norma de elevadores

Conheça as Normas para Elevadores de Passageiros

Orçamento de serviço em elevadoresPowered by Rock Convert

Todos os elevadores de passageiros são regidos por Normas.

Como engenheiro e criador do MeuElevador.com, sei que a aplicação das Normas técnicas para elevadores pode evitar muitos problemas e acidentes.

Tenho como objetivo aqui lhe mostrar quais são as normas para elevadores de passageiros que devem ser seguidas para garantir a segurança dos usuários.

Primeiramente gostaria de falar sobre a ABNT.

O que é a ABNT?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo insumos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1940.

É membro fundador da Organização Internacional de Normalização, da Comissão Pan-americana de Normas Técnicas e da Associação Mercosul de Normalização.

É a representante oficial no Brasil dessas três instituições e também da Comissão Eletrotécnica Internacional.

Normas para elevadores

Vou listar todas as normas que estão em vigor e fazer uma breve descrição de cada uma delas. Para obter as Normas vou deixar seus respectivos links.

Alguns documentos têm validade em toda a área do Mercosul, sendo identificados como ABNT NBR NM.

Norma NM 207

Elevadores elétricos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores com maquinaria dentro da caixa

Esta Norma especifica as regras de segurança para a construção e instalação de elevadores elétricos novos instalados permanentemente servindo pavimentos definidos, tendo carro projetado para o transporte de pessoas e objetos, suspenso por cabos e movendo-se entre guias inclinadas no máximo 15° com a vertical.

Norma NBR 16042

Elevadores elétricos de passageiros — Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sem casa de máquinas

Esta Norma especifica as regras de segurança para a construção e instalação de elevadores elétricos novos, sem casa de máquinas, instalados permanentemente, servindo pavimentos definidos, com carro projetado para o transporte de pessoas e objetos, com acionamento por tração, suspenso por cabos e movendo-se entre guias inclinadas no máximo 15° com a vertical.

Norma NBR 5665

Cálculo do tráfego nos elevadores

Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para o cálculo de tráfego das instalações de elevadores de passageiros em edifícios, para assegurar condições satisfatórias de uso.

Norma NBR 14364

Elevadores e escadas rolantes – Inspetores de elevadores e escadas rolantes – Qualificação

Esta Norma estabelece as exigências para a qualificação e atividades de inspetores e supervisores que realizam inspeção e ensaios de elevadores, escadas rolantes e equipamentos afins.

Powered by Rock Convert

Norma ABNT NBR 16734

Escadas rolantes e esteiras rolantes — Construção e instalação — Requisitos de segurança

Esta Norma estabelece os requisitos de segurança para construção e instalação para escadas rolantes e esteiras rolantes, a fim de proteger as pessoas e objetos contra os riscos de acidentes durante o trabalho de instalação, operação, manutenção e inspeção.

Norma NBR 10147

Escadas rolantes e esteiras rolantes — Inspeções e ensaios de aceitação, periódicos e de rotina

Esta Norma estabelece a inspeção de aceitação, as inspeções periódicas e as inspeções de rotina, bem como os ensaios aplicáveis a cada caso de escadas rolantes e esteiras rolantes abrangidos pela ABNT NBR NM 195, de forma a garantir o funcionamento previsto do equipamento, sem prejuízo do atendimento de disposições constantes em normas e regulamentos específicos e na legislação em vigor.

Norma NBR 15597

Requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores – Elevadores existentes – Requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas

Esta Norma estabelece regras para melhoria da segurança dos elevadores de passageiros existentes, com o objetivo de atingir um nível equivalente de segurança àquele de um elevador recentemente instalado conforme a ABNT NBR NM 207 e aplicando o que há de mais avançado em segurança.

Norma NBR 12892

Elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida – Requisitos de segurança para construção e instalação

Esta Norma especifica requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores unifamiliares novos, instalados permanentemente, servindo pavimentos definidos, tendo carro projetado para o transporte de pessoas e objetos, e movendo-se entre guias inclinadas no máximo 15º com a vertical.

Norma NBR 313

Elevadores de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação – Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência

Esta Norma especifica os requisitos para o acesso e uso seguros e independentes de elevadores por pessoa, incluindo pessoas com as deficiências mencionadas na Tabela B. 1 do Anexo B.

Norma NBR NM 267

Elevadores hidráulicos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação

Esta norma especifica as regras de segurança para construção e instalação de elevadores hidráulicos novos, instalados permanente, servindo pavimentos definidos, tendo uma cabina projetada para o transporte de pessoas e objetos, suspenso por cabos ou por um ou mais pistões e movendo-se entre guias inclinadas no máximo 15º com a vertical.

Norma NBR NM 196

Elevadores de passageiros e monta-cargas – Guias para carros e contrapesos – Perfil T

Esta Norma especifica tipos e qualidades, características dimensionais e tolerâncias e o acabamento superficial para guias padronizadas e suas talas de junção.

Norma NBR 10982

Elevadores elétricos – Dispositivos de operação e sinalização – Padronização

Esta Norma padroniza os dispositivos de operação e sinalização utilizados pelos passageiros, com o objetivo de uniformizá-los e facilitar a sua utilização e compreensão.

Conclusão

Espero que você possa definir quais são as Normas que irão te dar um norte e te auxiliar nas questões de elevadores.

Caso você tenha alguma dúvida ou dar uma opinião, fique à vontade para comentar aqui abaixo.

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima