lubrificação dos cabos de tração do elevador

Lubrificação dos cabos de tração do elevador – Será que chegou a hora?

Orçamento de serviço em elevadoresPowered by Rock Convert

A lubrificação dos cabos de tração do elevador é um fator muito importante para garantir o bom funcionamento, aumentando a vida útil dos cabos de aço.

Em algum momento da vida dos elevadores o serviço de lubrificação dos cabos de tração vai ser necessário.

Mas nesse momento é preciso ficar atento, para determinar se realmente há a necessidade de realizar o serviço ou se os cabos estão de acordo.

A empresa de manutenção dos elevadores tem a responsalibilidade de informar qual o momento exato da relubrificação, e também deve estar atenta a limpeza dos cabos do elevador.

Nesse texto vou te mostrar quando é necessário a relubrificação dos cabos de tração, sua limpeza, como é feita a lubrificação e o que você deve estar atento na hora que a empresa de manutenção de elevadores te informar que é necessária a lubrificação.

Elevadores novos

O elevador novo, ao ser instalado no edifício, já vem de fábrica com lubrificação adequada.

Essa lubrificação precisa garantir as propriedades químicas e físicas nos cabos de aço, para que tenham uma vida longa.

Então em seu estágio inicial os cabos raramente vão precisar serem relubrificados.

Limpeza dos cabos de tração

A frequencia da limpeza dos cabos de tração deve ser determinada pela empresa de manutenção de elevadores, assim como a relubrificação.

Para que os cabos sejam relubrificados é necessário que os cabos estejam limpos.

A limpeza também é necessária por causa da constante formação de pó, fibras e outros fragmentos que acabam grudando nos cabos de tração, que estão úmidos de óleo.

Quando a limpeza é realizada regurlamente não é necessário nenhum método pesado de limpeza.

Como saber se os cabos precisam de limpeza?

Para saber se os cabos precisam de uma limpeza basta observa-los.

Quando os cabos estiverem com uma cobertura aveludada, pode avisar ao técnico responsável que a limpeza não está sendo realizada adequadamente.

Quando chega a hora de lubrificar os cabos de tração do elevador?

Em algum momento vai ser necessária a lubrificação, mas esse tempo pode variar bastante de acordo com a utilização do elevador, o local da instalação – condições climáticas e atmosféricas – a velocidade em que o elevador anda e também a manutenção realizada.

É obrigação da empresa de manutenção conseguir informar ao condomínio quando é o momento de relubrificar.

Uma regra simples e prática utilizada por técnicos é a de passar o dedo no cabo de tração.

Com a máquina desligada, basta passar o dedo suavemente na ranhura da polia matriz.

O dedo deve ficar com uma leve sujeira e ficar um pouco oleoso. Se o dedo ficar seco e sem sujeira, há a necessidade de relubrificação dos cabos de tração.

Então se o técnico informar que é necessária a relubrificação, peça para que ele faça esse teste. Assim vai conseguir avaliar a real necessidade.

Porque lubrificar os cabos de tração dos elevadores?

Quando o cabo de aço do elevador é fabricado, o lubrificante penetra por toda sua fibra, mas a partir do momento em que o cabo começa a ser utilizado o lubrificante vai saindo gradativamente.

Por isso os cabos de tração precisam ser lubrificado durante toda sua vida útil.

A lubrificação garante a proteção dos arames contra a corrosão, diminui o atrito entre os arames e também diminui o desgaste entre os cabos e a polia.

Excesso de lubrificação

Assim como a falta de lubrificação é prejudicial para os cabos de tração do elevador, o excesso de lubrificante também gera problemas em seu funcionamento.

No momento que há excesso de lubrificação isso acaba comprometendo a capacidade de tracionar da polia, sendo prejudicial para o equipamento.

Como saber se os cabos estão com excesso de lubrificação?

Ao observar os cabos de aço veja se estão com uma aparência de que estão envolvidos por uma crosta preta.

Se estiverem, pode avisar o técnico que a lubrificação não está correta.

Qual é a vida útil dos cabos de tração de um elevador?

É recorrente no mercado de elevadores se falar que os cabos devem ser trocados a cada 15 ou 20 anos.

No entanto, essa crença é equivocada.

Ao serem fabricados, os cabos e polia de tração não possuem vida útil estipulada. Sua vida útil é totalmente influenciável por fatores como a carga existente em cada cabo e intensidade de uso do elevador.

Outros dois fatores altamente determinantes são as condições de montagem – se estão adequadas ou não – e também as condições de manutenção dos cabos.

É razoável dizer que cabos que foram montados errados tenham vida útil tão baixa como 5 anos, enquanto conjuntos bem balanceados, bem mantidos, com uma lubrificação adequada e baixo uso possam durar mais de 30 anos.

Como garantir que a empresa de manutenção está certa?

Muitas vezes os moradores do condomínio, síndicos ou responsáveis pela administração dos elevadores ficam desconfiados com os serviços realizados pela empresa de manutenção.

Nesse texto te passei algumas dicas que podem te ajudar a ter uma noção se o técnico está agindo de acordo ou está apenas querendo adicionar um serviço desnecessário.

Uma forma de avaliar se o serviço está de acordo é através de uma consultoria nos elevadores, em que um engenheiro especializado faz uma análise completa do elevador.

Espero que esse texto tenha esclarecido quanto ao serviço de lubrificação dos cabos de tração. Se você tiver alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo.

Será um prazer te responder!

Powered by Rock Convert

1 comentário em “Lubrificação dos cabos de tração do elevador – Será que chegou a hora?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima