Livro de ocorrência dos elevadores

Você sabia que o uso correto do livro de ocorrência dos elevadores evita inúmeros problemas de elevadores em um prédio?

O documento reduz falhas, evita gastos e dores de cabeça posteriores para o síndico. Entenda a seguir o porquê e vá hoje mesmo verificar como está o livro de registro de ocorrência do seu elevador.

O que é o livro de registro de ocorrência dos elevadores

O livro de ocorrência dos elevadores é um livro obrigatório em que se anota todos os consertos, serviços, reparos, manutenções preventivas realizadas nos equipamentos de transporte de um edifício.

Entenda mais sobra manutenção preventiva de elevadores em:

◊   Manutenção Preventiva de Elevadores: O que Todo Síndico Precisa Saber a Respeito

Sua função é documentar os serviços que estão sendo realizados pela empresa de manutenção.

É necessário que os serviços sejam minuciosamente descritos no documento, caso contrário eles não estarão documentados.

O §2º do artigo 9º da Lei 7.647/99 do município de Belo Horizonte, dispõe que cada elevador terá seu próprio livro, onde o responsável pela manutenção deve anotar a data da realização da atividade, as peças substituídas, os defeitos constatados, as providências tomadas e demais serviços realizados.

Qual a função do livro de ocorrência dos elevadores para o condomínio

Pense no livro como o primeiro ponto de apoio para que o síndico saiba o histórico da manutenção do elevador e possa estudar os serviços que têm sido necessários e executados.

Com o histórico em mãos, ele se poderá questionar: a manutenção tem sido suficiente? Os valores pagos equivalem aos serviços executados?

Outro ponto consiste na análise do compromisso da empresa contratada, averiguando-se se a companhia está realizando o serviço de fato.

Isso permite a constatação de que o serviço não foi de fato feito, assim, será fácil responsabilizar a empresa prestadora, pois o trabalho foi pago pelo condomínio.

Ao documentar a prestação de serviço, o condomínio reconhece os serviços que está pagando por meio do histórico de seu elevador. Eis a importância do livro.

Qual a função do livro para a empresa de manutenção

No dia a dia de uma empresa de manutenção de elevadores, é comum que os serviços de um mesmo prédio sejam prestados por técnicos de setores distintos, mecânico, elétrico ou de programação.

Antes que um profissional inicie suas atividades, é preciso que ele saiba quais foram as últimas ocorrências e reparos relacionados ao elevador.

Isso é importante especialmente nas empresas com uma numerosa equipe, nelas a comunicação pode ser um grande entrave para a execução eficaz das tarefas.

O uso correto do livro de ocorrência pela empresa de manutenção ajuda os técnicos a diagnosticarem os problemas da máquina de forma rápida e eficiente, reduzindo assim os custos da operação.

Como o livro deve ser preenchido

É comum vermos nos livros de ocorrência lançamentos como: “Dia 16:01:2018: Manutenção Mensal preventiva.”.

Essa anotação não serve como documentação e contraria a própria lei que exige o livro —  Lei 7.647/99. No livro devem constar, detalhadamente, os reparos realizados, as peças trocadas e o registro de cada evento.

Na prática, ao final de cada visita realizada, o técnico deve registrar a situação anormal encontrada e as providências que foram tomadas. Isso inclui detalhar os serviços realizados e peças que foram trocadas.

O procedimento deve ser feito em todas as visitas e chamados, incluindo pequenos reparos.

No caso das visitas mensais periódicas, sabe-se que infelizmente a maioria dos técnicos não possui tempo disponível para realizar uma manutenção preventiva completa no elevador a cada visita, como deveria ocorrer.

Cabe então registrar qual foi o foco de serviço da visita mensal para permitir uma visão geral dos serviços que tem sido de fato realizados posteriormente.

Por que o livro é negligenciado

Algumas empresas de manutenção não enxergam o valor de uma relação transparente com os condomínios.

Lembre-se: Quanto mais obscura e menos transparente é a prestação de serviços da companhia, menos ela vai querer manter registro adequado do histórico da manutenção.

Como também, o desconhecimento do assunto pelos síndicos faz com que o procedimento não seja exigido.

Vale lembrar também que, no caso do livro ser totalmente preenchido, é dever do síndico providenciar novos livros.

Essas são algumas das principais razões pelas quais as anotações são esquecidas ou mal realizadas, fazendo com que o condomínio perca sua forma de controle sobre os serviços contratados, e diminuindo a eficácia dos consertos.

Algumas empresas utilizam documentos auxiliares para registro de chamadas e serviços.

Neste caso, os procedimentos de preenchimento explicados são os mesmos e devem ser mantidos com o condomínio.

Como exigir que o livro de registro de ocorrência seja corretamente preenchido

É dever do síndico, zelador ou outro funcionário responsável por acompanhar a manutenção trazer essa exigência junto à empresa.

Uma vez que foi constatado que as anotações no livro de ocorrência não estão sendo suficientes para documentar o real histórico de serviços prestados, recomenda-se que seja solicitada uma reunião com a companhia para tratar do assunto.

Por fim, nunca é demais lembrar que o livro de ocorrência dos elevadores é uma obrigação legal.

Espero que este conteúdo tenha sido útil e que tenha em mente que o livro de registro de ocorrência é uma importante ferramenta de fiscalização.

Preparei um post explicando como você pode fiscalizar a empresa de manutenção de elevadores:

◊   Como Avaliar se a Manutenção de Elevadores foi Feita Corretamente?

 

Comments (8)

  1. que materia legal!!
    tem algum modelo de livro de registro de elevadores?

    1. Olá sônia,
      Que bom que gostou! Tem sim, os modelos de livro de elevadores voce encontra em sites e papelarias. Mas você tambem pode exigir da empresa de manutencao de elevadores que presta serviço em seu condomínio.
      Um abraço!

  2. é uma pergunta: por quanto tempo devo guardar os livros de ocorrência dos elevadores?
    Aguardo uma respopsta

    Grato

    Carlos (Síndico)

    1. Olá Carlos Roberto,
      O Livro de ocorrência dos elevadores deve ser guardado pelo período de 5 anos.
      Espero que tenha te ajudado.
      Um grande abraço,
      Rodrigo.

  3. Achei muito bom!
    Bem elaborado, com conteúdos em linguagem bastante simples, accessível.
    Entretanto, não identifiquei a informação ou indicação de:
    – De quem tem a obrigação de comprar o livro? O condomínio ou a empresa prestadora da manutenção?
    – Se for do síndico, onde comprar o livro de registro de manutenção de elevador? ou
    – Qual o tipo de livraria ou casa especializada neste tipo de livro?
    Se possível gostaria de ter retorno destas informações.
    Obrigado.
    Pedro Paulo Rennó

    1. Olá Pedro,
      Que bom que gostou do texto!
      Quanto as suas dúvidas, vamos lá.
      1- Quem deve comprar comprar o livro de ocorrência dos elevadores é o síndico do condomínio. Algumas empresas de manutenção tem o livro de registro e disponibilizam para o síndico.
      2- Você pode comprar com a empresa de manutenção (caso disponibilize) ou em alguma papelaria, geralmente lá você consegue encontrar.
      Isso depende da cidade em que mora, caso não encontre peça informação para a empresa de manutenção que presta serviço em seu elevador.
      Caso tenha interesse, nós enviamos o livro de registro dos elevadores para algumas cidades.
      Espero que tenha te ajudado!

  4. No meu Condomínio existe dois elevadores. Um deles já modernizado a um ano…existe pendências: Cabine Chacoalha ,interfone não funciona desde a modernização e agora a câmera também ´passou a não funcionar do 3º andar ao térreo. Agora para modernização do segundo elevador falta peças para andamento da montagem. O Síndico é responsável??

    1. Olá Antônio,
      Pelo que esta relatando o serviço de modernização não foi realizado de acordo… O síndico pode ser responsável quando é comprovada omissão, que acredito nao ser o caso. è mais provável que a empresa de manutenção que esta realizando o serviço seja a responsável. Para esse caso recomendo que veja esse material que preparei clicando nesse link sobre consultoria em elevadores.
      Acredito que o serviço de modernização que contrataram não foi barato e que a empresa deixou de cumprir com o que foi acordado.
      Espero que tenha ajudado,
      Um grande abraço
      Rodrigo Arbache

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This