porta da casa de máquinas do elevador

Qual tipo de porta deve ser usado na casa de máquinas do elevador?

Orçamento de serviço em elevadoresPowered by Rock Convert

Se você já foi ao último andar do seu edifício, deve ter percebido que a casa de máquinas dos elevadores – recinto no qual está instalado o maquinário dos elevadores – é uma área de acesso restrito.

Além de restringir o acesso à casa de máquinas do elevador, a porta da casa de máquinas utilizada cumpre algumas outras funções de segurança.

Nesse post, você vai entender qual modelo de porta e fechadura deve ser utilizado na casa de máquinas do elevador para que ela esteja conforme as normas de segurança.

Passaremos pelos seguintes tópicos:

Se você está interessado em deixar seu edifício mais seguro e portanto mais valorizado, vamos lá!

Porque o acesso à casa de máquinas do elevador é restrito?

Dentro da casa de máquinas do elevador, existe maquinário elétrico e mecânico que não deve ser operado por pessoas sem o devido treinamento, por riscos de acidente e risco de comprometer no funcionamento do elevador.

Portanto, o acesso à casa de máquinas, sempre deve ser feito acompanhado a uma pessoa com o devido treinamento para advertir dos riscos.

Quando você chega à porta da casa de máquinas, deve existir um aviso contendo a seguinte mensagem ou similar: “MÁQUINA DO ELEVADOR – PERIGO. ACESSO PROIBIDO A PESSOAS ESTRANHAS AO SERVIÇO.”

Qual a importância da porta da casa de máquinas atender à norma?

A porta da casa de máquinas tem importantes funções de segurança no acesso de pessoas ao recinto. Se a porta estiver atendendo a norma de segurança, ela:

  • Evita situações de risco de acesso indevido ao recinto;
  • Evita que uma pessoa fique trancada dentro do espaço;
  • Permite a rápida evacuação do recinto em caso de emergência.

A norma vigente que trata deste assunto é a NM 207: Elevadores elétricos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação.

Qual modelo de porta deve ser utilizado?

A norma não determina um modelo específico para ser instalado, mas sim ela determina que esta porta deve atender a estes 5 requisitos de segurança:

  1. A porta deve ser de material incombustível.
  2. A abertura da folha da porta deve ser no sentido de fuga da casa de máquinas. Assim como uma porta de incêndio, a porta da casa de máquinas tem de abrir no sentido de fuga para permitir uma rápida evacuação em caso de emergência.
  3. A porta deve possuir fechadura com chave.
  4. A porta deve realizar fechamento e travamento autônomo. Evitando que a porta seja deixada esquecida acidentalmente aberta.
  5. Quando fechada, a abertura da porta por dentro da casa de máquinas deve ser possível sem o uso da chave. Impedindo que uma pessoa fique trancada dentro da casa de máquinas, ou que dependa da chave para sair em uma situação de emergência.

Minha porta não atende estes requisitos. Eu preciso comprar uma nova?

Muitas vezes é possível adaptar uma porta que não esteja atendendo todos estes requisitos, dispensando a necessidade de comprar uma nova porta específica.

A solução adotada vai ter que ser estudada caso a caso. Normalmente vai envolver algumas dessas três etapas:

  • Trocar a fechadura para uma adequada, que faça travamento autônomo e possa ser aberta por dentro da casa de máquinas sem a necessidade da chave.
  • Instalar uma mola hidráulica para que a porta se feche automaticamente.
  • Reposicionar a dobradiça, invertendo o sentido de abertura da folha da porta.

Se a porta atualmente utilizada for de madeira ou outro material combustível, ou se as adaptações acima estejam complicadas de se realizar, então a solução mais simples é substituir a porta.

A regularização da porta é de responsabilidade do condomínio ou da empresa de manutenção dos elevadores?

A regularização da porta da casa máquinas é responsabilidade do condomínio.

Algumas vezes o condomínio terceiriza a regularização deste item para a empresa de manutenção dos elevadores. Neste caso, a responsabilidade naturalmente passa a ser da empresa.

Onde deve ser guardada a chave da casa de máquinas do elevador?

Quando o edifício possui uma portaria, o mais comum é deixar essa chave lá mesmo.

Não existindo essa portaria, normalmente é combinado entre o condomínio e a empresa de manutenção um lugar acessível para se deixar a chave.

O importante é que a chave esteja guardada em um local de fácil acesso pois, existindo uma emergência, em qualquer horário, que seja necessário realizar um resgate de passageiro preso na cabina, o técnico vai precisar da chave para acessar a casa de máquinas do elevador.

Conclusão

A porta de acesso à casa de máquinas tem importante função de segurança no edifício, impedindo riscos de acesso indevido ao recinto e permitindo a rápida e segura evacuação do local em emergências.

É fácil identificar se a porta do seu elevador possui os requisitos mínimos de segurança ou não e, não possuindo, é possível muitas vezes realizar uma adaptação para deixa-la segura e perfeitamente conforme a norma sem ter o custo de trocá-la.

Espero que este post tenha sido útil para você, e qualquer dúvida, pode deixar nos comentários. Até mais!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima