Portaria Virtual

O número de condomínios que estão aderindo a portaria virtual tem crescido consideravelmente, suas facilidades e diminuição dos custos são pontos fortes para essa mudança.

É claro que portaria virtual tem grandes benefícios para o condomínio, mas nesse texto vou te mostrar as desvantagens da portaria virtual em um condomínio.

Para decidir se o condomínio fará a utilização da portaria virtual é preciso avaliar não só suas vantagens, como também os pontos negativos.

Assim é possível tomar as melhores decisões.

Nesse material te mostro alguns outros pontos que separei da seguinte maneira:

Se você está com dúvidas sobre a instalação da portaria virtual, não deixe de seguir a leitura. Vamos lá!

Desvantagens da portaria virtual

Entre os pontos negativos da portaria virtual que você deve ficar atento principalmente a esses:

Falhas no sistema

O sistema está aberto a possíveis falhas devido à falta de energia e internet. Podem ocorrer falhas tecnológicas, mesmo que sejam de responsabilidade da contratada gerando interferência na rotina e no bem-estar dos condôminos.

Você deve levar em consideração a seriedade da empresa contratada.

Ainda que a prestadora do serviço ofereça sistemas de no break e geradores para garantir a continuidade do funcionamento e instalação de links redundantes para o sinal de Internet não cair, vale a pena pesquisar o histórico de atuação das empresas em outros condomínios.

É importante verificar se eventualidades de caráter tecnológico geraram problemas e se estas foram, quando ocorridas, solucionadas com eficiência.

Veja também:

◊   7 Dicas para conviver bem respeitando as regras do condomínio
◊   Segurança em condomínio: 6 Dicas que você precisa conhecer!
◊   5 Vantagens de se colocar um controle de acesso no condomínio

Adaptação dos condôminos

Dificuldade de adaptação dos condôminos com a portaria virtual, principalmente os mais velhos.

Idosos, deficientes físicos e crianças podem ter muitas dificuldades em lidar com o sistema eletrônico, o que os levará a ficar mais tempo expostos na entrada do condomínio.

Esse tempo os deixa mais vulneráveis a qualquer tipo de assédio ou ataque que possa vir da rua, e ainda contribui para a exposição de todas as pessoas que estão supostamente seguras no interior do edifício.

Custo de instalação

Da mesma forma que o custo-benefício de médio a longo prazo da portaria virtual é positivo, o custo de instalação pode ser um impeditivo à adoção dessa modalidade.

O custo para colocar as câmeras, sistemas de som e sensores de presença, bem como os comunicadores, pode pesar no orçamento de seu condomínio e impedir que o trabalho seja realizado.

Vale lembrar que há custos envolvidos com reformas estruturais, instalação de portões eficientes, gerador de energia, instalação de câmeras com armazenamento, sistemas de biometria etc.

Encomendas e correspondências

Dificuldades com entregas de encomendas e correspondências, pois o morador deverá estar presente no local para recebe-las.

Necessidade de apoio de um zelador

Em alguns casos, pode ser que haja a necessidade de apoio de um zelador, ou mesmo de um porteiro físico durante o horário comercial, por exemplo.

Atualmente muitas pessoas fazem compras pela internet e não ter ninguém para receber essas mercadorias pode ser um inconveniente com o qual seus moradores não queiram lidar.

Tamanho do condomínio

Entre as desvantagens da portaria virtual, o tamanho do condomínio deve ser levado em consideração.

Condomínios com muitas torres, que tem mais de 40 apartamentos, geralmente não se adaptam facilmente ao sistema de portaria digital e precisam de uma portaria presencial.

Vale a pena fazer uma pesquisa entre administradoras de condomínio para ver qual é a realidade dos condomínios de grande porte e se realmente o trabalho pode ficar comprometido.

As particularidades de cada condomínio deverão ser sempre consideradas para uma escolha realmente acertada em relação ao tipo de portaria que será implantada.

Veja mais aqui:

◊   Senha nos elevadores: Quando optar pelo controle de acesso nos elevadores?
◊   Como organizar a limpeza e conservação do condomínio?
◊   Aprenda a administrar o fundo de reserva do condomínio

O síndico precisará pensar em como auxiliar os condôminos a se adaptar a essa nova cultura, já que são vários os pontos que podem gerar problemas no condomínio.

Agora que ficou claro os pontos negativos de uma portaria virtual, te mostro também as vantagens de se aderir a esse tipo de serviço.

Vantagens de uma portaria Virtual

Existem alguns pontos positivos na instalação de uma portaria virtual, sendo o principal relacionada ao custo.

Redução no custo de mão de obra

De acordo com especialistas é possível diminuir o custo de condomínio em 50% utilizando este serviço.

A contratação de um porteiro é um dos principais fatores para o aumento da taxa de condomínio.

Diminui o risco de o condomínio ter processos trabalhistas

Outro ponto positivo é a redução do passivo trabalhista do condomínio, uma vez que o cargo da portaria não é mais gerido pelo condomínio.

Por não ser mais administrado pelo local, o síndico também deixa de se preocupar com possíveis faltas e atrasos do funcionário em questão.

Para a portaria virtual será preciso a instalação de câmeras nas áreas comuns, portanto, o prédio terá mais aparatos à disposição para segurança

A portaria virtual funciona 24 horas

Esse é um ponto positivo quando comparado com a necessidade do condomínio em ter porteiros de plantão.

Visto quais as vantagens e desvantagens de se instalar uma portaria remota, temos que analisar como funciona esse tipo de serviço.

Como funciona a portaria remota?

A portaria digital virtual é um sistema de gerenciamento de portaria remoto. A principal característica é a ausência da figura do porteiro, já que a identificação da entrada é feita digitalmente com uso de biometria e/ou vídeo e administrada por operadores alocados na central da empresa contratada.

Uma central atende vários condomínios 24hrs, e quando há um visitante a portaria virtual identifica e interfona para o morador verificando se a entrada é autorizada.

E qual o valor de uma portaria virtual?

O valor vai depender do tamanho do condomínio e de qual cidade está localizado.

O que se vê no mercado são valores entre R$4000 e R$7000 reais. Isso sem considerar as instalações iniciais necessárias para a operação.

Como definir se a portaria é o ideal para o meu condomínio?

Se você vê na portaria virtual prós e contras, que pesam muito mais para o lado das vantagens, você pode contratar um porteiro apenas para o horário comercial, de segunda a sexta-feira, ou mesmo um zelador.

Para definir se a portaria virtual é adequada para o seu condomínio, é importante entender se o serviço é o mais indicado para o tamanho do conjunto habitacional.

Condomínios residenciais muito grandes com mais de uma portaria, por exemplo, podem ter maior dificuldade em aderir ao serviço.

Enquanto que prédios de médio porte, entre 40 e 60 apartamentos, podem se adaptar melhor às peculiaridades da portaria virtual.

Além disso, outro fator importante é em relação ao perfil dos moradores.

Edifícios com pessoas mais idosas, que tem um pouco mais de dificuldade em se adaptar com novas tecnologias podem ter problemas na hora da substituição.

Espero que esse texto tenha te ajudado a tomar a de instalar ou não a portaria virtual em seu condomínio.

Veja também esses outros materiais:

◊   Terceirização de serviços para condomínios: 5 cuidados ao contratar
◊   Prestação de contas do condomínio: Como fazer da maneira correta?
◊   6 Lugares estratégicos para instalar câmeras no condomínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This