plataforma elevatória de acessibilidade

As plataformas elevatórias de acessibilidade são fundamentais para a mobilidade de cadeirantes ou pessoas com dificuldade em se locomover.

Comprar uma plataforma de acessibilidade nem sempre é uma tarefa fácil, são muitos os fabricantes e muitos os modelos disponíveis no mercado.

Por isso é muito importante entender melhor quais são as suas necessidades, quais os tipos de plataformas que existem, quanto você planeja investir e saber alguns detalhes que vão fazer toda diferença para realizar a melhor compra.

Nesse material vou te mostrar tudo que você precisa saber antes de comprar uma plataforma de acessibilidade vertical ou plataforma elevatória para escadas.

Separei pelos seguintes tópicos:

Se você está com dúvidas em algum desses assuntos, continue a leitura. Vamos lá!

O que é uma plataforma de acessibilidade?

Os elevadores de plataforma são dispositivos de elevação acionados por um motor que transportam pessoas idosas e deficientes em cadeiras de rodas para cima e para baixo, permitindo que continuem a viver de forma independente em suas residências ou em locais com mais de um andar.

A maioria dos elevadores de plataforma é projetada para ser auto-operada.

As plataformas elevatórias de acessibilidade também são comumente chamados de elevadores de plataforma, plataforma para cadeirantes, elevadores de cadeiras de rodas, elevador de degraus, elevadores de acessibilidade ou elevadores de plataformas verticais.

Outro benefício da plataforma de acessibilidade é que ele pode ser usado em ambientes internos ou externos.

Quanto custa uma plataforma elevatória de acessibilidade?

O preço de uma plataforma de acessibilidade pode variar bastante, já que existem inúmeras opções no mercado.

O que vejo hoje são valores na faixa de 10mil até 40mil reais. Essa grande variação ocorre pois existem muitos modelos e empresas que prestam o serviço.

Deixar de fazer uma boa pesquisa pode deixar o projeto de sua plataforma muito acima do que você está esperando. Por isso é importante conhecer a empresa que vai te vender e instalar a plataforma de acessibilidade.

Como escolher uma plataforma elevatória?

É muito comum encontrar plataformas mal instaladas ou com valores muito acima do mercado.

O que vemos no mercado são várias opções de empresas que vendem e instalam elevadores, com os mais diversos preços.

Escolher uma empresa qualificada e conseguir bons preços pode ser uma tarefa complicada.

Uma maneira inicial é entrar em contato com várias empresas que vendem e prestam o serviço de instalação de uma plataforma de acessibilidade.

Você provavelmente vai conseguir preços mais baixos, mas isso não vai garantir que o serviço será de qualidade.

Uma forma rápida para conseguir cotar e receber orçamentos de empresas capacitadas é através de nossa plataforma.

Com ela você vai receber 3 orçamentos de empresas selecionadas com base na avaliação dos próprios clientes.

Basta clicar aqui:

◊   Receba 3 Orçamentos Gratuitos de Platafomas de Acessibilidade

Acredito que essa seja a forma mais fácil e segura para conseguir comprar uma plataforma elevatória de acessibilidade. E sem custos.

Tipos de plataformas de acessibilidade

Existem dois tipos de plataformas elevatórias: a plataforma vertical e a plataforma inclinada.

Elevadores verticais de plataforma, que podem se estender até 4 metros, são mais comumente instalados em residências, bem como no exterior para acesso a varandas.

Eles são semelhantes aos elevadores, movendo-se para cima e para baixo, mas são mais econômicos. Ao contrário dos elevadores, as plataformas verticais de acessibilidade não são totalmente fechadas, embora uma proteção geralmente envolva a plataforma do elevador.

Os elevadores de plataformas inclinadas são semelhantes aos elevadores das escadas e podem se estender po maiores distâncias, mas em vez de ter uma cadeira presa ao elevador, ela tem uma plataforma grande o suficiente para acomodar uma cadeira de rodas.

Plataforma de acessibilidade para escadas

Como te mostrei acima, as plataformas inclinadas são também conhecidas como plataformas para escadas.

Essas plataformas podem ser instaladas em quase todas escadas, sendo escadas retas ou com curvas.

Essa pode ser uma excelente solução para residências, estabelecimentos comerciais ou locais públicos, com instalação interna e externa.

As plataformas de acessibilidade para escadas é a forma mais barata quando comparadas com elevadores residenciais e plataformas verticais.

Dimensões de uma plataforma elevatória

A dimensão de uma plataforma de acessibilidade irá variar de acordo com o modelo escolhido.

Mas para se entender melhor, uma plataforma padrão, com capacidade de 250kg para uma altura de 2m apresenta medidas de 0,8m x 1,4m na cabina.

Ou seja, essa plataforma é ideal para transportar um cadeirante e mais um acompanhante.

