quanto custa modernizar o elevador

O custo da modernização vai depender grandemente de quais componentes você vai escolher trocar no processo.
Você agora vai entender o que é considerada a modernização mais básica e comercial de um elevador, e vai descobrir o preço a se pagar por ela.

Ao final deste texto você vai entender todas as considerações principais a se fazer antes de contratar a modernização e saber as decisões que vai ter que tomar se desejar uma modernização mais completa.

Quer saber quanto pode custar modernizar o seu elevador e o quê vale a pena ser feito? Me acompanhe até o final deste texto.

Entendendo o que se chama de “modernização de elevadores”

A primeira coisa que você tem que entender é que ‘modernização de elevadores’ é um termo genérico.

Uma empresa pode oferecer uma reforma estética da cabina e substituição das botoeiras como uma modernização, enquanto outra oferece a troca da própria máquina e dispositivos de comando, que são procedimentos muito mais caros.

Então primeiro, deve-se prestar atenção ao que está sendo de fato oferecido para poder comparar preços de forma adequada.

Sabendo isso, vamos passar dos tipos de modernização mais básicas até as mais completas e ver preços de referência para cada um dos procedimentos.

Qual o custo da modernização mais básica?

A modernização mais básica que se oferece é a reforma da cabina + troca do quadro de comando e botoeiras da cabina e dos pavimentos.

Esse tipo de modernização valoriza o edifício pela melhoria estética do elevador, que é um cartão de visita do prédio, e pelo melhor acionamento elétrico, que faz com que o elevador faça paradas e partidas suaves, sem o arranque típico dos elevadores mais antigos.

Além disso, os comandos atuais permitem um nivelamento preciso do elevador nos andares.

Reforma da Cabina

O custo de uma reforma de cabina varia entre 8 e 20 mil reais, a depender do tamanho da cabina e do padrão de acabamento escolhido. Para essa conta, vamos seguir com o valor de 12 mil reais.

Já o custo de se substituir o quadro de comando e seus acessórios é o mais alto da modernização, tipicamente 40% do preço do elevador.

Troca do Comando

Quando se vai trocar o quadro de comando em uma modernização, também se faz a troca da botoeira da cabina, das botoeiras dos pavimentos, dos indicadores de posição dos andares e do cabo de comando, que é o cabo que conecta todos esses dispositivos.

O custo para substituir estes itens varia de 40 a 50 mil reais, de acordo com a especificação do quadro de comando. Vamos seguir com o valor de 45 mil reais.

Portanto, o valor da modernização mais básica do elevador, tendo em mente um elevador de 10 pavimentos para 8 passageiros, é de 57 mil reais.

Adequações de Segurança

Quando se vai fazer uma modernização dos elevadores, além da parte estética e de comando, que descrevemos, é um dever do condomínio checar se as condições de segurança para o trabalho dos técnicos de manutenção estão de acordo com as normas de segurança atuais.

As adequações que normalmente são necessárias de se fazer são:

  • Trocar o quadro de energia do elevador
  • Instalar iluminação para a caixa de corrida
  • Instalar iluminação de emergência sobre a máquina do elevador
  • Substituir a botoeira de inspeção sobre a cabina
  • Instalar proteção ao redor das partes girantes na casa de máquinas
  • Instalar guarda corpo sobre a cabina
  • Instalar interruptor de segurança de acesso ao poço do elevador.

O custo médio de se realizar todos estes serviços é de 12 mil reais.

Considerações Adicionais para uma Modernização mais completa

A maior parte das modernizações são realizadas a partir destes dois itens que já abordamos.

Porém, existem dois importantes componentes do elevador que ainda não falamos a respeito, e que sua substituição pode ser onerosa, porém necessária.

O condomínio deve realizar um estudo mais cauteloso a respeito deles. São as portas dos pavimentos do elevador e a sua máquina de tração.

Quanto custa substituir a Máquina de Tração

Não é muito comum ser preciso substituir a máquina de tração do elevador.

Muita das vezes ela está em um bom estado de conservação, necessitando apenas de uma revisão mecânica do equipamento. Os serviços específicos vão variar de caso a caso, mas podem custar até 5 mil reais.

Sendo o caso de trocar a máquina e cabos, a sua substituição custa 25% do preço do elevador. Para este caso, 27 mil reais.

Qual o preço de se trocar as Portas de Pavimento

Muitos edifícios ainda possuem portas de pavimento manuais.

Apesar da substituição dessas portas de eixo vertical ser de custo elevado e execução trabalhosa, são várias as razões que podem levar a valer a pena o investimento.

Dentre elas estão a maior segurança, melhor usabilidade e menor incidência de falhas de funcionamento.

Para fazer a troca das portas de pavimento por portas automáticas, é necessário fazer o investimento de 3 a 6 mil reais por porta, a depender das dimensões e tipo de acabamento da porta.

Portanto o valor adicional por cada porta substituída é de 4,5 mil reais.

O que vale mais a pena, modernizar ou substituir o elevador por um novo?

Deve ser considerada caso a caso.

Para qualquer caso em que o custo de uma modernização esteja sendo superior a 60% do preço do elevador novo, nós recomendamos que o condomínio avalie paralelamente a opção de substituição completa do equipamento.

Conclusão

Nesse texto você teve uma noção melhor de como é precificada uma modernização de um elevador.

Vimos um caso de um elevador de porte mediano, que atende 10 andares, com capacidade para 8 pessoas, e valor de novo de 110 mil reais. Tenha em mente que o porte do seu próprio elevador vai variar um ou outro valor da conta.

Muitas vezes é difícil encontrar prestadores de serviço de elevadores e coletar propostas de modernização.

O que vejo no mercado são várias opções de empresas que prestam o serviço de modernização dos elevadores, com os mais diversos preços.

Escolher uma empresa qualificada e conseguir bons preços é uma tarefa complicada.

Uma forma rápida para conseguir cotar e receber orçamentos de empresas de manutenção qualificadas é através de nossa plataforma.

Com ela você vai receber 3 orçamentos de empresas selecionadas em até 24hrs, basta clicar aqui:

◊   Receba 3 Orçamentos Gratuitos de Modernização em Elevadores

Acredito que essa seja a forma mais fácil e segura para conseguir comparar os preços de uma modernização em elevadores. E sem custos.

Faça uma boa compra, até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This