Assembleia de condomínio virtual

A assembleia de condomínio virtual ainda é uma questão invadora e um tanto quanto polêmica entre os moradores. Por mais que todos a vejam com bons olhos, sua utilização ainda não é muito difundida pelos condomínios.

Fiz esse post para te explicar como funciona a assembleia virtual e como realizar em seu condomínio.

Vou te mostrar como a assembleia virtual de condomínio pode facilitar e ajudar a vida do síndico. Existem inúmeras dúvidas quanto a esse tema, por isso separei da seguinte maneira:

Se você está pensando em implementar no seu condomínio, não deixe de ler esse post. Vamos lá!

Como funciona a assembleia virtual?

A assembleia virtual nada mais é do que uma versão online da tradicional assembleia de condomínio. Então o síndico inicia a assembleia no software de assembleia usado pelo condomínio e os moradores, sem a necessidade de uma reunião presencial, debatem, analisam e votam as propostas.

Os moradores podem participar das decisões em qualquer horário e as votações não precisam ocorrer simultaneamente.

Legalidade da assembleia de condomínio virtual

Um ponto muito importante e que gera a maior parte das dúvidas é em relação a legalidade da assembleia de condomínio virtual. Existe uma lei que define a assembleia de condomínio virtual?

Em tese sim, de acordo com o artigo 1350 do Código Civil, o síndico deve convocar, anualmente, na forma que está prevista na convenção.

“Art. 1350. Convocará o síndico, anualmente, reunião da assembléia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar…”

Assim, abre-se uma margem para que a convenção do condomínio determine a forma e os parâmetros das assembleias. Caso a constituição do condomínio preveja que pode se realizar uma assembleia virtual, o síndico poderá realizá-la.

Como organizar uma assembleia de condomínio virtual?

Agora que você já sabe a respeito da legalidade da assembleia de condominio, te explico o que é necessário para realizar uma assembleia virtual em seu condomínio.

Primeiramente, se estiver na sua convenção do condominio que a assembleia deve ser presencial, ou se ela estiver restringindo o número de procurações, você deverá aprovar com quórum de 2/3 dos condôminos. Na convenção deve estar previsto não só a possiblidade, mas também qual o formato da assembleia e a forma de convocação.

É importante que se tenha a certificação digital, onde cada condômino terá uma assiatura eletrônica. Assim, se evita o risco de fraudes. Além de contar com um sistema que gere segurança e que tenha a possibilidade de auditagem dos votos, para proteger você e o restante dos condôminos. Os certificados digitais são oferecidos em cartórios.

Se você vai começar a implementar em seu condomínio, é interessante iniciar com uma assembleia híbrida. Ou seja, anteriormente a assembleia, as pessoas votam pela assembleia digital e na abertura da assembleia já fica destacado quais serão os votos. Isso é muito importante até que os condôminos se acostumem com esse novo processo.

É interessante também começar com assuntos que não são polêmicos, para que não se tenha problemas judiciais de moradores querendo impedir que a assembleia seja válida. Imagine realizar uma eleição de síndico e algum morador se sentir prejudicado, isso pode gerar problemas futuros. Então, comece com pautas mais leves onde a chance de gerar problemas vai ser menor.

O prédio que quer implementar a assembleia virtual deve se preparar, e é importante o treinamento dos moradores. O condomínio deve estar apto para ajudar os moradores que tiverem maiores dificuldades com essa novidade.

Para finalizar, é necessária a lavratura da ata de condomínio. Independentemente de se realizar uma assembleia virtual ou presencial, deve-se lavrar a ata.

E quem não pode ou não quer participar de uma assembleia virtual?

Para esses casos, o morador pode participar depositando seu voto por escrito. Assim, as pessoas que não estão acostumadas com o uso de plataformas digitais ou que não gostam tem o seu direito de voto garantido.

Quais as vantagens de uma assembleia de condomínio virtual?

Os pontos positivos da realização de uma assembleia virtual são vários, dentre eles:

Maior participação dos condôminos

Como o morador pode emitir seu voto pelo celular, sem a necessidade de estar presente no condomínio,  facilita sua participação, aumentando o engajamento dos moradores.

Os condôminos deixam de perder votações e discussões importantes do condomínio por falta de tempo ou por estarem em outras localidades.

Maiores quóruns

Como o engajamento é maior, isso possibilita quóruns maiores. Então uma votação de alteração de convenção, que é muito difícil conseguir em uma assembleia normal, se torna mais plausível através da assembleia virtual.

Diminui a falta de objetividade

O que acontece na maioria das assembleias presenciais – e um dos grandes motivos para baixa presença – é a grande demora e a falta de objetividade. Assembleias que poderiam durar 30 minutos acabam levando horas. E com a assembleia virtual esse problema se acaba.

Fim das discussões acaloradas

Quem nunca presenciou uma discussão em uma assembleia de condomínio? Pois é, um dos grandes problemas das assembleias presenciais está ligado aos desentendimentos que acontecem, que contribuem para o aumento da taxa de ausentes.

Economia de tempo e dinheiro

Como não há a necessidade de estar presente em um determinado lugar, os moradores gastam muito menos tempo. Além do que, existem ferramentas que enviam resumos das discussões realizadas.

Dependendo do condomínio, é necessária a locação de cadeiras e outros materiais, gerando uma despesa, o que não ocorre em uma assembleia virtual.

Quais as desvantagens de uma assembleia de condomínio virtual?

As desvantagens da assembleia virtual são poucas:

Falta de costume

A falta de costume entre os moradores é uma das maiores desvantagens, pois o desconhecido traz um pouco de rejeição. Mas nada que um pouco de prática e um bom auxílio do condomínio para que isso não se resolva.

Diminuição do contato

Por mais que a assembleia virtual traga inúmeras facilidades, o contato e presença dos moradores é sim, muito importante. Muitas vezes, apenas com as conversas e debates presenciais o condomínio consegue tomar as melhores decisões.

O que já é usado com sucesso?

Muitos síndicos ainda não implementaram a assembleia virtual no condomínio, mas já estão utilizando certas ferramentas que trazem mais eficiência as assembleias, mesmo que presenciais.

Sistema de pesquisa interna

O sistema de pesquisa interna já é algo usado pelos condomínios com muita qualidade. A pesquisa interna é uma maneira na qual o síndico pode usar para saber qual a opinião dos condôminos. Ela não irá definir a votação, mas dá bons parâmetros ao síndico.

Salas de bate papo – Fórum de debates

Em conjunto com a assembleia virtual, os condôminos tem a oportunidade de analisar os dados da determinada pauta que está em votação e assim debater – com calma – sobre o tema.

Isso gera muito mais conforto aos moradores, além de garantir uma total transparência do que o síndico está fazendo.

Conclusão

A assembleia de condomínio virtual, mesmo apresentando inúmeras vantagens, ainda não é tão aceita pelos condôminos. Porém, com o passar do tempo, essa ferramenta será de grande importância para os condomínios. Acredito que essa será uma prática comum dentro dos condomínios. Afinal de contas, ela traz agilidade e praticidade, tanto para o síndico quanto para os moradores.

Espero que esse post tenha sido útil para você e que tenha esclarecido suas dúvidas em relação a assembleia virtual. Se ainda tiver problemas para a aceitação em seu condomínio e não conseguir implementar em seu condomínio, veja o post em que mostro como organizar uma assembleia de condomínio:

◊   Organize uma assembleia de condomínio seguindo 5 passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This