Os 10 elevadores mais rápidos do mundo!

O primeiro elevador de passageiros comercial foi instalado pela Otis Elevator Company em 1857 na cidade de Nova York. Subiu a uma velocidade impressionante de 12 metros por minuto (0,7km/h). Hoje, um elevador Otis na torre Burj Khalifa em Dubai atinge a incrível velocidade de 35km/h. E nem chegou ao topo do ranking dos elevadores mais rápidos do mundo.

Nesse post te mostro os 10 elevadores mais rápidos do mundo!

Os elevadores mais rápidos do mundo:

#1 Shangai Tower – Shangai, China

#2 Taipei 101 – Taipei, Taiwan

#3 Yokohama Landmark Tower – Yokohama, Japão

#4 Burj Khalifa – Dubai, Emirados Árabes

#5 Sunshine 60 – Tóquio, Japão

#6 Shanghai World Financial Center – Shangai, China

#7 Torre III do World Trade Center da China – Pequim, China

#8 John Hancock Center – Chicago, USA

#9 Jin Mao Tower – Shangai, China

E no final falo qual o elevador mais rápido do Brasil. Vamos lá!

#1 Shangai Tower – Shangai, China

O elevador mais rápido do mundo atinge a incrível velocidade de 73,8 km/h. O elevador de alta velocidade NexWay, projetado pela Mitsubishi Electric Corporation, no Japão, foi instalado na unidade Shanghai Tower, na China, em 7 de julho de 2016. Ele está instalado na Torre Xangai de 632 m de altura e percorre 121 andares.

Além de ser considerado o elevador mais rápido do mundo, ele também é o elevador mais alto do mundo em um edifício.

Presente no livro dos recordes, o elevador mais rápido do mundo que anda a incríveis 20,5m/s é mais rápido que Usain Bolt, que atingiu 12m/s.

Shangai tower elevador mais alto do mundo

#2 Taipei 101 – Taipei, Taiwan

O segundo elevador mais rápido do mundo pode ser encontrado dentro do arranha-céu Taipei 101 em Taiwan. Este elevador fabricado pela Toshiba é capaz de atingir uma velocidade máxima de 60km/h, o que significa que não precisa de mais de 30 segundos para chegar ao topo da torre a uma altitude de 510 metros. Como seria de esperar, o segundo elevador mais rápido do mundo não sai barato e, portanto, seu preço vai além dos R$8 milhões.

Taipei 101 elevador mais alto do mundo

#3 Yokohama Landmark Tower – Yokohama, Japão

A Yokohama Landmark Tower no Japão pode ser percorrida de baixo para cima e vice-versa em apenas 24 segundos, graças a um conjunto altamente eficiente de elevadores fornecido pela Mitsubishi. Os elevadores ostentam uma velocidade de 45km/h, o que é mais do que suficiente para subir a 296 metros em um piscar de olhos. Do total de 79 elevadores que operam dentro da Yokohama Landmark Tower, um deles é o mais rápido do Japão.

Landmark Tower Yokohama elevador mais alto do mundo

#4 Burj Khalifa – Dubai, Emirados Árabes

O Burj Khalifa é, sem dúvida, um dos edifícios mais bonitos e mais altos de Dubai, e é por isso que não é surpresa que ele tenha elevadores altamente eficientes. Com uma velocidade de 35km/h, os elevadores precisam de apenas 1 minuto e 22 segundos para percorrer os 828 metros até o topo do majestoso arranha-céu. Os elevadores são fornecidos pela Otis e podem transportar entre 12 e 14 pessoas ao mesmo tempo.

Burj-Khalifa elevador mais alto do mundo

#5 Sunshine 60 – Tóquio, Japão

Para chegar ao topo do prédio da Sunshine 60 em Tóquio você precisará de apenas 24 segundos do seu tempo. O elevador do Sunshine 60 ostenta uma velocidade máxima de 35km/h, o que é suficiente já que o próprio edifício possui uma altura de apenas 240 metros.

Sunshine 60 Building elevador mais alto do mundo

#6 Shanghai World Financial Center – Shangai, China

Igualmente rápido é o elevador do Shanghai World Financial Center, que também possui uma velocidade máxima de 35km/h. No entanto, desde que o edifício que serve não é menos de 1.614 metros de altura, o elevador requer 49 segundos para levar seus passageiros para o topo. O elevador foi fornecido pela ThyssenKrupp.

Shanghai World Financial Center elevador mais alto do mundo

#7 Torre III do World Trade Center da China – Pequim, China

Agora estamos começando a ver algum aumento de velocidade! O elevador dentro da Torre III do World Trade Center da China, em Pequim, pode subir a uma velocidade impressionante de 35km/h. Fornecido pela Schindler, o elevador pode alcançar a altitude máxima do edifício de 330 metros em apenas 33 segundos, e o que é ainda mais impressionante é que, uma vez em andamento, atingirá sua velocidade máxima em apenas 11 segundos.

China-World-Trade-Center-Tower-III elevador mais alto do mundo

#8 John Hancock Center – Chicago, USA

O John Hancock Center, em Chicago, possui uma altura de 375 metros, o que significa que seu elevador deve ser bastante rápido. Na verdade, o elevador possui uma velocidade de 33km/h e é capaz de levar seus passageiros para o telhado do edifício em apenas 38 segundos. Fornecido pela Otis, este elevador é o 8º mais rápido elevador do mundo.

John Hancock center elevador mais alto do mundo

#9 Jin Mao Tower – Shangai, China

Fornecido pela Mitsubishi, o elevador que foi instalado na Jin Mao Tower em Shangai é capaz de viajar do térreo até o telhado do prédio em apenas 46 segundos. Considerando o fato de que o prédio ostenta uma altura de 421 metros, isso é impressionante! Com uma velocidade máxima de 32km/h, o elevador dentro da torre de Jin Mao é o mais lento em nossa lista embora.

Jin Mao Tower elevador mais alto do mundo

O elevador mais rápido do Brasil

A Thyssenkrupp anunciou que irá instalar o elevador mais rápido do Brasil no edifício Birmann 32, em São Paulo. O elevador que será instalado atinge uma velocidade de 25km/h e pode percorrer os 29 andares em apenas 30 segundos.

Conclusão

É incrível como os elevadores se modernizaram e hoje podem atingir velocidades impressionantes. Como você pode ver, os elevadores mais rápidos do mundo estão principalmente na ásia, sendo que 4 estão na China.

Você teria coragem de andar em um desses elevadores que andam tão rápido? Já imaginou chegar no último andar de um arranha céu em um desses elevadores? Isso pode gerar um grande medo nas pessoas, ainda mais quando se trata de altura e grandes velocidades.

Por mais que digam que o elevador é seguro, muitas pessoas ainda tem medo de elevador. E por isso preparei um material mostrando qual a probabilidade de um elevador cair, você pode ver em:

◊   Qual a probabilidade de um elevador cair? Você vai se surpreender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This