Manutenção em Elevadores

A manutenção em elevadores é algo imprescindível para condomínios e prédios. Afinal, o bom funcionamento da estrutura é fundamental para que ele esteja sempre à disposição para uso.

Entretanto, é preciso ter muita atenção com o tipo de serviço assistencial que é contratado para manter tudo em ordem.

É preciso avaliar o custo-benefício dos contratos de elevadores, de modo que eles realmente prestem serviços úteis, adequados a realidade e às necessidades do condomínio. Assim, é possível economizar.

O post a seguir mostrará mais um pouco sobre como síndicos e condôminos devem pensar na manutenção em elevadores, de modo que não seja preciso pagar taxas elevadas para manter o equipamento funcionando adequadamente. Confira!

Entenda os tipos de assistência

A partir do momento em que um elevador é instalado, inicia-se um processo de muita atenção e cuidados regulares.

Isso porque o equipamento demanda obrigatoriamente de serviços de manutenção em elevadores, contando com visitas técnicas constantes.

Isso é necessário pois os elevadores possuem sistemas complexos, além de serem usados frequentemente, quase que ininterruptamente, de acordo com as necessidades de cada prédio.

Um problema técnico pode ser uma grande dor de cabeça, colocando até mesmo a vida de pessoas em risco.

Desse modo, todo cuidado é pouco ao manter as condições de funcionamento do equipamento.

Para que os elevadores não apresentem problemas graves, é fundamental que seja contratado um serviço de manutenção em elevadores que esteja presente de 30 em 30 dias.

Verificando as condições dos equipamentos e realizando serviços para que tudo permaneça funcionando de maneira segura e eficiente.

Entretanto, há dois tipos de serviços de assistência que podem ser contratados.

Assistência sem cobertura de peças

Uma das opções mais baratas de assistência, a que não cobre peças, consiste em serviços apenas de checagens, regulagens, lubrificação e manutenção de elevadores a fim de certificar de que não há nenhum problema com o funcionamento, garantindo que ele está em plenas condições de operar.

Nesse caso, se durante a vistoria for identificada a necessidade de algum reparo, as peças precisam ser compradas à parte.

Esse tipo de assistência naturalmente tem um custo menor ao mês, justamente por não incluir a troca dos equipamentos.

Assistência com cobertura de peças

Em uma segunda modalidade, é possível fazer um contrato que inclua a possibilidade da troca de peças, caso haja a necessidade.

Nessa situação, no caso de algum defeito ou constatação de necessidade durante a manutenção em elevadores mensal, há a cobertura sem nenhum custo adicional.

Nessa modalidade pode haver uma diferença significativa de preços em relação a cobertura menor, então é importante analisar a real necessidade de ter um contrato de manutenção nesses termos.

Atente-se para a qualidade dos serviços

Independente da modalidade contratada é preciso se atentar para como esses serviços são prestados.

A necessidade por profissionais competentes é real, então toda pesquisa é necessária antes de fechar um contrato de manutenção realmente útil e confiável.

Um elevador requer muito cuidado, então é fundamental buscar um custo-benefício responsável.

Para entender mais sobre o assunto, é muito válido dar uma olhada neste post:

◊   Como Avaliar se a Manutenção dos Elevadores Foi Feita Corretamente?

 

Infelizmente existem empresas no mercado que não prestam serviços de manutenção de qualidade necessária.

Assim, reparos emergenciais e sem o devido cuidado acabam sendo comuns, o que pode ser um verdadeiro risco ao funcionamento do elevador a longo prazo.

Não se engane com preços muito baixos

Empresas que cobram muito barato por esses serviços geralmente trabalham com consertos pouco confiáveis, ou seja, apenas resolvem o problema momentaneamente, o que futuramente pode causar novas paralisações dos serviços.

Nesse caso, o mais barato acaba saindo caro, já que as chamadas para manutenção e os problemas identificados serão cada vez maiores, tendo em vista que em nenhuma das vezes o serviço executado foi o adequado para atender a necessidade dos equipamentos completamente.

Sendo assim, não se engane com os preços mais em conta do mercado!

A manutenção de um elevador é um serviço complexo e que exige muita responsabilidade dos prestadores.

Desse modo, contratos com valores muito atrativos, ao ponto de se desconfiar, muito provavelmente estão relacionados a serviços pouco confiáveis.

Busque serviços de auditoria

A auditoria é uma maneira eficiente de se ver livre de serviços deficientes de manutenção, seja os que não atendem as reais necessidades do cliente ou aqueles em que são cobrados valores acima do normal sob a justificativa de reparos ou trocas de peças.

É complicado para um síndico entender quais os problemas de um elevador, tendo em vista que o procedimento exige conhecimento técnico.

Desse modo, é comum que o condomínio fique refém dos valores oferecidos.

A auditoria busca realizar uma perícia em todo o equipamento do elevador, verificando quais são as necessidades que ele possui, levando em consideração o seu uso, de acordo com a finalidade dele no prédio.

Fatores como andares, número de apartamentos, estrutura residencial ou comercial e fluxo de utilização são fundamentais dentro dessa análise.

Diante dessas informações, a empresa de auditoria presta uma consultoria sobre o que é mais plausível para que o síndico ou o gestor do prédio busque em relação a assistência.

A partir daí é feita uma consultoria sobre o que deve ser buscado em relação ao contrato de manutenção, levando em consideração a abrangência adequada de serviços e o preço realista, com boa relação de custo-benefício.

Essa consultoria é muito útil e presta apoio em outros momentos, como você verá a seguir.

Identificação de manutenção em elevadores inadequada

Como falamos, podem haver serviços de baixa qualidade, o que pode resultar em manutenções recorrentes. A auditoria constata essa situação e repassa a quem administra o prédio.

Esses serviços também auxiliam quando há a busca da troca da empresa de manutenção ou quando há insatisfação com serviços ou valores.

Verificação de orçamentos

Um desconhecimento técnico sobre as necessidades de um elevador pode levar a aceitação de um orçamento de manutenção que não compreende as reais necessidade do equipamento.

A consultoria presta ajuda nesse momento, dando aval sobre a validade dos serviços e valores cobrados ou recomendando a busca por outro prestador.

Modernização de equipamentos

Alguns prédios possuem uma estrutura de elevador muito antiga, o que ocasiona um funcionamento ruim e, consequentemente, muitas manutenções. Para modernizar esse sistema, conte com a ajuda de uma consultoria.

Perícia em acidentes

Um acidente de elevador é algo muito grave e pode ter consequências ruins. É preciso identificar qual foi a real causa, o que é oferecido também como um serviço das auditorias.

Realizar a manutenção em elevadores frequentemente é fundamental, mas tão importante quanto isso é ter acesso às melhores empresas, que darão todo o suporte necessário na prestação de assistência.

Agora que você já sabe a importância dessa questão, que tal conhecer uma auditoria que lhe auxiliará nesse processo? Entre em contato para saber mais informações sobre os serviços prestados e esclarecer todas as suas dúvidas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This