Já para a instalação do elevador o espaço necessário é de 1,7m x 1,7m. Então esse é o espaço mínimo que você precisa ter disponível em seu imóvel para garantir que a instalação será possível.

O percurso de uma plataforma elevatória, segundo a Norma, deve ser de no máximo 4 metros.

Elevador residencial ou Plataforma de acessibilidade?

Quando você vai comprar um elevador para 2 andares surge uma dúvida bem frequente. Comprar uma plataforma ou um elevador residencial?

Bem, como expliquei nesse material, a plataforma de acessibilidade deve ser utilizada apenas para pessoas com mobilidade reduzida.

A plataforma não é concebida para atender o fluxo normal de pessoas do local, diferente de um elevador residencial.

Quando se trata de garantir a locomoção de pessoas com deficiência, a melhor maneira – e mais econômica – é a instalação de uma plataforma elevatória.

A plataforma elevatória é a solução para acessibilidade que possui o melhor custo benefício, pois envolve simplicidade em seu projeto, assim como adequações civis e elétricas menos robustas se comparada com um elevador.

Agora, se estamos falando de transporte de pessoas, sejam elas cadeirantes ou não, será necessário um elevador residencial.

Se quiser entender mais sobre elevadores residenciais, seus preços e tipos, vale a pena ver o material que preparei clicando aqui abaixo:

◊   Elevadores Residenciais: Tudo que você precisa saber antes de comprar!

Dicas para fazer a melhor compra de uma plataforma de acessibilidade

A primeira coisa que você precisa saber ao procurar uma plataforma de acessibilidade é para qual finalidade pretende usa-la.

Será exclusivo para uso de cadeirantes? Será para uso de mais outras pessoas? Para uso recorrente ou apenas em certas situações?

Essas primeiras perguntas devem ser respondidas para definir qual tipo de elevador você poderá usar.

Quando estamos falando de plataforma de acessibilidade, precisamos ter em mente que seu uso é exclusivo para cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção.

E de acordo com a Norma ABNT ISO 9386-1, a plataforma não é concebida para atender o fluxo normal de pessoas do local.

Ou seja, para instalar uma plataforma você deve ter como objetivo garantir a acessibilidade de pessoas com dificuldade.

Qual é o tamanho da plataforma que você precisa?

O tamanho mínimo de uma plataforma elevatória, de acordo com a Norma ABNT ISO 9386-1, é capaz de comportar uma pessoa em cadeira de rodas com um acompanhante.

Geralmente esse tamanho atende a maioria das pessoas, mas você pode precisar de uma plataforma maior, então é importante ficar atento a essa questão.

Para residências, onde se sabe quem será o usuário da plataforma, é mais fácil estipular qual será a capacidade necessária.

Para locais públicos ou locais comerciais, em que há vários usuários, ter uma plataforma com maior capacidade vai garantir uma flexibilidade no uso dos passageiros.

Ter as dimensões necessárias para a instalação da plataforma de acessibilidade é fundamental para a instalação.

Capacidade de uma plataforma elevatória

De acordo com a Norma, uma plataforma de acessibilidade não pode ter uma carga nominal inferior a 250kg.

Controle da plataforma

De acordo com a Norma ABNT ISO 9386-1, a plataforma de acessibilidade requer acionamento não automático.

Ou seja, é necessário que a pessoa que está em transporte mantenha o botão precionado para a plataforma se movimentar. É necessária destreza e força manual para apertar e segurar o botão durante todo o curso de elevação.

Então, se a pessoa que for utilizar não tiver condições de acionar esse botão, o projeto de sua plataforma terá que prever esse importante detalhe.

A estética do elevador se ajusta ao seu estilo?

A maioria das empresas está disposta a observar pequenas alterações, desde que isso não comprometa a estrutura da plataforma. Por exemplo, mudando cores ou revestimentos de piso.

Sempre que possível, visite um elevador instalado antes de fazer a compra, não há melhor experiência do que andar em um antes de comprar.

E uma última dica…

A quantidade de tipos de plataforma e o número de empresas que vendem e prestam o serviço de instalação é tão grande que escolher uma que atenda as suas exigências com um ótimo preço é algo bem complicado.

Por isso uma excelente maneira para garantir que irá comprar de uma empresa qualificada e com um bom preço é utilizando nossa plataforma.

Com ela você recebe 3 orçamentos de empresas selecionadas com base na avaliação dos próprios clientes.

Você negocia direto com as empresas, garantindo o melhor preço. E sem custos.

Basta clicar aqui:

◊   Receba 3 Orçamentos Gratuitos de Platafomas de Acessibilidade

Espero que ess material tenha te ajudado a esclarecer algumas dúvidas nesse momento de escolher e comprar uma plataforma elevatória de acessibilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This