plano de manutenção preventiva de elevadores

Qual deve ser o plano de manutenção preventiva de elevadores?

Orçamento de serviço em elevadoresPowered by Rock Convert

Na maior parte dos edifícios, sejam eles residenciais ou comerciais, o principal meio de transporte é o elevador. E para que eles possam operar, é necessário que uma empresa de manutenção de elevadores realize um serviço mensal. Mas o que muitos não sabem é: o que deve ser feito nesse serviço e qual o plano de manutenção preventiva de elevadores?

Nesse post vou te mostrar o que deve ser realizado em um serviço de manutenção preventivo de elevadores, o checklist manutenção preventiva elevadores e os procedimentos de manutenção de elevadores.

Ou seja, o programa de manutenção preventiva que o seu elevador deve receber.

No final do texto ainda te mostro qual a importância da manutenção preventiva de elevadores, vamos lá!

Plano de manutenção preventiva de elevadores

Os elevadores são sistemas incrivelmente sofisticados e contêm muitas peças que exigem manutenção de rotina para garantir passeios seguros, suaves e ininterruptos para os passageiros.

Esses componentes são divididos por seus locais: a cabine do elevador, o poço do elevador e na casa de máquinas.

A manutenção preventiva comum deve incluir o exame de todas as partes móveis para determinar ajustes e lubrificação apropriados.

A máquina a ser inspecionada inclui o volante – uma polia que gira quando o elevador está em movimento – o motor e seus rolamentos, escovas e o sistema de freio da máquina.

Polias de transmissão e cabos de tração também devem ser rotineiramente inspecionados quanto a deterioração.

A caixa de corrida contém trilhos de guia nos quais a cabina do elevador e o contrapeso funcionam, portas de pavimento, mecanismos de operação e interruptores para equipamentos adicionais de operação e dispositivos de segurança.

A tensão dos cabos de aço requer uma inspeção regular e é um componente vital para garantir que o sistema do elevador seja seguro para os passageiros.

As guias e os conjuntos de rolos devem ser ajustados ou substituídos dependendo de suas condições. A manutenção desses componentes será realizada dentro do poço e fora da cabine do elevador.

O poço localizado na parte inferior do elevador também deve ser examinado, pois ele aloja a polia do cabo e os dispositivos de tensionamento, os amortecedores de contrapeso e os interruptores de limite.

O exame do equipamento localizado no poço do elevador também deve fazer parte de todas as inspeções de manutenção.

Sua limpeza é um pré-requisito, já que os componentes vão ter sua vida útil muito reduzida caso não sejam limpos de acordo.

Outros itens de manutenção de rotina devem ser claramente indicados em um contrato de manutenção de elevador.

É de se esperar que a maioria da manutenção de rotina de um sistema de transporte vertical seja realizada na sala de máquinas.

As máquinas de tração dos elevadores, o quadro de comando, o limitador de velocidade estão todos tipicamente na casa de máquinas.

A manutenção de rotina incluirá a manutenção dos motores, interruptores, geradores, freios, controles e contatos do sistema.

Outro componente muito importante presente no plano de manutenção preventiva dos elevadores é a porta dos elevadores.

As portas do elevador são alguns dos componentes mais usados ​​e maltratados de um edifício.

Eles são a única parte de um sistema de elevador que se move duas vezes cada vez que um carro atinge um andar desejado.

Além disso, os passageiros batem as portas, impedem que eles se fechem para permitir passageiros adicionais, abrem-nos quando carregam e descarregam cargas.

O abuso e o desgaste das portas do elevador podem fazer com que eles não abram ou fechem corretamente.

Um alinhamento inadequado das portas pode se tornar grave o suficiente para que um desligamento seja inevitável e um acidente se torne possível.

Muitas vezes, os danos às portas de um elevador, inclusive o desalinhamento, estão acima e além do que é coberto por um plano de manutenção preventiva de elevadores padrão e o reparo fica para o proprietário do prédio.

Importância da manutenção preventiva dos elevadores

A paralisação de um elevador para reparos pode provocar irritação e insatisfação dos inquilinos, diminuir a produtividade dos funcionários, pois eles precisam passar mais tempo à espera de um elevador alternativo e solicitar um gasto que poderia ter sido evitado se a manutenção preventiva tivesse sido realizada adequadamente.

Normalmente, as consequências de não realizar uma manutenção preventiva apropriada não serão observadas no curto prazo.

É durante os anos intermediários e posteriores do ciclo de vida de um elevadeor que os efeitos da negligência na manutenção se tornam inequivocamente aparentes.

Trocas de peças frequentes e consequentemente um aumento nos gastos com o elevador são um dos maiores problemas enfrentados pelos donos do elevador.

Como garantir e exigir que a empresa de manutenção realize todos os serviços em contrato?

A manutenção preventiva dos elevadores é fundamental para que o equipamento funcione de acordo e gere o mínimo de gastos desnecessários.

Mas como garantir que o técnico esta realizando o serviço de manutenção de acordo?

Existem alguns formas que o dono do elevador pode exigir e fiscalizar de forma efetiva o serviço que está recebendo, veja a seguir.

Acompanhamento do serviço de manutenção

Uma maneira simples de fiscalizar o que o técnico de manutenção está fazendo é acompanhando seu serviço mensal.

Por mais que não tenha conhecimento sobre os elevadores, é interessante que veja o que ele está fazendo, se não está deixando fiações expostas ou se não está fazendo o básico: limpando os equipamentos.

E também veja quanto tempo o técnico de elevadores gasta em seu elevador.

Por mais que isso não seja o maior indicador, um técnico que passa menos de 30 minutos realizando a manutenção preventiva mensal não tem condições de avaliar todo o equipamento de acordo.

Se você não puder acompanhar o serviço, peça ao zelador do condomínio que faça o acompanhamento.

Em caso de troca de peças, peça para ficar com a peça substituída, também é uma forma de controle e de uma eventual necessidade de análise dessa peça.

Um controle mais próximo do que é feito é o primeiro passo para garantir que o plano de manutenção preventiva dos elevadores seja realizado de acordo.

Livro de ocorrência dos elevadores

Um fator extremamente importante na manutenção preventiva dos elevadores é em relação ao livro de ocorrência dos elevadores.

É através do livro de ocorrência que se registra todo o histórico da manutenção realizada.

Somente com o livro é possível saber o que os técnicos estão realizando no seu elevador, uma excelente forma de controle e de fiscalização da empresa de manutenção.

Se você quiser saber como deve ser preenchido esse livro, não deixe de conferir o texto que preparei a respeito, veja em:

◊   Livro de ocorrência dos elevadores: qual a sua importância e como deve ser preenchido?

Consultoria em elevadores

Um serviço de consultoria em elevadores, que ainda é desconhecido no Brasil mas obrigatório em países como Estados Unidos e Japão pode ser uma excelente solução.

Uma das maiores dificuldades em avaliar se os serviços de manutenção dos elevadores estão sendo feitos corretamente é o próprio conhecimento técnico necessário para isso.

Fiações expostas e aparente falta de cuidado com o maquinário são indícios de que a manutenção prestada está deficiente.

Entretanto, a montagem dos componentes do elevador se estende para diversos espaços do prédio.

A análise de um consultor vai ajudar a avaliar a real situação das instalações dos elevadores.

Essa análise também estimulará a melhora da qualidade da prestação de serviços oferecida pela empresa de manutenção de elevadores contratada.

Entenda mais sobre Consultoria aqui:

◊   Consultoria em Elevadores: O que é e Como ela Pode Ajudar o Condomínio?

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima