Por que você não pode usar o elevador em caso de incêndio

Por que você não pode usar o elevador em caso de incêndio?

Orçamento de serviço em elevadoresPowered by Rock Convert

Em caso de incêndio, e você está em um dos andares superiores do edifício, o impulso natural para praticamente qualquer indivíduo é usar o elevador.

No entanto, deve ficar claro que decidir usar o elevador para deixar um prédio em chamas é uma péssima decisão, que pode ter consequências terríveis.

Nesse post te mostro por que você não pode usar o elevador em caso de incêndio. Vamos lá!

Por que você não pode usar o elevador se houver um incêndio?

As razões existentes para não usar um elevador em caso de incêndio são diversas, mas entre todas, a mais importante tem a ver com o fornecimento de energia.

Em caso de incêndio, é provável que ocorra uma queda de energia e, quando isso acontecer, o elevador para de funcionar de repente.

Os passageiros ficariam presos na cabine enquanto o prédio está em chamas e criaria uma situação de queimaduras de alto risco.

E para piorar, a cabine de um elevador é um dos lugares que apresenta maiores dificuldades aos bombeiros para realizar um resgate em um prédio em chamas.

Além disso, a fim de evitar explosões, o corte de energia é uma das primeiras tarefas que os bombeiros executam para chegar a um edifício que está sofrendo um incêndio.

Portanto, em caso de incêndio, existem muitas chances de ficar preso dentro de um elevador a pessoa que, imprudentemente, decidir usar o elevador.

O poço do elevador funciona como uma chaminé

Esse é um outro motivo que poucos conhecem. Se você tomar a decisão errada de tentar deixar um prédio em chamas pelo elevador existe a chance de inalação de fumaça.

Quando ocorre um incêndio em edifício, as chamas em altas temperaturas formas gases muito menos densos que o ar, que tendem a se expandir.

E esses gases, por serem menos densos, tendem a subir – inclusive deve rastejar ou agachar quando está em um incêndio – e uma das passagens dos gases é pela caixa de corrida do elevador.

A caixa de corrida – local por onde o elevador se movimenta – acaba funcionando como uma chaminé, levando esses gases para parte superior.

Se em caso de incêndio uma ou mais pessoas ficam presas na cabine de um elevador, as chances de inalação de fumaça como resultado das altas temperaturas a serem atingidas são muito altas.

Na cabine de um elevador há entradas de ar, portanto, a fumaça entrará mais cedo ou mais tarde.

Os regulamentos são absolutos: nunca use o elevador em caso de incêndio

Os especialistas em segurança são muito claros que usam um elevador quando o edifício em que somos vítimas de um incêndio é um grande erro.

Portanto, quase todas as regulamentações sobre o uso desses dispositivos coletam recomendações sobre Proibições que devemos sempre ter em mente.

O Corpo de Bombeiros informa que é proibido o uso de elevadores em caso de incêndio.

O que fazer em caso de incêndio no edifício?

O primeiro passo é manter a calma como regra básica para realizar a evacuação da maneira mais eficiente possível.

Mais uma vez, o elevador não deve ser utilizado. Você deve utilizar as escadas como rota de fuga. Se houver uma escada externa, o correto é usá-la.

Se há fumaça ou fogo nas escadas, é aconselhável ir para o telhado, porque haverá ar limpo e os bombeiros podem vir mais facilmente para um resgate.

Caso não tenha um telhado, o ideal é aguardar a chegada de bombeiros dentro de uma sala que não seja afetada pelo incêndio e que tenha janelas ou sacadas.

Se você quiser entender melhor o que deve fazer em um incêndio em um edifício, veja o post que preparei em:

◊   Saiba o que fazer em caso de incêndio no condomínio

Conclusão

Usar o elevador em caso de incêndio é uma tentação perigosa que cresce quando a pessoa deve se proteger das chamas e tem opções limitadas de mobilidade.

Em tais casos, você deve ter um cuidado especial para descartar completamente o uso do elevador, porque os riscos inerentes à situação de confinamento e o risco de morte são grandes.

O melhor a se fazer nesse momento é usar as escadas de emergência, evitando ao máximo locais com muita fumaça.

Por mais que os elevadores sejam considerados o meio de transporte mais seguro do mundo, para casos de incêndio não é aconselhável não utilizar os elevadores.

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima