tipos de elevador para edifício

Conheça agora todos os tipos de elevadores para edifícios

Vai comprar um elevadorPowered by Rock Convert

Elevadores são dispositivos que movem pessoas e mercadorias verticalmente dentro de um eixo que conecta os andares de um edifício.

Como a construção civil começou a se desenvolver mais e mais na era industrial e se tornaram comuns na década de 1850.

Os elevadores rapidamente cresceram em popularidade, e novos tipos de elevadores para edifícios foram surgindo.

À medida que a segurança, a eficiência e a usabilidade aumentavam, elas se tornaram comuns em prédios comerciais e em algumas residências maiores.

Atualmente, os elevadores são necessários na maioria dos edifícios comerciais para fornecer acesso aos níveis superiores.

Existem três tipos principais de elevadores para edifícios comumente usados: elevador com máquina de tração com casa de máquinas, elevador com máquina de tração sem casa de máquinas e o elevador hidráulico.

Além disso existem tipos de elevadores residenciais, em que mostro mais abaixo.

No entanto, existem variações em cada tipo.

Explico detalhadamente como funciona cada um deles. Vamos lá!

Tipos de elevadores para edifícios

Elevadores Hidráulicos

Os elevadores hidráulicos são suportados por um pistão na parte inferior do elevador que empurra o elevador para cima quando um motor elétrico força o óleo ou outro fluido hidráulico a entrar no pistão.

O elevador desce quando uma válvula libera o fluido do pistão.

Eles são usados ​​em baixas edificações, cerca de 2 a 8 andares, e viajam a uma velocidade máxima de 60m por minuto.

A casa de máquinas para elevadores hidráulicos está localizada no nível mais baixo ao lado do poço do elevador.

Elevadores Hidráulicos convencionais possuem uma roldana que se estende abaixo do piso do poço do elevador, que aceita o pistão retrátil quando o elevador desce.

A distância máxima de viagem é de aproximadamente 18 metros.

Os elevadores hidráulicos têm um custo inicial baixo e os custos de manutenção contínuos são menores em comparação com os outros tipos de elevadores.

No entanto, os elevadores hidráulicos usam mais energia do que outros tipos de elevadores porque o motor elétrico trabalha contra a gravidade ao forçar o fluido hidráulico a entrar no pistão.

Uma grande desvantagem dos elevadores hidráulicos é que o fluido hidráulico às vezes pode vazar, o que pode causar um sério risco ao meio ambiente.

O risco ambiental e o alto uso de energia são dois motivos principais pelos quais os elevadores hidráulicos não estão sendo instalados com a mesma freqüência que no passado.

Um outro ponto é em relação a sua velocidade, de 1m/s, que é mais baixa do que elevadores de tração.

Elevador com máquina de tração

Elevadores com máquina de tração com casa de máquinas são levantados por cabos de aço, que passam por uma roda presa a um motor elétrico acima do poço do elevador.

Eles são usados ​​para edifícios de médio e grande porte e têm velocidades de deslocamento muito maiores que os elevadores hidráulicos.

Um contrapeso torna os elevadores mais eficientes, compensando o peso do carro e dos ocupantes, para que o motor não tenha que se movimentar tanto.

Os elevadores com máquina de tração são divididos em: elevadores com máquina de tração com engrenagem e elevadores de máquina de tração sem engrenagem.

Os mais utilizados, os elevadores de tração com engrenagens têm uma caixa de engrenagens presa ao motor, que aciona a roda que move os cabos de aço.

Elevadores com máquina de tração engrenados são capazes de velocidades de deslocamento de até 150 metros por minuto.

A distância máxima de deslocamento de um elevador de tração é de cerca de 75 metros.

Os elevadores de tração sem engrenagem têm a roda diretamente conectada ao motor.

Vale a pena dar uma olhada nesses textos:

◊   Elevador de tração ou elevador hidráulico, qual escolher?
◊   Atlas, Thyssenkrupp ou Otis: Qual dessas devo escolher?

Os elevadores de tração sem engrenagem são capazes de atingir velocidades de até 600 metros por minuto e têm uma distância máxima de deslocamento de cerca de 300 a 500 metros, sendo a única opção para aplicações em arranha-céus.

Elevadores de tração engrenados estão no meio do caminho em termos de custo inicial, custos de manutenção contínuos e consumo de energia.

Os elevadores de tração sem engrenagens têm um custo inicial alto, custos de manutenção médios contínuos e usam energia com um pouco mais de eficiência do que os elevadores com máquina de tração com engrenagens.

É importante que os cabos e polias do elevador de tração sejam verificados regularmente quanto a desgaste.

Enquanto se desgastam, a tração entre a roldana e os cabos é reduzida e o deslizamento se torna mais regular, o que reduz a eficiência e pode se tornar perigoso se não for verificado.

Por isso a sua manutenção preventiva é fundamental.

Elevadores de tração têm restrições de altura que são regidas pelo comprimento e peso dos cabos ou cordas.

Elevador sem casa de máquinas

Os elevadores sem casa de máquinas são elevadores com máquina de tração que não têm uma sala de máquinas acima do poço do elevador.

A máquina fica no espaço de sobreposição e é acessada a partir da parte superior da cabine do elevador quando são necessários manutenção ou reparos.

O painel de controle está localizado ao lado do elevador no patamar mais alto.

Os elevadores sem casa de máquinas têm uma distância máxima de deslocamento de até 75m e podem viajar a velocidades de até 150 metros por minuto.

Os elevadores sem casa de máquinas são comparáveis ​​aos elevadores de tração com engrenagens em termos de custos iniciais e de manutenção, mas possuem um consumo de energia relativamente baixo em comparação com os elevadores com engrenagens.

Veja mais sobre consumo de energia em elevadores nesse texto:

Qual o gasto de energia de um elevador? Saiba agora!

Os elevadores sem casa de máquinas estão se tornando a opção mais popular para edifícios de altura média em que a distância de viagem é de até 75 metros.

Eles são energeticamente eficientes, requerem menos espaço, e sua operação e confiabilidade estão no mesmo nível dos elevadores de tração sem engrenagens.

Veja quais são os tipos de elevadores residenciais

Os aparelhos disponíveis no mercado não são todos iguais. Os elevadores residenciais podem diferir-se quanto ao seu funcionamento, por exemplo:

Elétricos

São os tipos de elevadores mais empregados atualmente. Além do mais, grande parte dos modelos não necessita da casa de máquinas, o que economiza espaço na construção.

Também apresentam grande suavidade na viagem e precisão de parada.

Hidráulicos

Funcionam por meio do fluxo e da pressão de um fluido e, por não utilizarem, necessariamente, energia elétrica, têm um sistema de resgate em casos de apagões.

Os elevadores hidráulicos não são muito empregados no mercado atual por serem uma tecnologia antiga.

Além do mais, esse modelo possibilita uma grande redução no tamanho da casa de máquinas.

Se você está pensando em comprar um elevador residencial, não deixe de ver esse post que preparei:

Elevador Residencial: Como escolher o modelo ideal para comprar?

A vácuo

São tecnologias modernas e que trabalham por meio da sucção do ar — o que gera uma diferença de pressão e movimenta a cabine para cima.

Na descida, o dispositivo utiliza a força da gravidade. Além disso, esses equipamentos têm uma instalação rápida, mas capacidade e tamanhos restritos.

Plataforma elevatória de acessibilidade

Um outro tipo de equipamento que pode ser interessante para seu empreendimento é a plataforma elevatória de acessibilidade.

Os elevadores de plataforma são dispositivos de elevação acionados por um motor que transportam pessoas idosas e deficientes em cadeiras de rodas para cima e para baixo, permitindo que continuem a viver de forma independente em suas residências ou em locais com mais de um andar.

A maioria dos elevadores de plataforma é projetada para ser auto-operada.

Veja mais em:

◊   Plataforma de acessibilidade: O Guia completo para a melhor compra
◊   Qual a diferença entre elevador e plataforma de acessibilidade?

A principal dica na hora de comprar um elevador

Comprar um elevador é algo simples.

São várias empresas que podem instalar e entregar um bom equipamento.

Porém não é algo fácil.

Repetidas vezes vemos pessoas tomarem decisões erradas, seja na hora de iniciar o planejamento, na realização do projeto, no momento de negociar com a empresa ou até mesmo na hora de conferir se o serviço foi bem feito.

Acabam gastando mais do que o necessário e ainda terminam insatisfeitas com o resultado.

Um investimento que deveria valorizar o imóvel acaba trazendo inúmeros problemas para os moradores.

E isso definitivamente não deveria ser assim.

Como temos grande experiência com elevadores, começamos a ensinar o que fazer na hora de comprar um elevador.

Diariamente nós ajudávamos as pessoas a realizar a compra do elevador ideal, explicando para cada uma delas o que ser feito.

Com nossas dicas as pessoas nos relatavam que tinham realizado uma excelente compra, com equipamentos funcionando perfeitamente e por preços bem abaixo do esperado.

¨Tenho o MeuElevador.com como guia de informação e consulta sobre o assunto “transporte vertical”. Este tem me ajudado bastante nas tomadas de decisão. O pessoal do site me atendeu muitíssimo bem com toda atenção, presteza e profissionalismo.¨

Paulo Diniz

Como atendíamos várias pessoas por dia, já não estávamos conseguindo falar com todas elas.

Então percebemos que poderíamos ajudar muito mais se reuníssemos todas as informações, organizando de uma maneira simples.

Assim qualquer pessoa que fosse comprar um elevador poderia ter acesso as nossas dicas.

Foi aí que decidimos desenvolver o Guia de compra de elevador.

Um passo a passo simples, mostrando exatamente o que você deve fazer na hora de comprar um elevador, evitando erros, gerando economia e um excelente resultado final.

Para ter acesso ao nosso guia basta clicar aqui:

Guia Definitivo de Compra de Elevador

Conclusão

Como você pode ver, são 3 os principais tipos de elevadores para edifícios.

Os elevadores hidráulicos, que são mais baratos, porém atendem edificações menores e apresenta uma velocidade mais baixa.

Os elevadores com máquina de tração, os mais comuns em edifícios de médio e grande porte, com velocidades mais altas.

E por fim, o elevador com máquina de tração sem casa de máquinas, que estão se tornando uma opção interessante para novos prédios.

Agora que você já sabe quais são os tipos de elevadores para edifícios, vale a pena ver o material que preparei sobre os preços de um elevador para edifício, veja em:

◊   Quanto custa um elevador para edifício? Saiba Agora!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima