevador.

Nesse texto separei as principais dúvidas que surgem em relação ao quadro de comando do elevador.

  • O que é o quadro de comando do elevador?
  • Qual a diferença dos quadros antigos para os quadros atuais?
  • O quê fazer quando queima um componente do quadro de comando
  • Como descobrir preços de componentes do quadro de comando
  • Quando se deve substituir o quadro de comando do seu elevador?
  • Preço de quadro de comando para elevador

Saiba mais sobre o quadro de comando do elevador aqui. Boa leitura!

O que é o quadro de comando do elevador?

Entre na casa de máquinas do seu elevador e procure por um armário cheio de módulos e placas eletrônicas. Localize uma série de cabos elétricos chegando até este armário.

Este é o quadro de comando do elevador, o principal componente ligado ao controle lógico e operacional do elevador.

Banner Serviços em elevadores 2

Por exemplo, quando uma pessoa chama o elevador, é o quadro de comando que irá identificar esse chamado e acionar o motor elétrico da máquina para levar a cabina até o andar.

Todos os sistemas do elevador estão interligados de alguma forma ao painel de comando. E ele controla toda a inteligência do equipamento. Por essa razão, é considerado o cérebro do elevador.

Qual a diferença dos quadros antigos para os quadros atuais?

De todos os componentes do elevador, o quadro de comando foi o que sofreu maiores modificações ao longo das últimas décadas.

Os quadros mais antigos ainda estão instalados em milhares de elevadores. Tem a lógica de funcionamento baseada em relés.

Este é o quadro de comando de um elevador de mais de 40 anos ainda em operação:

quadro-de-comando-elevador-antigo

Já os quadros fabricados atualmente possuem microprocessadores compactos para realizar a lógica do equipamento.

Eles têm como principal vantagem a capacidade de conseguir acionar o motor do elevador de forma suave, utilizando inversor de frequência.

Essas características melhoram o nivelamento do elevador no andar, e faz com que o consumo de energia elétrica se reduza. Este é um quadro de comando fabricado em 2017, com inversor de frequência.

quadro-de-comando-elevador-novo

O que fazer quando queima um componente do quadro de comando?

Os componentes eletrônicos do quadro de comando podem eventualmente queimar ou ter outros defeitos. São relés, placa-mães, fusíveis, tiristores, chaves contatoras e outros.

É possível que o elevador fique paralisado e quando isso acontece e a empresa de manutenção tem o dever propor um orçamento para a substituição ou reparo do mesmo.

Quando o preço proposto é muito alto, o condomínio tem de fazer uma pesquisa sobre o preço do componente para evitar de pagar um valor abusivo.

Como descobrir preço de componentes do quadro de comando?

A dúvida sobre um preço elevado de determinado componente é comum. E a solução é buscar alternativas.

Os componentes eletrônicos de elevadores, na maioria das vezes, não têm seu preço especificado no mercado comum, ou na internet.

Então na maior parte das vezes, para obter esse preço, você vai ter que fazer contato com outra empresa de manutenção, que não seja a prestadora de serviço do seu edifício.

Lembre de conseguir a foto do componente que você precisa substituir, ou então seus dados técnicos.

Tire uma foto completa também do quadro de comando.

Para localizar outros prestadores de serviço na sua cidade, use nossa ferramenta.

Você recebe 3 orçamentos de empresas qualificadas pelos próprios clientes. Assim consegue garantir o melhor serviço com os melhores preços. Basta clicar aqui abaixo para receber agora:

◊   Encontre Empresas e Profissionais Capacitados em Elevadores

Quando se deve substituir o quadro de comando do seu elevador?

O quadro de comando é um dos primeiros candidatos para serem substituídos na modernização de uma instalação antiga.

Porém, não existe uma idade definida para substituir o componente. É realmente uma questão de analisar o preço a se pagar pela melhoria de performance. Por isso, vai depender mesmo da necessidade do edifício.

Banner Quadro de Comando 1

Em edifícios comerciais, onde há uma maior demanda por performance, normalmente o custo-benefício dessa substituição vai ser maior, enquanto em edifícios residenciais com pouco uso do elevador, o custo-benefício vai ser menor.

Preço de quadro de comando para elevador

Uma dúvida muito frequente dos síndicos e moradores, ainda mais quando vão realizar uma modernização de elevadores, é em relação ao preço de um quadro de comando para elevador.

Seu valor pode variar bastante de acordo com seu modelo e marca. A faixa de preço de um quadro de comando fica entre R$30mil até R$60mil para os mais modernos.

A troca do quadro de comando normalmente é feita junto com a modernização do elevador. Para saber mais sobre esse assunto, basta clicar aqui:

◊   Descubra quanto custa modernizar um elevador

Placa do quadro de comando do elevador

Como você pode ver, os quadros de comando do elevador mais moderno é composto por placas eletrônicas, parecido com um computador.

Quando um componente da placa queima, é necessária a substituição da placa ou a recuperação da placa.

Geralmente as empresas de manutenção sugerem a troca da placa, já que é mais fácil e lucrativo. Porém a recuperação da placa é uma boa saída, já que o custo é bem menor.

 

Então é isso. Lembre-se sempre que o quadro de comando é um dos componentes mais importantes do seu elevador, então cuide bem dele!

 

 

 

 

Comments (4)

  1. Boa tarde!
    Trocando-se o Quadro de Comando do elevador – quais as demais peças devem ser substituídas, para que tenhamos uma modernização suficiente – sem muitos gastos.
    Por quanto tempo poderíamos considerar seguros?
    Obrigado,

    1. Boa tarde, Expedito!
      Geralmente na modernização é feita a substituição do quadro de comando e a reforma da cabina.
      Quando se vai trocar o quadro de comando em uma modernização, também se faz a troca da botoeira da cabina, das botoeiras dos pavimentos, dos indicadores de posição dos andares e do cabo de comando, que é o cabo que conecta todos esses dispositivos.
      Vai depender da situação em que se encontra os outros componentes para te informar se a substituição do quadro de comando será suficiente. O elevador tem quantos anos de uso?
      Vale a pena dar uma olhada no material que preparei sobre quanto custa uma modernização de elevador.
      Espero que tenha te ajudado,
      Um grande abraço.
      Rodrigo Arbache

  2. Gostaria de saber o consumo comparado aproximado entre um elevador da marca Otis desses que conduz até 7 pessoas, do piso até o andar 17 suportando uma pessoa apenas. A comparação pode ser com uma lampada comum de 100 mw

    1. Bom dia Romilson,
      O senhor pode ver no material que preparei sobre gasto de energia em elevadores, basta clicar aqui:
      Quanto gasta um elevador? Saiba agora!
      Um abraço,
      Rodrigo Arbache

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This