bom relacionamento síndico condômino

Como condôminos e síndico podem ter um bom relacionamento?

Administrar um condomínio requer o domínio de muitas habilidades, como gestão e administração, desenvolver e aplicar a taxa de condomínio, realizar a manutenção de áreas comuns, entre outras. Além disso, é crucial para o sucesso da gestão manter um bom relacionamento entre o síndico e o condomínio como um todo.

Para aprofundar sobre esse assunto, preparei este post especialmente para você. Começo falando sobre a importância de um bom relacionamento entre síndico e condôminos. Posteriormente, te passo 5 dicas para que esse relacionamento saudável aconteça. Por fim, mostro a importância de a relação entre síndico e funcionários também ser positiva. Confira!

Saiba a importância de um bom relacionamento entre síndico e condôminos

Uma boa relação entre síndico e condôminos é fundamental para levar uma vida mais tranquila, além de aumentar a eficiência da gestão do condomínio, pois os resultados tendem a ser melhores quando há empatia entre as partes envolvidas.

Quando há uma boa relação, os condôminos aceitam melhor as regras, se sentem mais à vontade para dar sugestões e levar as questões relativas ao condomínio até o síndico, além de a inadimplência cair. Entretanto, não se deve confundir boa relação com falta de profissionalismo e um meio termo entre cobrança e empatia deve ser encontrado.

Confira dicas para que um bom relacionamento entre síndico e condôminos seja mantido

Agora que você já sabe a importância de um bom relacionamento entre síndico e condôminos, abordaremos as 5 principais dicas para você estabelecer esse bom relacionamento. É importante para o sucesso da empreitada que todas elas sejam seguidas, aumentando as chances de um resultado efetivo.

Estimule a participação dos moradores

É fundamental que os condôminos se sintam confortáveis e tenham sua voz ouvida. Uma forma de estimular essa participação é por meio da criação de canais internos de reclamações e sugestões, o que pode ser feito de várias formas, inclusive aproveitando as tecnologias dos smartphones (Whatasapp, Telegram, entre outros).

Além disso, pode ser estimulada a participação dos condôminos nas assembleias do condomínio, deixando-os à vontade para participar. Opte por uma reunião mais horizontal, em que todos participem, e evite reuniões em que apenas a administração fala e os moradores ouvem.

Deixe claro o regulamento interno e as regras

É importante também deixar claro o regulamento interno do condomínio e as regras, especialmente quanto ao uso de áreas comuns e de lazer. Com isso, evitam-se atritos desnecessários e insinuações de que há um ou outro morador favorecido para reservar áreas de lazer, por exemplo.

Comunique tudo o que for necessário

Um dos aspectos mais importantes em qualquer gestão é a transparência. Você deve adotá-la para que os condôminos sintam confiança na administração do condomínio e no síndico.

Então quanto mais informações os moradores tiverem sobre a sua gestão, menor a chance dos moradores duvidarem do que você está fazendo. Não deixe de ver o post que preparei explicando como realizar uma gestão transparente:

◊   Síndico: Realize agora mesmo uma Gestão de Condomínio Transparente

Powered by Rock Convert

Verifique as áreas comuns

As áreas comuns são espaços vitais no condomínio, pois elas têm funções muito importante para a vida dos moradores e em suas respectivas qualidades de vida. Faça manutenção regular das áreas comuns de lazer, garagenselevadores e torne a vida no condomínio mais proveitosa e confortável.

Com as áreas comuns preservadas e bem cuidadas, o condôminos perceberão que você está realizando uma boa gestão. E isso vai influenciar no seu relacionamento com os condôminos.

Estabeleça um canal de comunicação

Como já falamos, o canal de comunicação pode ser feito por meio de aplicativos do próprio celular, como WhatsApp e Telegram. Você pode criar um e-mail ou deixar um telefone disponível para que exista essa comunicação.

Essa é um dos principais pontos de uma gestão eficiente e que interfere diretamente na sua relação com os moradores. Inclusive preparei um post em que explico como melhorar a comunicação do síndico no condomínio:

◊   7 Dicas de Ouro Sobre Como Melhorar a Comunicação em Condomínio!

Saiba a importância de o síndico manter uma boa relação com os funcionários

Engana-se quem pensa que manter uma boa relação apenas com os moradores é suficiente. É necessário também mantê-la com os funcionários. Dessa forma, eles serão mais produtivos e a eficiência da gestão melhorará como um todo.

Sendo assim, estabelecer um bom relacionamento entre síndicos e moradores, ou até mesmo entre síndicos e funcionários, é um passo fundamental para a melhoria da qualidade de vida e da implementação da gestão em um condomínio.

E um dos principais funcionários do condomínio, e que o síndico deve sempre buscar um bom relacionamento, é o zelador. É ele que está diariamente no condomínio e sempre em contato com os moradores. Então, se você quer garantir o bom funcionamento do condomínio, um bom zelador irá te ajudar muito.

Conclusão

Espero que você tenha compreendido a importância de um bom relacionamento com os moradores e que as dicas de como conseguir tenham sido úteis.

Além disso, para que tudo no condomínio funcione de acordo, você deve ter em mente que a gestão do seu condomínio deve ser muito bem feita. Pensando nisso, preparei um post em que explico os príncipais pontos para se exercer uma boa gestão de condomínio, veja em:

◊   Como Fazer uma Excelente Gestão de Condomínio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima